SAÚDE | Zona oeste conquistense pode ganhar UPA 24h, com apoio de Waldenor e Zé Raimundo

Em reunião com a secretária estadual de Saúde da Bahia, Roberta Santana, os deputados Waldenor Pereira (federal) e Zé Raimundo (estadual) solicitaram a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento -UPA 24h, na zona oeste conquistense, que concentra grande parte da população do município. Eles apresentaram o pleito na semana passada, quando também se comprometeram em destinar recursos de suas emendas parlamentares para apoiar a implantação da unidade que comporá a rede de atenção básica.

Ao reforçar o pleito junto à Sesab, que realizará os estudos de localização e viabilidade da nova UPA, os deputados justificaram a importância da região conquistense, que concentra boa parte da população. “É preciso mais atenção com esta parte da cidade, onde temos maior carência dos serviços essenciais”, defendeu Waldenor Pereira. “Essa nova unidade vai facilitar o acesso dos moradores da área e desafogar a unidade existente na zona leste”, reforçou Zé Raimundo.

A UPA é uma unidade de saúde que funciona em horário integral, inclusive nos fins de semana, seguindo um novo modelo e conceito de atendimento. Cada unidade tem o objetivo de atender aos usuários em necessidades de pronto atendimento e qualquer emergência, dispondo de consultórios de clínica médica, pediatria e odontologia, serviços de laboratório e raio-x. Também deve contar com leitos de observação para adultos e crianças, salas de medicação, nebulização, ortopedia e “sala de emergência”, para estabilizar os pacientes mais graves até serem levados a um hospital.


COMPARTILHAR