TERMINAL DE ÔNIBUS | Prazo para empresa licitante se estende até 17 de fevereiro

A Prefeitura de Conquista voltou a falar sobre a reforma do Terminal de Ônibus Lauro de Freitas, que  segundo o município, se tornará uma Estação de Transbordo. O investimento anunciado é de R$ 6.689.375,24, oriundo do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa II), da Caixa Econômica Federal.

A empresa que será contratada por licitação terá o prazo de 18 meses para finalizar a obra, ou seja, nove meses depois do término do mandato do prefeito Herzem Gusmão (MDB). Ele é candidato à reeleição e, assim que assumiu a Prefeitura, há três anos, já havia prometido a reforma do terminal, conforme destaca pelo Sudoeste Digital. (RELEMBRE)

Segundo texto no site da Prefeitura, “a Estação de Transbordo Lauro de Freitas irá funcionar como um ponto de ônibus comum. Ou seja, os coletivos passarão por lá apenas para fazer o embarque e desembarque de passageiros. Diferente do que acontece hoje, eles não ficarão estacionados no local. Com isso, será otimizada a fluidez do trânsito e do tráfego de pedestres”.

A modernização de toda a sua estrutura também está prevista no projeto, ainda de acordo com a nota. “A Estação será inteiramente coberta, inclusive nas laterais, oferecendo proteção contra o sol e a chuva”. 

“O piso será de concreto armado, e as calçadas serão revigoradas pensando na acessibilidade. Nova iluminação e paisagismo também integrarão as mudanças, que visam mais segurança e conforto para os usuários do sistema de transporte coletivo e aos pedestres que circulam na área”, continua a nota.

Para isso, deve haver ainda uma alteração no trânsito. “Com a reforma, o trecho que vai da Praça Vítor Brito no sentido Avenida Régis Pacheco será exclusivo para ônibus. Os demais veículos serão desviados pelas ruas Francisco Santos e Monsenhor Olimpo. O sentido contrário (Avenida Régis Pacheco – Praça Vítor Brito) continuará com a circulação regular”.

A outra novidade anunciada será, segundo a Prefeitura, o melhoramento da rede de drenagem da Travessa dos Artistas. O serviço virá para aumentar a capacidade de captação de águas pluviais, reduzindo, assim, os alagamentos da região em dias chuvosos.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, a reforma da Estação da Lauro de Freitas é mais um passo que o Governo Municipal dá no sentido de construir uma Cidade Para Pessoas.

“Vamos melhorar o conforto para o pedestre, porque sempre que se fala em trânsito ou mobilidade, pensa-se no veículo. Ninguém pensa que o espaço para pessoas é completamente reduzido. E a gente vê que, nessas áreas comerciais, o comércio melhora muito quando a gente dá mais conforto às pessoas”, afirma. | Com informações e imagens da Secom/PMVC.


COMPARTILHAR