A Toro é uma picape com dirigibilidade de SUV, superior à das rivais, graças à sua estrutura de utilitário esportivo.
Imagens: Clécio Fernandes / Ag. Sudoeste Digital
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Nossa equipe acelerou a picape na estrada e no off-road para conferir
seus principais pontos; confira as impressões da topo de linha. O MODELO FOI CEDIDO PELA CAMBUÍ VEÍCULOS.
Pra começo de conversa, a picape Fiat Toro não é apenas um veículo urbano, como propõe o seu diferenciado visual inovador . Ela também faz bonito – e muito – em trechos off-road. Aceleramos a Volcano, a topo de linha com motor turbodiesel de 170 cv a 3.750 rpm e 35,7 kgfm a 1.750 rpm.
Existem outras versões a diesel dessa picape, incluindo a com caixa manual de seis marchas e tração 4X4.
Na Volcano o câmbio é automático de nove velocidades e a tração é integral, o que – de cara – garante boa autonomia, economia e uma dirigibilidade digna de uma grande picape, mas com conforto de sedã.
A nossa avaliação ocorreu no asfalto, na estrada e na areia, em dois dias de testes (sábado e domingo, 14 e 15 de março). Vamos às impressões ao volante, inicialmente pela rodovia BR-116 , rumo às estradas da zona rural de Vitória da Conquista.
Também dirigimos a Toro em outros trechos de estrada, encarando ainda trechos de declive e aclive, temidos pelas valetas. Nada que a Toro não pudesse encarar, sem qualquer esforço. Emoldurado por serras e fazendas, o trecho de off-road serviu de cenário para belas fotos.
SOBRE A TORO – Ela é uma picape com dirigibilidade de SUV, superior à das rivais, graças à sua estrutura de utilitário esportivo. O condutor não precisa se preocupar com a dirigibilidade, esteja a caçamba vazia ou cheia.
Nas picapes de outras marcas disponíveis no mercado, especialmente as maiores e com cabines simples, já é sabido que a caçamba vazia prejudica a estabilidade, ainda mais em altas velocidades.
Mesmo após algumas horas na estrada a gente continua sentindo conforto a bordo da Toro, cuja posição de dirigir é alta – mas que não interfere na tarefa dirigir no trânsito .
No asfalto, o conjunto de suspensão responde muito bem as irregularidades e mantém a picape estável em curvas. Fora do “tapete”, os trancos provocados pelas irregularidades do terreno são suavizados pela suspensão multilink na traseira, uma opção mais reforçada do que o esquema McPherson.
A tração integral, com opção de 4×4 reduzida, dá conta do recado para ultrapassar terrenos rochosos, como os da região que visitamos.
O motor turbodiesel tem força de sobra para suportar os 1.672 kg da picape, tudo graças ao torque máximo desde baixas rotações. Assim, contribui para que a Toro não sofra ao rodar, a não ser em saídas, quando poderia ser mais ágil. O câmbio faz trocas bastante suaves. A versão do teste chega a 100 km/h em 10 segundos e tem velocidade máxima de 188 km/h.
Outro ponto positivo é que a distância entre eixos, com 2,99 metros, assegura espaço suficiente para dois adultos viajarem sem aperto no banco traseiro. Apesar da altura da caçamba, a visibilidade traseira é boa e não é prejudicada.
A Toro Volcano avaliada tem recheio para justificar o preço. De série, oferece ar-condicionado digital de duas zonas, vidros, retrovisores e travas elétricas, volante multifuncional, computador de bordo, farol de neblina e sensor de ré.
Acompanhando as tendências e escutando sugestões dos usuários, a nova central multimídia cresceu 40% e traz tela tátil (touch screen) de 7″ no painel central do Fiat Toro 2020.
Junto com esta ampla tela de fácil visualização veio também muita mais tecnologia, escolhida entre o que existe de mais atual em equipamentos eletrônicos.
Com alta definição de 800×480 pixels, o sistema funciona com o novíssimo Android 8.0 e uma CPU de 800 MHz para rápido processamento de dados.
Com memória interna de 4 GB para armazenamento de informações, trabalha com rápida memória RAM de 1GB.
O pacote de itens de segurança também é merecedor de elogios: há os obrigatórios freios ABS, airbag duplo, assistente de partida em rampa, controle de tração e estabilidade e Isofix. A picape é nota máxima em proteção de ocupantes.
A pergunta é: Vale a compra?
Sim. A Toro Volcano pode ser a melhor alternativa para quem quer ter uma picape mas que não encontrava espaço suficiente para quatro pessoas nos modelos menores ou vaga de garagem que comportasse as picapes maiores. A topo de linha da Fiat entrega excelentes itens de série e desempenho, tanto no asfalto quanto no fora de estrada. De quebra, seu porte pode ser o suficiente mesmo para os compradores interessados em médias convencionais. Pelo diesel e câmbio automático, as rivais de porte maior cobram muito mais caro – e perdem em conforto, dirigibilidade e estilo.
Ficha técnica
Motor: Dianteiro, transversal, quatro cilindros em linha, 16V, comando duplo, turbo, injeção direta de diesel
Cilindrada: 1.956 cm³
Potência: 170 cv a 3.750 rpm
Torque: 35,7 kgfm a 1.750 rpm
Câmbio: Automático de nove velocidades, tração integral
Direção: Elétrica
Suspensão: Independente McPherson na dianteira e multilink na traseira
Freios: Discos ventilados na dianteira e sólidos na traseira
Pneus: 255/65 R17
Comprimento: 4,91 m
Largura: 1,84 m
Altura: 1,74 m
Entre-eixos: 2,99 m
Tanque: 60 l
Caçamba: 1.000 kg de carga e 820 litros de volume (fabricante)
Peso: 1.672 kg
Números de teste (montadora)
0 a 100 km/h: 10 s
Velocidade máxima: 188 km/h
Consumo urbano: 9,4 km/l
Consumo rodoviário: 12,9 km/l
ITENS DE SÉRIE
- 2ª Tomada 12V
- 2ª entrada USB
- 6 Alto Falantes
- ASR (Controle de Tração)
- Abertura elétrica bocal de abastecimento
- Alarme antifurto
- Alertas de limite de velocidade e manutenção programada
- Alça de segurança traseira com luz de leitura incorporada
- Alças de segurança coluna A lado motorista e passageiro
- Apoia-braço central dianteiro
- Apoia-braço central traseiro com porta-copos
- Apoia-pé para o motorista
- Apoios de cabeça dianteiros com regulagem de altura
- Apoios de cabeça traseiros (3) rebaixados e com regulagem de altura
- Ar condicionado digital dualzone
- Banco do motorista com regulagem de altura
- Banco do passageiro rebatível e porta-objeto
- Barras longitudinais no teto
- Bolsa porta-objetos e porta-copo na lateral traseira
- Bolsa porta-objetos nas portas
- Brake light
- Cambio automático de 9 velocidades
- Capota marítima
- Central Multimídia Uconnect Touch NAV 5 (comandos de voz, com porta USB, Viva-voz Bluetooth® e função GPS)
- Chave canivete com telecomando para abertura e fechamento das portas
- Cintos de segurança dianteiros retráteis de 3 pontos
- Cintos de segurança traseiros (laterais e central) retráteis de 3 pontos
- Cobertura da alavanca (empunhadura) do freio de mão
- Computador de Bordo (distância, consumo médio, consumo instantâneo, autonomia)
- Console central com porta-objetos refrigerado e porta-copos
- Conta-giros
- Câmera de ré
- Direção elétrica
- Drive by Wire (Controle eletrônico da aceleração)
- ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade)
- Espelho no para-sol lados motorista e passageiro com iluminação
- Faróis com sistema DRL
- Faróis de Neblina com sistema Cornering
- Follow me home
- Gancho universal para fixação cadeira criança (Isofix)
- Ganchos para amarração de carga na caçamba
- Grade frontal cromada
- HSD (High Safety Drive) – Airbag duplo (motorista e passageiro) e ABS com EBD
- Hill Holder (sistema ativo freio com controle eletrônico que auxilia nas arrancadas do veículo em subida)
- Hill descent control
- Hodômetro digital (total e parcial)
- Luz de iluminação da caçamba
- Iluminação interna com efeito night design
- Kit ferramenta
- Lanterna traseira a LED
- Limpador e lavador do para-brisas com intermitência
- Luz de leitura
- Maçanetas externas cromadas e retrovisores externos pintados
- Motor 2.0 16V Diesel
- My Car Fiat (personaliza várias funções do carro)
- Para-choque dianteiro com pintura parcial na cor do veículo
- Para-choque traseiro com soleira cromada
- Piloto automático com controlador de velocidade
- Porta-escadas
- Porta-luvas iluminado
- Porta-óculos
- Protetor de cárter
- Quadro de instrumentos com display de 7″ colorido com relógio digital, calendário e indicador de temperatura externa multifuncional
- Retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas
- Retrovisores externos elétricos com memoria ( Tilt down /rebatimento / luz de conforto)
- Revestimento de caçamba
- Revestimento externo na coluna central das portas
- Rodas de liga leve 6.5 x 17″ + Pneus de uso misto 225/65 R17
- Segunda luz de ré
- Sensor de estacionamento traseiro
- Sistema 4WD (4×4)
- Skide Plate integrado ao para-choque dianteiro
- soleira metálica
- Suspensão traseira multilink
- Tampa traseira dupla com abertura elétrica
- Tapetes dianteiros e traseiros em carpete
- Tomada 12V
- Travas elétricas (Travamento automático a 20 km/h, indicador de portas abertas, luz interna com temporizador e tampa do combustível)
- Vidros climatizados verdes
- Vidros elétricos dianteiros e traseiros com one touch e antiesmagamento lado motorista
- Volante com alavancas de seleção das marchas tipo borboleta
- Volante com comandos do áudio e fone
- Volante com regulagem de altura e profundidade
- Volante EAS – Energy Absorbem System
- Volante revestido em couro
- Válvula antirrefluxo de combustível