RIO DE CONTAS | Prefeitura cobra taxa de visitação à cachoeira do Fraga; saiba preço e destino do dinheiro

Desde o último domingo (21), a prefeitura de Rio de Contas, na Chapada Diamantina, começou a cobrar uma taxa de visitação para turistas e visitantes que desejam conhecer ou frequentar a cachoeira do Fraga. De acordo com a Rádio Portal Sudoeste, o local é um dos pontos mais frequentados no município. A cobrança está sendo feira pela Secretaria de Meio Ambiente. Segundo o secretário Nilo Moreira, o objetivo da cobrança é promover melhorias no ponto turístico e reverter fundos para o grupo de brigadistas voluntários Gaviões da Chapada.

Diante do pagamento da taxa, será disponibilizado um segurança de plantão no local. O valor da cobrança é de R$ 5 e vale apenas para visitantes de outros municípios. A população da cidade é isenta do pagamento. Depois de quitar o valor, o turista poderá permanecer na cachoeira por tempo indeterminado.

A Cachoeira do Fraga é uma queda d’água do rio Brumado na Chapada Diamantina e está localizada em Rio de Contas, município do estado brasileiro da Bahia. Possui uma altura de cerca de 30 metros. A cachoeira é um dos principais cartões-postais da cidade de Rio de Contas, a mais antiga da Chapada Diamantina.

Considerada um dos três mais importantes conjuntos arquitetônicos coloniais da Bahia, tombada pela Secretaria do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, a cidade de Rio de Contas – considerada o Berço da Chapada Diamantina, com suas ruas largas e floridas, ladeadas por casarões coloniais, reúne um raro Acervo Público com cartas de alforria, sentença eclesiástica e certidões de escravos originais.

A ponte do Coronel; o povoado de Mato Grosso, com suas flores e hortaliças; e a Estrada Real que leva a Livramento, construída com grandes pedras regulares, há 300 anos, por escravos, são outros bons motivos para conhecer Rio de Contas. | com informações do Achei Sudoeste.


COMPARTILHAR