ESPAÇO DO LEITOR | A SUBSERVIÊNCIA QUE PODE CUSTAR VIDAS!

Alexandre Santos * -5 de abril de 2020. Em meio a crise mundial causada pela Pandemia do novo Corona vírus e contrário as todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde (MS), a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, por meio do Prefeito Herzem Pereira, anunciou nas suas páginas oficiais nas redes sociais (Facebook e Instagram), que irá reabrir o comércio de Vitória da Conquista a partir desta segunda-feira, dia 6.

Trata-se de uma irresponsabilidade descomunal! O Prefeito Pereira tem se mostrado o maior entre todos os demagogos, mas quando é chegada a hora mais crucial para continuar e ampliar as medidas de restrição da mobilidade, bem como de isolamento social, seguindo as orientações de todas as grandes autoridades em saúde mundo à fora, o Prefeito de Vitória da Conquista se mostra o habitual lacaio subserviente dos interesses da classe empresarial conquistense, sobretudo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) que, na sua busca desenfreada pelo lucro, expressa da forma mais cruel e infame possível, todo o seu desprezo pela vida humana, pela vida do trabalhador e da população em geral que será acometida pelo Covid-19.
Reabrir o comércio de Vitória de Conquista neste momento é um convite à insanidade. É chamar a população para ir às compras, ir para a rua, no período mais decisivo para a desaceleração da taxa de contágio pelo novo Corona vírus e, principalmente, momento imprescindível de isolamento social para diminuir a pressão por leitos e respirados no Sistema Único de Saúde, já tão sucateado pelas políticas neoliberais.
Com 6 casos confirmados do novo Corona vírus em Vitória da Conquista, associado a  demora no fornecimento dos resultados por parte do LACEN, dado ao estrangulamento do Laboratório Central em detrimento da grande demanda por testes, bem como a possibilidade efetiva de subnotificações do Covid-19, é muito provável que Vitória da Conquista já tenha transmissão comunitária do vírus. Sem dúvidas, essa taxa de contágio vai se ampliar significativamente com essa medida tão intransigente do Prefeito Pereira.  O tão almejado achatamento da curva de contágio será, no sentido contrário, proliferação indiscriminada e sufocamento do sistema de saúde de Vitória da Conquista, tudo graças a subserviência flagrante de Pereira em relação aos interesses do empresariado.
No momento em que Vitória da Conquista mais precisa de alguém que esteja a altura de enfrentar com o rigor necessário os desafios representados pelo novo Corona vírus, capaz de adotar medidas rígidas e tomar decisões rápidas para salvar o bem mais valioso da humanidade, a saber, a vida, o referido Prefeito se mostra, além de covarde, a exata antítese da necessidade.
Só resta esperar que o governador do Estado da Bahia intervenha e impeça esta tragédia anunciada, ou mesmo que os mentalmente sãos “da jóia do sertão baiano” impetrem ação na justiça para derrubar este decreto vergonhoso livrando Conquista do mal maior.
A história não irá lhe absolver, Pereira!

Itaetê, 05 de abril de 2020.

* Alexandre de Jesus Santos,
professor da Rede Estadual de Ensino.


COMPARTILHAR