EXCLUSIVO | Vitória da Conquista chega a 343.643 mil habitantes; apesar do pouco avanço, segue como 3º mais populoso da BA

SUDOESTE DIGITAL (Da redação) – Vitória da Conquista chega a 343.643 mil habitantes e continua sendo a terceira cidade mais populosa da Bahia, atrás de Salvador e Feira de Santana, e a quinta do interior do Nordeste, atrás de Feira de Santana, Campina Grande, Caruaru e Petrolina. Em comparação a 2020, quando chegou a 341 128 habitantes, o município teve um crescimento de 0,7%, com um acréscimo de 2.515 moradores.

Os dados foram estimados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), aos quais o Sudoeste Digital teve acesso. O cálculo tem como data de referência o dia 1º de julho de 2021. A estimativa populacional é realizada anualmente pela instituição.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos.

Como a estimativa é realizada

As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre os diversos municípios. O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas.

Covid-19

De acordo com o IBGE, os efeitos da pandemia da Covid-19 no efetivo populacional não foram incorporados na projeção, devido à ausência de novos dados de migração, além da necessidade de consolidação dos dados de mortalidade e fecundidade, fundamentais para se compreender a dinâmica demográfica como um todo.

O Censo Demográfico 2022 trará não somente uma atualização dos contingentes populacionais, como também subsidiará as futuras projeções populacionais, fundamentais para compreender as implicações da pandemia sobre a população em curto, médio e longo prazo. | imagem: PMVC.


COMPARTILHAR