VOLEI DE PRAIA | Gêmeas conquistenses são as caçulas da Copa Regional Nordeste 2, que reúne 28 duplas em Recife

As Copas Regionais são oportunidades para novos talentos florescerem. E alguns destes talentos realmente novos, como a dupla de gêmeas conquistenses Maria Fernanda e Maria Antônia, de 14 anos completados no último 14 de junho. Elas serão as jogadoras mais novas, incluindo também a disputa masculina, da Copa Regional Nordeste 2. A competição começa nesta sexta-feira (11.8), no Centro Esportivo Santos Dumont, em Recife (PE), com maioria de jovens. Mas nem tão jovens quanto as irmãs.

“É uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional muito grande disputar essa competição. Vai ser uma experiência importante para a nossa carreira.”, analisa Maria Fernanda.

Carreiras naturalmente curtas ainda. Faz pouco mais de um ano que as irmãs disputam competições. Isso enquanto se dividem também com o ensino fundamental, alinhando os horários com a escola. As gêmeas de Vitória da Conquista estão no nono ano.

“Por sermos muito novas, nossos pais sempre nos acompanham, e é importante. Competições como esta são importantes para adquirirmos responsabilidade, sabermos perder e sabermos ganhar. Queremos essa carreira para a nossa vida”, completa Maria Antônia.

As Copas Regionais são novidades da temporada 2023 do vôlei de praia brasileiro, assim como a identidade visual mais moderna e a nova mascote. Estão previstas sete edições de Regionais até o fim do ano, todas integradas ao Sistema Nacional de Competições. As duplas vencedoras são premiadas com uma vaga na fase de principal de uma etapa de Aberto do Circuito Brasileiro a ser definida.

A Copa Regional Nordeste 2 contará com 28 duplas de Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe. Em cada edição do torneio, as federações de cada estado indicam duas duplas para o torneio principal, que reúne 12 equipes em cada gênero, e duas para o qualifying. Dentre os atletas indicados, pelo menos a metade precisa ser da categoria sub-23.

CALENDÁRIO DAS COPAS REGIONAIS

Nordeste 1 – Ceará, Paraíba, Piauí e Rio Grande do Norte – 28 a 30 de julho, em Natal (RN) – Ana Luiza/Carol Horta e Bernardo/Jefferson

Nordeste 2 – Alagoas, Bahia, Pernambuco e Sergipe – 11 a 13 de agosto, em Recife (PE)

Norte 1 – Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima – 29 de setembro a 1º de outubro, em Rio Branco (AC)

Norte 2 – Amapá, Maranhão, Pará e Tocantins – 8 a 10 de setembro, em Palmas (TO)

Centro-Oeste – Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul – a definir

Sudeste – Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais – a definir

Sul – Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul – a definir

Regional Nordeste 2

Centro Esportivo Santos Dumont – Rua Almirante Nelson Fernandes, s/nº, Boa Viagem, Recife (PE) – entrada franca

11/8 (sexta-feira) – Qualifying, primeira e segunda rodadas da fase de grupos e repescagem

12/8 (sábado) – Quartas de final e semifinais

13/8 (domingo) – Disputas pelo bronze e finais

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro.


COMPARTILHAR