CONQUISTA | HCC expõe pacientes e acompanhantes a risco de contaminação

“Cuidado: Ao descer ou subir a rampa, use o corrimão para sua maior segurança”. O que, a princípio, pode ser uma medida de precaução para evitar acidentes, na verdade é um convite ao risco de contaminação de pacientes, acompanhantes e demais pessoas que acessam o Hospital das Clínicas de Conquista (HCC).

O espaço é aberto e  não há qualquer funcionário no local procedendo a higienização da estrutura os das pessoas, com álcool em gel. Não há sequer um piso antiderrapante para auxiliar no fluxo de subida e descida das pessoas pela rampa.

O risco se torna ainda maior pelo fato de a unidade ter sido contratada pelo Governo do Estado para atendimento exclusivo a pacientes contaminados pelo novo coronavírus em Vitória da Conquista.

Funcionária de ambulância é flagrada descartando EPIs em lixo na ...

Foi nesse mesmo acesso, em frente à praça do Banco do Brasil central, que uma funcionária de uma empresa que presta serviços de ambulância foi flagrada descartando equipamento de proteção individual (EPI) em uma lixeira. O fato aconteceu no final de maio deste ano. A Prefeitura procedeu a sanitização horas depois.

O QUE DIZ O HOSPITAL

NOTA DE ESCLARECIMENTO 

A respeito da matéria publicada no site Sudoeste Digital o Hospital de Clínicas de Conquista vem esclarecer:


A placa de CUIDADO a que se refere a matéria é anterior ao processo da pandemia, e tem como objetivo reforçar aos pacientes a necessidade de maior atenção ao utilizar a rampa. 


Ao contrário do que indica a matéria, a placa não é um convite ao risco de contaminação de pacientes e acompanhantes, uma vez que esta entrada está lacrada e não há acesso de ninguém por este espaço desde o início das atividades de atendimento a covid-19.


Inclusive, parte da faixa que indica que a entrada deve ser pela outra portaria aparece na foto da matéria.


Mais uma vez, ao contrário do que diz a matéria, o local é higienizado, todos os dias  no início da manhã, com a pulverização de um produto hospitalar de desinfecção.


(Vídeos mostrando esse processo foram amplamente distribuídos a toda a imprensa, inclusive ao blog Sudoeste Digital, em 15 de maio). 


Não há fornecimento de álcool gel a pacientes e acompanhantes nesta entrada uma vez que ela está lacrada e não há acesso de pacientes ou acompanhantes por ali. 


Quanto à inexistência de piso antiderrapante, a própria foto mostra as faixas antiderrapantes instaladas na rampa. Ainda assim, quando aberto ao público, um tapete de borracha antiderrapante é colocado em toda a extensão da rampa. Este tapete não é fixo para que possa ser mais fácil sua higienização e desinfecção. E por conta do acesso estar fechado, ele não está no local no momento.


Outro fato que não condiz com a realidade é que o HCC tenha sido contratado pelo Estado para ATENDIMENTO EXCLUSIVO a pacientes contaminados pelo novo coronavirus em Vitória da Conquista. Na verdade, o contrato com o Governo do Estado refere-se a 20 leitos de UTI e 20 leitos de internação clínica, em dois andares do hospital que estão totalmente isolados do restante da estrutura com acessos completamente independentes. Estando assim, os outros andares do Hospital abertos ao atendimento convencional com total segurança.


Quanto ao fato do descarte indevido de EPIs, realizado no final do mês passado por uma funcionária de uma empresa sem vínculos com o Hospital, esclarecemos que foi o HCC, e não a prefeitura, que realizou a coleta do material e o seu devido descarte no lixo hospitalar e também realizou toda a desinfecção da área da lixeira e do seu entorno.


Por fim, não há registros por meio da assessoria de comunicação, ou de qualquer outro departamento do hospital de tentativa de contato de nenhum representante do blog Sudoeste digital em busca de informações para a referida matéria.


O HCC aproveita para reforçar nosso compromisso com a transparência e a informação clara e verídica, que deve ser o objetivo do jornalismo responsável, comprometido com a verdade e a checagem de fatos antes da publicação.

ASCOM HCC.

N.R.: O Sudoeste Digital mantém as informações que foram publicadas e reforça que a busca por resposta do HCC foi feito pelo telefone (77) 3420-8850. Ao contrário do que informa a nota, de que “vídeos mostrando esse processo foram amplamente distribuídos a toda a imprensa, inclusive ao blog Sudoeste Digital, em 15 de maio”, a redação do site sustenta que NUNCA RECEBEU QUALQUER CONTEÚDO DIRETA OU INDIRETAMENTE E provoca o HCC a mostrar o contrário. Sobre a sanitização, a própria Prefeitura sustenta que foi, sim, feita por funcionários da Secretaria de Serviços Públicos, que estiveram no local, na manhã do dia 25 de maio, e fizeram total desinfecção da lixeira e da área do entorno, conforme imagens abaixo e nota oficial. CLIQUE AQUI.



COMPARTILHAR