QUARENTENA | Escolas fechadas e eventos públicos suspensos em Conquista

Resultado de imagem para vitoria da conquista

Vitória da Conquista não possui nenhum caso confirmado de Coronavírus. Mas o prefeito Herzem Gusmão, com vistas a ampliar a prevenção da população do município, definiu pela publicação de Decreto que suspende algumas atividades na cidade e na zona rural.

A Covid-19 atinge mais de 100 países de cinco continentes, já infectou acima de 150 mil pessoas e o número de mortes ultrapassa os cinco mil mortes em todo planeta. Na semana passada, a doença foi declarada como pandemia pela Organização Mundial de Saúde.

Na manhã e tarde de hoje, o prefeito Herzem Gusmão (MDB) se reuniu com seu secretariado para traçar e ampliar as estratégias de prevenção em nosso município.

Até o momento, nenhum paciente investigado testou positivo para o vírus, mas diante do avanço da Covid-19 na Bahia e no Brasil, o prefeito decidiu editar o Decreto 20.190 que tem por objetivo reduzir os riscos de contaminação da população conquistense. Em síntese, o Decreto diminui a exposição de grupos de pessoas em determinados espaços público e privados, como escolas.

Os efeitos do Decreto, que vai ser publicado hoje (16) no Diário Oficial do Município, começam a partir da próxima quarta-feira (18) e define que:

1- Todas as escolas da Rede Municipal de Ensino e de estabelecimentos privados de ensino que atuem no município, incluindo universidades e faculdades particulares, terão as aulas suspensas por um período de 15 dias, que poderão ser prorrogáveis.

2- A concessão de férias dos profissionais de saúde e de cargos de importância estratégica e essencial, a exemplo do Gabinete do Prefeito e Secretaria de Serviços Públicos; estarão suspensas por um período de 30 dias, prorrogáveis.

3- Todas as inaugurações serão feitas sem a presença de público até que se determine o contrário.

4- Não aprovação de realização de todos os eventos que reúnam cem ou mais pessoas que dependam de autorização do Poder Público Municipal pelo prazo de 30 dias prorrogáveis.

5- Estão suspensos por 30 dias, prorrogáveis, os deslocamentos para fora do município de pacientes que estejam em tratamento eletivo.

6- Estão suspensas para os usuários as atividades do Centro de Convivência do Idoso. O prazo é de 30 dias prorrogáveis. | Secom PMVC.

Governo do Estado determina suspensão 
das aulas por 30 dias e outras medidas

O governador Rui Costa anunciou, na tarde desta segunda-feira (16), uma série de medidas que visam conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19) na Bahia. As ações serão publicadas em decreto na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) desta terça-feira (17). 

O ponto principal do decreto é a suspensão das aulas por 30 dias na rede estadual de ensino em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro, cidades que registraram casos de coronavírus, já a partir de terça-feira (17). 

“Ao longo da semana, iremos monitorar a situação em outras cidades e esta medida poderá ser ampliada. Continuaremos a agir com responsabilidade e serenidade para conter e garantir assistência à saúde pública aos baianos e baianas”, destacou Rui. Ainda segundo o governador, os eventos que reúnam mais de 50 pessoas em Salvador, Feira de Santana e Porto Seguro estão suspensos, sejam de cunho religioso, político ou cultural. 
Rui ainda determinou a higienização especial para todos os transportes públicos na Bahia. “A medida irá valer para o transporte municipal de cada cidade, intermunicipal, interestadual e mesmo para todos os transportes escolares, sejam eles privados ou públicos feitos pelas prefeituras”.

Também fica estabelecida a medição da temperatura das pessoas que chegam ao estado da Bahia pelos aeroportos, Rodoviária de Salvador e rodovias federais que dão acesso, principalmente, aos passageiros que vêm de São Paulo e Rio de Janeiro. 

De acordo com o governador, serão instalados postos avançados na BR-116, BR-101 e na BR-242, que ligam a Bahia ao centro-oeste do país. Caminhões e ônibus serão parados para que a medição da temperatura dos passageiros seja realizada. Aqueles que apresentarem temperatura elevada ou febre não terão a entrada permitida no estado. Caso seja baiano, será orientado sobre os procedimentos que deve adotar. 
Também fica suspenso o recadastramento de pensionistas e inativos do Estado da Bahia que é realizado mensalmente. O procedimento ficará suspenso por 90 dias, a partir desta terça-feira (17). As férias e licença-prêmio de todos os profissionais de saúde da Bahia também ficam suspensas e serão reprogramadas posteriormente. | Repórter: Jairo Gonçalves.

Coronavírus: UniFTC suspende aulas em toda a rede

Em consenso com as medidas adotadas pelo poder público para conter o avanço do Novo Coronavírus (COVID-19), a Rede UniFTC informa a suspensão das aulas dos cursos de graduação, pós-graduação e demais atividades acadêmicas presenciais em todas as unidades. A medida valerá enquanto durar a situação de emergência instaurada por conta do coronavírus. O comunicado completo destinado aos alunos está disponível em nosso portal: https://www.uniftc.edu.br/rede-uniftc-anuncia-suspensao-das-aulas-em-todas-as-unidades/


Reforçamos que não houve nenhum caso de infecção diagnosticado entre nossos alunos e colaboradores. A pausa nas atividades é uma medida preventiva e visa sobretudo a segurança e a saúde de todo nosso público interno e seus contatos. Por isso, pedimos a todos que sigam as orientações médicas e evitem o contato social, exceto em casos de necessidade, para que possamos controlar a expansão do coronavírus nesse momento. 


Um comitê, formado por profissionais de Saúde, de Tecnologia e por Educadores, especialmente para lidar com as questões relativas à pandemia,  já está viabilizando uma forma para que possamos continuar movimentando nosso conhecimento remotamente. Os alunos receberão todas as informações sobre as aulas remotas através de nossos canais de atendimento. Seguimos disponíveis para esclarecer quaisquer dúvidas!


COMPARTILHAR