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CONQUISTA – Polícia Civil elucida assassinato de ‘Homem-aranha”

A Polícia Civil, através da Delegacia de Homicídios, elucidou o assassinato de HERLEN PINA OLIVEIRA, conhecido como HOMEM-ARANHA, fato ocorrido em 07/03/18, no Bairro Alto Maron, Vitória da Conquista. RELEMBRE O CASO

A vítima (IMAGEM AO LADO) era muito conhecida no Bairro Alto Maron, onde foi criada, o que causou grande comoção na vizinhança. O autor do crime foi VALMIRO LAURINDO DOS SANTOS, vulgo ‘VAL’, morador do mesmo bairro (FOTO).

Após um desentendimento entre a vítima e o autor durante o uso de droga ilícita (CRACK) dentro da residência daquela, ‘VAL’ desferiu 10 facadas em HERLEN. ‘VAL’ alegou que agiu em legítima defesa, contudo, essa hipótese foi afastada diante das provas e indícios acostados ao inquérito policial que apurou esse homicídio qualificado.

‘VAL’ possui histórico de autoria de crimes cometidos com violência, inclusive, está sendo processado como suspeito de autoria de outro homicídio. A Polícia Civil representou  à justiça criminal pela decretação da prisão preventiva de VALMIRO LAURINDO DOS SANTOS, vulgo ‘VAL’. (Fonte: DH/VCA).

URGENTE – Após 24 dias em greve, professores suspendem paralisação


Após assembleia na manhã dessa segunda-feira, 13 de agosto, a categoria, em votação, deliberou pela suspensão da greve dos profissionais da educação da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, retornando para suas atividades terça-feira, 14.

A greve da educação não chegou ao fim, a suspensão evidencia o caráter provisório da deliberação de assembleia. A efetiva finalização da greve depende do cumprimento das demandas da categoria, que não pode e não irá aceitar o achatamento salarial, a quebra do plano de carreira e a permanência da desvalorização dos monitores escolares.

O Sindicato do Magistério informa que será mantido calendário de mobilizações e paralisações até que a Lei do Piso seja cumprida, através do repasse do FUNDEB de 6,81% nos dois níveis da carreira e aconteça a criação da Comissão de Desmembramento e construção do Plano de Carreira dos monitores escolares.

O SIMMP reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais da educação. A suspensão da greve atende as determinações da assembleia, que deixa nítida sua disposição para a luta. Aguardamos as deliberações do Legislativo, conforme compromisso público firmado para criação de emenda ao projeto de lei enviado pelo Executivo, visando assim a garantia do cumprimento das demandas da categoria.

DENUNCIE – Conheça Diego Campos, o “Kiko” da facção K-9; traficante de Conquista é o 4 de Copas no baralho do crime

Apontado pela polícia como um dos mais audaciosos e perigosos traficantes da Bahia, Diogo Oliveira Campos, vulgo ‘Kiko’, acaba de integrar o ‘baralho do crime’ baiano. O bandido, que também responde por homicídios, é o 4 de Copas.

Conheça a trajetória do líder da Facção K-9, que de espécie de “sucursal” do Bonde do Neguinho (BDN), que na verdade tem como chefe maior Jesiane Silva Teixeira, a “Dona Maria”, a Dama de Copas do “baralho”, passou a rivalizar com a ex-patroa.

Além de “Dona Maria”, também de Vitória da Conquista, outro bandido local que integra o baralho é Juarez Vicente Morais, vulgo ‘Neguinho’, braço direito de ‘Dona Maria” e que foi posto em liberdade após suposta falha no sistema do Judiciário.

Outro conquistense na mira da polícia e que também fez parte do baralho é o traficante  e homicida Willians Alves de Sousa Filho, o ‘Nem Bomba’. De acordo com a polícia, ele deve retornar ao sistema do qual fez parte, mas foi retirado das cartas após ser inocentado em um julgamento. Posto em liberdade, voltou a traficar e ordenar a mortes de rivais, além de responder a outros processos.

De matador de aluguel a traficante procurado em Conquista; conheça a história de Kiko, da facção K-2

Diogo-Oliveira-Campos-400x260Diogo Oliveira Campos, 26 anos, o Kiko. Este é o nome seguido do apelido do bandido que, segundo a polícia de Vitória da Conquista, responde por mais de 15 homicídios na cidade nos últimos três anos.

Ele esteve preso, ganhou direito a condicional e não retornou ao presídio. Foragido desde 4 de outubro de 2015, quando tentou matar policias militares em ronda, o bandido continua atuando, comandando o tráfico de drogas e liderando a facção K-2, numa alusão à inicial do seu vulgo e ao Tudo 2.
A expressão “Tudo 2”significa tudo CP (Comando da Paz), que atua em Salvador. O número 2 faz referência à quantidade de letras da sigla. 
Quando do atentado contra os policiais, ele estava em companhia de um comparsa – identificado como Rodrigo – que fugiu. Os dois estavam numa moto no bairro Miro Cairo, próximo ao conjunto Acácia e atiraram em direção à viatura. Diogo foi capturado com um revólver calibre 38. Dias depois já estava livre.

       SICÁRIO DO TRÁFICO

De sicário (matador de aluguel) a serviço do Bonde do Neguinho (BDN), facção criminosa liderada pelo traficante e homicida Juarez Vicente Morais, vulgo Neguinho Juarez, Kiko passou a chefe do tráfico, rivalizando com ele e com a ex-patroa “Dona Maria”. 

Com isso ele instaurou a facção K-2 e passou a disputar os pontos de tráfico com o BDN e com o BNB, facção do traficante e homicida William de Sousa Filho, vulgo Nem Bomba. (Colaborou Jussara Novaes)

24 DIAS DE GREVE – Acordo entre Professores e Prefeitura deve ser mediado pela Câmara Municipal

Os professores da rede municipal de ensino de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, entraram no 24º dia de greve por reajuste salarial, manutenção do plano de carreira e outras conquista da categoria, além do desmembramento dos monitores escolares, da Secretaria de Administração para a de Educação. A reportagem em vídeo para a Web TV Sudoeste Digital é de Carol Ferraz.

Uma assembleia na manhã desta segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores, abriu a semana de mobilização da categoria. De acordo coma presidente do Simmp, sindicato da categoria, Ana Cristina Novais, independentemente do resultado da greve, o ano letivo não está comprometido.

                    A expectativa é que uma solução para o
                    impasse entre professores e Prefeitura seja 
                    apresentada ainda esta semana, na sessão 
                    mista da Câmara de Vereadores, na próxima 
                    sexta-feira (17). 

O reajuste salarial requerido é com base no percentual de 6,81% previsto pelo Fundeb, Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação, mas a Prefeitura fechou questão em 2,7% .

ARTIGO – Coletivo urbano está à beira do colapso*

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Imagem: redes sociais/ilustrativa

A falência do sistema de transporte público por ônibus no Brasil está prestes a se tornar realidade. Indicadores de perda de passageiros, de endividamento e de fechamento de empresas, além da visível deterioração da qualidade dos serviços prestados, são sinais evidentes desse lamentável processo que avançou sobre o setor.

Desde meados dos anos 1990 o setor 
vem perdendo qualidade e desempenho

A tragédia anunciada não poupou as empresas, muito menos os passageiros. Ao contrário, o cidadão que depende do transporte coletivo para os deslocamentos diários passou a ser duplamente penalizado pela política equivocada do governo federal, que incentiva a propriedade e o uso de automóveis, provocando o crescimento vertiginoso dos congestionamentos urbanos. O resultado dessa perda de produtividade dos ônibus representa acréscimo de até 25% no preço das passagens.

Este é o pior dos mundos para o sistema de transporte público do Brasil. É o passageiro tendo de arcar com custos altos e ainda conviver com deslocamentos precários, sem conforto e sem garantias de chegar aos compromissos em tempo hábil, em função de regras definidas pelo poder público e da falta de priorização para os ônibus.

O atual retrato do transporte coletivo forjou-se nas últimas décadas. Desde meados dos anos 1990 o setor vem perdendo qualidade e desempenho, resultado do incentivo ao transporte individual. Nos últimos anos a situação se agravou, com sucessivas quedas no número de passageiros – da ordem de 25,9% no período de 2014 a 2017 – e o severo endividamento de mais de 30% das empresas, e 10% delas fecharam as portas entre 2014 e 2016.

Fatores como o acirramento da crise econômica, o represamento de tarifas e o consequente descumprimento dos contratos de concessão impulsionaram a degradação dessa atividade. No entanto, é preciso que se diga que muitas propostas de melhorias feitas pelas empresas operadoras foram ignoradas pelo poder público. Quando muito, foram apropriadas em discursos que não surtiram o efeito devido.

Assim, vieram as promessas do governo federal de um Pacto Nacional pela Mobilidade Urbana. A ideia não foi adiante, mesmo com o anúncio da implementação de projetos de melhoria na infraestrutura urbana – que hoje, de tão precária, é incompatível com o mínimo de qualidade exigida para esse transporte.

Por todo esse elenco de situações o setor finalmente dá um basta às promessas e se une para evitar a derrocada final. Colocou a situação “preto no branco”, no documento Carta de Brasília, enviado aos principais entes públicos ligados ao setor, e agora se volta à perspectiva de contribuir para a construção conjunta de novos planos de governo capazes de reabilitar a atividade no País.

Antecipa-se em divulgar propostas que incluem o financiamento de parte dos custos operacionais do transporte coletivo pelo transporte individual; englobam a retomada dos investimentos na infraestrutura urbana e a priorização do espaço destinado ao coletivo urbano; incluem a apropriação clara e transparente dos custos envolvidos na atividade e sua divulgação para toda a sociedade; sugerem a cobertura dos custos das gratuidades e de benefícios tarifários no transporte público por toda a sociedade, por meio dos orçamentos públicos, e não apenas pelos passageiros pagantes; e indicam outras ações necessárias e urgentes, que já foram enviadas às principais candidaturas à Presidência da República.

É hora de firmar um grande compromisso nacional em prol da reabilitação do transporte público no Brasil. As autoridades nos Estados e municípios ignoram que os ônibus urbanos transportam diariamente cerca de 40 milhões de passageiros e precisam ter condições mínimas para cumprir sua missão.

O alerta sobre a degradação do serviço de ônibus coletivo é feito desde 2013 pelo setor, só que agora o pedido de socorro não pode mais ser ignorado, sob pena de comprometer a continuidade do serviço, de ameaçar a sobrevivência das empresas e a manutenção de quase 500 mil empregos diretos gerados pela atividade. Quem assumirá o ônus?

* Otávio Vieira da Cunha Filho, O Estado de S.Paulo (10 Agosto 2018 | 22h19)

CONQUISTA – Traficante do BDN morre em confronto com a Rondesp


O traficante Sidnei Silva Cruz, 23 anos, morreu na tarde desse domingo (12), após confronto com a Rondesp no bairro Vila Eliza, em Vitória da Conquista. Considerado de alta periculosidade, em protagonizou uma fuga do presídio em maio do ano passado, mas foi recapturado pelo Peto 77.

Atualmente o bandido estava em liberdade condicional. De acordo com o Blitz Conquista, a polícia verificava uma denúncia de populares sobre a invasão de uma residência por traficantes, quando teria sido recebida a tiros no imóvel.

Os militares revidaram e alvejaram o suspeito, que foi encaminhado ao Hospital Regional de Base, onde foi constatada a morte.

De acordo com a Polícia, Sidnei era integrante da facção BDN (Bonde Do Neguinho), que é diretamente subordinada a traficante Joseane [Dona Maria], a Dama de Copas do baralho baiano do crime. CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS SOBRE AS FACÇÕES DE CONQUISTA.


ATUALIZADA



Em janeiro deste ano, Sidnei foi flagrado pelo PETO no Bairro Vila Elisa, traficando drogas em companhia de um comparsa. Segundo denúncias, a dupla ainda estaria intimidando os moradores do bairro com uso de arma de fogo. 

A guarnição do PETO, com o apoio da Vitória 21 e o pelotão de motos da 77, foi até o local  para averiguação.

Ao chegar no local, Alexandre Cruz Santos de 18 anos, tentou fugir com uma mochila às costas. Ele entrou na casa de Sidnei Torres.
A PM encontrou maconha e crack na mochila. Sidnei tentou esconder uma espingarda, calibre 12, municiada e pronto para uso. Na casa foram encontrados, ainda, três petecas de maconha, embaladas e prontas para o comércio. O material apreendido, juntamente com os indivíduos, foram apresentados no DISEP. Logo já estariam em liberdade.

CAOS – Após 27 dias de retenção de ônibus em Vitória da Conquista, 80 mil usuários enfrentam dificuldades no transporte

Ônibus foram retidos após vistoria (Foto: Reprodução/TV Sudoeste)
Vinte e sete dias após a retenção dos ônibus coletivos de Vitória da Conquista, a crise no transporte público ainda não foi resolvida. Até este domingo (10), a frota segue reduzida e mais de 90 mil usuários do sistema estão prejudicados.

Além dos usuários, a crise no transporte afeta também os 517 funcionários da Viação Vitória, que estão com salários atrasados. Segundo a Prefeitura, 94 veículos da Viação Cidade Verde, outra empresa que faz o transporte coletivo no município, ocupa 11 linhas que antes eram atribuídas à Viação Vitória, além das 25 linhas que sempre foram de responsabilidade da Cidade Verde.

A prefeitura informou ainda que negocia com a Viação Cidade Verde para que a empresa assuma temporariamente as linhas afetadas pela paralisação da Viação Vitória. Os veículos foram retidos em inspeção surpresa na garagem da empresa Viação Vitória com pneus carecas, sinalização deficiente e tacógrafo em mau estado, entre outros.

Dos 80 ônibus que operavam no sistema, 74 foram retidos na vistoria da prefeitura, no dia 17 de julho. A situação de emergência no transporte público foi decretada no dia 18 de julho. Desde o dia 26 de julho, quando a frota foi reforçada, o município conta com apenas 16 veículos, que atendem a seis linhas do sistema da cidade.

EDITORIAL – O monopólio do transporte público é do município, não das empresas

Como bem ilustra o título deste editorial, “O monopólio do transporte público é do município, não das empresas”. PARA ENTENDER, vamos imaginar que Vitória da Conquista da Conquista terá quatro empresas destinadas ao transporte público. Seriam elas: A, B, C e D. LEIA MAIS…

CLIQUE AQUI E SAIBA O VERDADEIRO 
SIGNIFICADO DE MONOPÓLIO

Para isso, foi preciso dividir a cidade em quatro lotes, onde cada empresa operará após licitação pública: Setores: norte, sul, leste e oeste.

1 – Elas só irão se encontrar nos corredores e na área central da cidade;

2 – Outro traço importante, neste ensaio, por força da lógica operacional, o serviço continuará a possuir a natureza pública e sobretudo essencial/vital;

3 – Que o sistema de tarifação seja de responsabilidade do Governo Municipal e que a tarifa seja  unificada em toda a cidade;

Eis o cenário perfeito para “desmontar”
a visão míope e ultrapassada que alguns insistem em debater, visando única e
exclusivamente polarizar politicamente o conceito monopólio em transporte
público. 

Em serviços públicos essenciais e vitais não se aplica o conceito de monopólio. Senão, vejamos neste ensaio do mundo “perfeito”, onde Vitória da Conquista terá quatro empresas de ônibus.

Todos as manhãs nos bairros, o local de origem de cada linha os passageiros continuará a ter sempre a ÚNICA OPÇÃO.  Exemplo: morando no bairro de origem da empresa (C), por 365 dias no ano, esse passageiro só embarcará nos ônibus da empresa (C).

Moral da história: Caso fôssemos aplicar o velho e equivocado princípio, não seria isso um monopólio? Você não teve opção de escolher embarcar nas demais empresas (A),  (B) e (D) porque elas simplesmente não circulam em seu bairro.

Mas, aí rapidamente alguém diria :


“BASTA COLOCAR EM TODAS AS LINHAS TODAS AS 4 EMPRESAS”

Jamais se conseguiria construir um modelo econômico tarifário e operacional que garantisse que em cada linha tivesse um ou mais ônibus de cada uma das quatro empresas.

Em transporte público não cabe o conceito de CONCORRÊNCIA porque a tarifa é única.

ENTENDA:

A – O monopólio da tarifa é do Poder Público, não das empresas.

B – Se alguém praticar tarifa aleatória em serviços público é porque ele trabalha à margem da concessão, como é o caso da clandestinidade;

C – A tarifa é única visando o interesse da coletividade;

D – A tarifa é única para promover inclusão social (gratuidades e meia passagem aos estudantes, idosos e deficientes). Clandestinos fazem exclusão social ao exigir cobrança.

E – A tarifa é única para que linhas rentáveis garantam o funcionamento daquelas não rentáveis. Um exemplo claro Clandestinos não rejeitam linhas não atraentes.

F – Em serviço essencial regido por tarifa pública não se viabilizaria o regime concorrencial. A própria tarifa única desmotiva a concorrência.

AOS QUE INSISTEM DEFENDER QUE NÃO EXISTE MONOPÓLIO EM SERVIÇO ESSENCIAL 

Se o propósito principal do transporte público é garantir o ir e vir de todos, sem exceção, promovendo  a inclusão social, não importando se a rota ou a linha arrecade o suficiente para arcar com os custos operacionais, ficam as perguntas:

A – como os DEFENSORES POLITIZADOS construíram uma saída econômica e operacional à sua tese para o transporte público nesse mundo imaginário?

B – Como irão garantir, seja qual for o bairro em Vitória da Conquista, que todos os passageiros terão garantidos seus direitos de escolhas, em todas as manhãs, por qual empresa irão viajar?

C – Como irão construir esta nova rede em que haja concorrência garantindo a modicidade tarifária ou tarifa única?

D – De onde virão os recursos para garantir o luxo de existir quatro empresas operando em cada linha?

Há que se ressaltar que para todo luxo haverá o ônus, Neste caso, a população precisará saber que os custos deste sonhado sistema serão multiplicados por quatro vezes:

1 – Quatro empresas;
2 – Quatro estruturas de custos;
3 – Quatro garagens.

Se o sistema não é subsidiado, se o
sistema sobrevive exclusivamente da tarifa única e pública, não precisamos  ser entendidos no matéria que quatro empresas
significaria uma tarifa muito mais cara. 

E quem banca ou pagará essa tarifa? 
Simples Quem menos pode. 

REFLEXÃO

Política COM o transporte público ou Política PARA o transporte público?

O passageiro é quem deveria decidir. Para isso precisará estar bem instruído na matéria.

Fato que o lobby sempre falou mais alto, seja ele empresarial e ou político. Nessa sinergia pública e privada sempre irão preferir que haja muitas empresas. SERÁ POR QUE?

  • Ao município cabe o monopólio do gerenciamento do sistema;
  • Ao município caberá o monopólio e papel de guardião da tarifa que promoverá a inclusão social. 
  • Ao concessionário, a obrigação de entregar os serviços que se propôs ao assinar o contrato de concessão;
  • Aos passageiros, o direito de fiscalizar e exigir seus direitos no ir e vir com regularidade e segurança. 

O que realmente quem anda de ônibus espera no ponto: Veículos regulares, seguros, modernos e tarifa módica, não importando a cor ou de quem ou de quantas empresas existam.

Simples assim.

PARA MAIS LEITURA SOBRE O ASSUNTO, CLIQUE EM:


EDITORIAL – Monopólio no transporte público


TRANSPORTE PÚBLICO – Passageiros em sofrimento e ainda forçados a escutar “mimimi” de sindicalista

CULTURA – Grupo Apodio realiza nova apresentação da peça “Silêncio”



O Grupo de Teatro Apodio anuncia a peça “Silêncio”, que será apresentada nos dias 18 e 19, em Vitória da Conquista.



O evento terá entrada gratuita e acontece na Praça CEU J. Murilo, na Rua Joana Angélica, Bairro Alto Maron. Para mais informações, contactar Afonso Ribas, diretor, pelo WhatsApp (73) 991878674. 


SAIBA MAIS


O Grupo de Teatro Apodio realizará nos próximos dias 18 e 19 a apresentação da peça “Silêncio: Autoacusação”. O evento é resultado de um trabalho que teve início em abril deste ano e acontece no Centro de Artes e Esportes Unificados de Vitória da Conquista J. Murilo (Praça Céus), localizado na Praça Virgílio Figueira, no bairro Alto Maron. 


Esta será a sétima vez que o Grupo leva ao público conquistense a peça “Silêncio”, escrita pelo austríaco Peter Handke, romancista e dramaturgo. Ela será apresentada em três sessões: duas no sábado, dia 18, às 19 horas e às 20h30, respectivamente; e uma no domingo, às 19 horas. No último dia do evento, acontecerá ainda um Pocket Show. A atividade é gratuita e aberta a toda a comunidade. 


Sobre o Apodio


Fazer um teatro de grupo, que resista e insista na atual e futura conjuntura da sociedade brasileira e usar essa arte como instrumento para enfrentar as opressões e a falta de amor entre as pessoas. Essa é a missão do Grupo de Teatro Apodio, que, desde junho de 2016, atua artística e politicamente em Vitória da Conquista, por meio das artes cênicas. 


Ele surgiu após uma oficina de teatro vocacional ministrada na Praça Céus, pela professora Gabriela Pereira, hoje responsável por coordenar Grupo. Mesmo com o fim da atividade, os participantes desejaram continuar se reunindo, e em um desses encontros, o nome “Apodio” foi escolhido para identificar o Grupo, uma homenagem aos deuses gregos Apolo (Deus do sol, das artes, da juventude e da verdade) e Dionísio (Deus das festas, da alegria e do teatro).


Atualmente, o Apodio se reúne todos os finais de semana, funcionando no sábado como um grupo aberto ao público em geral, onde são trabalhados jogos e técnicas de teatro; e no domingo como grupo fechado, onde acontecem reuniões, se discutem pautas, eventos e demais demandas, participando somente os seus membros fixos, que circunda em torno de 15 a 20 pessoas. 



Desde que foi fundado em Conquista, o Apodio já realizou inúmeras performances e apresentações, em locais como a própria Praça Céus, escolas, universidades e ruas da cidade. O trabalho mais recente aconteceu no último sábado, 4, e integrou o Festival Conquista Ruas. Na oportunidade, o grupo realizou uma intervenção na Praça 9 de novembro, onde denunciou o índice alarmante de mortes de jovens no município.