URGENTE | Herzem adia 3ª fase e mantém bares e restaurantes fechados

Conquista: Poluição sonora fez prefeitura interditar o Boteco ...

A Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio do prefeito Herzem Gusmão (MDB) adiou a reabertura de bares e restaurantes, prevista para entrar em vigor nessa segunda-feira, 15, na chamada 3ª fase do processo gradual de retomada das atividades comerciais.

O assunto foi decidido em reunião do comitê de representação civil e institucional, realizada na manhã deste domingo (14). A grande maioria dos empresários do setor já dava como certa a retomada dos trabalhos. Na próxima semana será discutida a etapa 4, que visa reabrir as academias.

Em nota, a Prefeitura diz que “a transição entre a segunda e terceira fase e entre a terceira e quarta fase terá o intervalo de 15 dias. Dessa forma, a reabertura dos estabelecimentos que compõem a terceira fase do Plano de Reabertura poderá ocorrer no próximo dia 22 de junho, caso o monitoramento dos dados epidemiológicos continue indicando o controle da taxa de contaminação e ocupação dos leitos”.

O QUE DIZ A PREFEITURA

O monitoramento dos dados epidemiológicos demonstram que Vitória da Conquista encontra-se dentro dos padrões de segurança estabelecidos pelos consultores técnicos da área da saúde e indicam que é possível avançar para a próxima fase da reabertura. No entanto, a partir da fiscalização realizada pela Central de Orientação e Fiscalização Covid-19, a Prefeitura decidiu por algumas mudanças nos protocolos tanto das fases anteriores como posteriores com o objetivo de aumentar a segurança da população.


Verificou-se que nos turnos em que estão abertas as lojas do grupo de vestuários, armarinhos, calçados há maior circulação de pessoas nas ruas. Por esse motivo, para evitar aglomerações de pessoas, a partir da próxima quarta-feira (17), as lojas de armarinho e tecidos vão passar a funcionar em turno oposto integrando o grupo dos eletrodomésticos (segunda, quarta e sexta à tarde; terça e quinta pela manhã). O coordenador do Comitê de Gestão de Crise, Kairan Rocha, explica: “como a gente sempre afirmou, o nosso protocolo é muito dinâmico e as alterações são feitas de acordo com o que temos acompanhando sobre o comportamento e fluxo das pessoas nas ruas”.


A segunda mudança apresentada na reunião diz respeito ao intervalo entre as fases. Como as próximas fases compõem a reabertura de estabelecimentos que possibilitam o maior risco de contágio da Covid-19, como bares, restaurantes e academias, a partir desta semana, a transição entre a segunda e terceira fase e entre a terceira e quarta fase terá o intervalo de 15 dias. Dessa forma, a reabertura dos estabelecimentos que compõem a terceira fase do Plano de Reabertura poderá ocorrer no próximo dia 22 de junho, caso o monitoramento dos dados epidemiológicos continue indicando o controle da taxa de contaminação e ocupação dos leitos.


Ainda na quarta-feira o setor de bares e restaurantes irá receber o protocolo de abertura desses estabelecimentos.


A Prefeitura de Conquista entende a necessidade de atuar com a máxima responsabilidade e proteger a população estabelecendo critérios rígidos para a retomada das atividades comerciais. A fiscalização educativa vai continuar nas ruas orientando empresários e clientes e o comprometimento de cada cidadão é essencial. Vitória da Conquista tem sido exemplo para a Bahia e para o Brasil e, além das ações rápidas e eficazes do Governo Municipal, o comportamento do seu povo tem sido um importante aliado. Por isso, vale reforçar: só saia de casa se realmente for necessário. Se sair, use máscara.


COMPARTILHAR