CONQUISTA | CDL emite nota sobre reabertura do comércio e faz recomendação aos lojistas

Prefeitura vai regulamentar áreas de comércio para os artistas de ...

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista – CDL emitiu nota, nesta segunda-feira, 6, reportando sobre a reabertura do comércio de Conquista, após 15 dias com lojas fechadas.

O órgão, que defende a retomada das atividades, frisou que “caso algum comerciante não reconheça o momento como propício ou seguro para abrir as portas de sua empresa, poderá optar por não abrir ou abrir parcialmente o seu estabelecimento”.

LEIA NOTA NA ÍNTEGRA

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista – CDL e a Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista – ACIVIC, em respeito ao entendimento da maioria de seus associados, bem como em atenção ao pleito de lojistas não associados, que por meio de abaixo-assinado solicitaram fossem revistas as regras dos Decretos Municipais de Fechamento do Comércio, resolvem apoiar a decisão do Governo Municipal em reabrir parcialmente o comércio de rua, a partir da próxima segunda-feira (06/04).


Concordamos que o Governo Municipal tem se empenhado neste momento de enfrentamento ao
coronavírus, cujas medidas tomadas até aqui, foram drásticas, porém, necessárias. Assim,
reiteramos a necessidade de reforçar as medidas rígidas de controle do fluxo dos clientes dentro das
lojas, espaçamento mínimo entre as pessoas, higienização rigorosa dos espaços, disponibilização
de álcool gel e uso de máscaras laváveis e reutilizáveis pelos comerciários.


A maioria dos associados da CDL e da ACIVIC é composta de pequenas e microempresas, sendo
estas empresas, justamente, as que estão enfrentando maior dificuldade em honrar os pagamentos
dos salários de seus colaboradores. 


Destaca-se, que em Termo Aditivo firmado com os Sindicatos que representam os Comerciários e as Empresas, foi prorrogado o dia de pagamento dos salários do dia 05 para o dia 20 de abril, e, mesmo assim, com as portas fechadas, os lojistas terão imensa dificuldade em honrar o compromisso no dia determinado. 


Desta forma, a reabertura do comércio, desde que atendidas as medidas sanitárias indicadas pelos órgãos de saúde, revela-se necessária para garantir o pagamento da folha referente ao mês de março, permitindo, por consequência, o mínimo existencial a quem vive do comércio.


Temos vivido momentos difíceis e jamais esperávamos que seríamos atingidos dessa maneira pelo COVID-19. Desde o primeiro momento, temos priorizado a vida e estamos seguindo rigorosamente as determinações do Poder Público, sendo do nosso conhecimento que o estudo para reabrir alguns setores do comércio varejista, passou pelo crivo do comitê gestor da crise, o qual determinou a adoção de medidas de segurança para que voltemos a pensar na sobrevivência de todos aqueles que direta ou indiretamente dependem do comércio, em especial dos nossos colaboradores.


Ratificamos que caso algum comerciante não reconheça o momento como propício ou seguro
para abrir as portas de sua empresa, poderá optar por não abrir ou abrir parcialmente o seu
estabelecimento, sempre, seguindo, no entanto, as medidas recomendadas pelo Ministério da
Saúde.


Atenciosamente,
Diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Vitória da Conquista
Diretoria da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista


COMPARTILHAR