EDUCAÇÃO | Comitê Emergencial da Uesb prorroga suspensão e solicita convocação do Consu

O Comitê Emergencial instituído pelo Conselho Universitário da Uesb (Consu) informa que a suspensão das atividades de ensino presenciais foi mantida, novamente, por mais 30 dias.

Assim, a medida prorroga a suspensão até o dia 19 de julho deste ano, nos campi de Itapetinga, Jequié e Vitória da Conquista.
A medida busca “assegurar que as atividades institucionais sejam desenvolvidas em consonância com a preservação da saúde dos membros da comunidade universitária (técnico-administrativos, docentes, estudantes e profissionais terceirizados), face a situação de expansão da pandemia do novo coronavírus nos municípios da Bahia”.
O Comitê reforça também a persistência da aceleração no número de casos confirmados de Covid-19 na Bahia e disponibiliza os dados e análises feitas para a tomada de tal medida.
No mesmo comunicado, o Comitê Emergencial solicita uma reavaliação do Conselho Universitário da Instituição sobre a deliberação, visto que a manutenção da suspensão das atividades de ensino presenciais implica na permanência da suspensão do Calendário Acadêmico que estava em curso. 
Segundo o Comitê, qualquer decisão “acaba por limitar as iniciativas que podem ser adotadas em nossa instituição frente a este cenário excepcional de inseguranças e incertezas”.
A solicitação do Comitê considerou, por exemplo, as diversas consultas feitas por membros da comunidade universitária, pela liberação de atividades acadêmicas de graduação, de forma não presencial.
Além disso, ela considera o fato de que houve importantes alterações na legislação educacional, a fim de permitir às instituições universitárias maior flexibilidade e liberdade para o desenvolvimento de atividades de ensino não presenciais, em razão da pandemia.

COMPARTILHAR