DESTAQUE | Titular da SPM recebe Diploma Mulher Cidadã da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

Titular da SPM recebe Diploma Mulher Cidadã da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher – comemorado no domingo (08) – a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou uma Sessão Solene com entrega do Diploma Mulher Cidadã Loreta Valadares. 
Titular da SPM recebe Diploma Mulher Cidadã da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista
A honraria é uma homenagem a mulheres da sociedade civil que se destacam na defesa dos direitos femininos no município. Na ocasião, seis mulheres foram homenageadas, entre elas, a titular da Secretaria Estadual de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM-BA), Julieta Palmeira, por inciativa do mandato da vereadora Nildma Ribeiro (PC do B).

“A violência contra a mulher é uma pandemia. Já ultrapassou os limites da Segurança Pública e é também um problema de saúde pública. A violência não pode ser naturalizada, considerada uma coisa do nosso cotidiano”, disse Julieta Palmeira, ressaltando que é preciso promover a transformação da cultura machista que ainda causa tantos prejuízos às vidas das mulheres.

Julieta Palmeira disse que a defesa dos direitos da mulher precisa ser uma luta também dos homens que defendem a plenitude da democracia. “Nós precisamos dos homens nessa batalha, da compreensão de que a luta pela equidade entre homens e mulheres é uma luta dos homens que querem que seja efetivada a democracia em nosso país”, finalizou Julieta.

A honraria homenageia mulheres que têm se destacado em diversas áreas da sociedade. O título da secretária Julieta Palmeira foi oferecido pela vereadora Nildma Ribeiro como resultado do trabalho realizado a frente das políticas públicas voltadas para as mulheres na Bahia. Durante a sessão, teve a apresentação do Coral de Libras, Mãos que Cantam e Encantam e diversos serviços voltados para as mulheres.

Outras homenageadas

Ivaneide Rosa de Jesus: psicóloga, com especialização em Educação e Diversidade de Etnias e Gênero pela Uesb. Ingressou na Polícia Militar no ano 2000 e desde então vem desenvolvendo papel importante junto à corporação e a sociedade civil.

Vitória Aparecida Sales de Araújo: fundou a Acaepa (Associação Conquistense para Atendimento Especializado à Pessoa Autista), com o objetivo de atender as necessidades dessas crianças e a missão de viabilizar o atendimento especializado mediante um conjunto integrado de ações numa perspectiva interdisciplinar e multifuncional. Hoje a instituição presta acompanhamento específico a 62 autistas e suas famílias.

Klébia Cordeiro Dias: pós graduada em psicomotricidade, tornou-se palestrante e professora no ensino superior. Com todo conhecimento adquirido, Klébia resolveu ajudar famílias que passavam pela mesma situação e fundou o Instituto Lar dos Kerubins, uma instituição sem fins lucrativos que auxilia famílias.

Jaqueline Maia Ferraz: Médica ginecologista, trabalha há mais de 30 anos nessa área. Atua como ginecologista sempre se dedicando à saúde da mulher. Desde o início de sua carreira, percebeu a dificuldade que as suas pacientes enfrentavam quando o assunto era sexualidade e por esse motivo ingressou na pós graduação em sexualidade humana. A partir de então vem se dedicando a ajudar mulheres nas questões da sexualidade e do empoderamento feminino, através de palestras e atendimento individualizado.

Rosália Celestina Santana Araújo: Em 1948 iniciou na fazenda Umbuzeiro, em Livramento, a sua vida dedicada à educação, até completar seus 70 anos de idade quando se aposentou.


COMPARTILHAR