POLÊMICA | Vídeo com suposto militar do Exército no Ceará, chamando PMs de vagabundos, repercute nas redes sociais

       


SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – Um vídeo mostrando três jovens, supostamente militares do Exército, em patrulha pelas ruas de Fortaleza, no Ceará, está causando a maior polêmica nas redes sociais.

No que parece a carroceria de um caminhão do Exército, um deles olha para a câmera e diz estar patrulhando as ruas, seguido de xingamento aos policiais militares.

“E aê, pessoal, estamos aqui, ó, em Fortaleza fazendo aquela patrulha na cidade, já que os vagabundo (sic) dos PMs não quer (sic), nós está (sic) aqui, ó”. A PM está em greve, há quase 10 dias, em todo o Estado do Ceará, reivindicando melhores condições de trabalho e reajuste no soldo.

Até o momento não há confirmação de que se tratam realmente de homens do Exército, já que o órgão ainda não se manifestou sobre o vídeo.

Especialistas consultados pelo Sudoeste Digital dizem que, caso seja comprovada a autoria por parte de um membro do Exército, o autor pode responder a um FATD, teoricamente, um processo administrativo disciplinar utilizado na caserna com o fito de apurar indícios de transgressão disciplinar militar.

O FATD é um processo iniciado, promovido e julgado pela própria autoridade coatora, interessada no seu desfecho em favor da administração. “Transgressão disciplinar é toda ação praticada pelo militar contrária aos preceitos estatuídos no ordenamento jurídico pátrio ofensiva à ética, aos deveres e às obrigações militares, mesmo na sua manifestação elementar e simples, ou, ainda, que afete a honra pessoal, o pundonor militar e o decoro da classe.”

Nesse diapasão, se um militar for acusado de ter cometido transgressão disciplinar, forçoso será que a autoridade competente para processá-lo instaure um regular processo administrativo para apurar se de fato o militar arrolado praticou tal ação.

 


COMPARTILHAR