CHUVAS | Previsão de novo temporal deixa Conquista em alerta nesta sexta-feira

A previsão de um novo temporal nesta sexta-feira, 6, como o que alagou ruas, avenidas e imóveis na última madrugada, acionou o alerta em Vitória da Conquista, principalmente nas áreas de risco e no centro da cidade.

De acordo com a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) a média do volume de chuvas registrada nessa madrugada foi de 71.5 milímetros. Não há registro de feridos ou desabrigados.

Uma pluviosidade de 1 milímetro equivale ao volume de 1 litro (L) de água de chuva que se acumulou sobre uma superfície de área igual a 1 metro quadrado. Portanto, acumula-se o equivalente a quase 250 caixas d´água de mil litros em 500 metros de rua.

A Prefeitura informou, em nota, que equipes da Defesa Civil, do Simtrans, Serviços Públicos e do Programa de Ressocialização de Detentos Começar de Novo estão nas ruas desde as primeiras horas do dia, verificando os estragos, orientando o trânsito em lugares críticos e fazendo a limpeza, procurando assim minimizar o impacto das fortes chuvas.

Por conta das fortes chuvas desta madrugada, foi registrado acúmulo de terra e entulho em diversas áreas. Os locais mais afetados foram o canal do bairro Santa Cecília, Avenida Brumado, Avenida Bartolomeu de Gusmão, Praça Vítor Brito, Avenida Régis Pacheco, Terminal de Ônibus da Lauro de Freitas, alto do Bruno Bacelar, rua Paulo Filadélfo e Condomínio Vila Bonita.

Cerca de 60 servidores estão atuando nas áreas afetadas para minimizar os danos. A limpeza de canais e bueiros está possibilitando a desobstrução do escoamento de água. No canal do bairro Santa Cecília, por exemplo, a água chegou a dois metros de altura.

Em caso de necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil através do número 199.

Ainda como consequência das chuvas o terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas foi prejudicado. Parte do calçamento na área interna do terminal, próximo do posto de fiscalização, foi removido pela força da água, deixando o trecho interditado durante a manhã e início da tarde.

Segundo a Prefeitura, a interdição foi necessária para que a equipe de obras pudesse realizar os reparos. “Fizemos um ajuste na operação de ônibus para que o usuário não fique prejudicado devido a esse dano”, disse o coordenador municipal de Transportes, Micael Silveira. | Com imagens e informações da Secom/PMVC.


ATUALIZADO ÀS 14h26

Nota da Embasa
Situação da sede administrativa após as chuvas, abastecimento na cidade e atendimento à população

Em relação à chuva torrencial que atingiu Vitória da Conquista na madrugada desta sexta (06), a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) informa que o grande volume de água acumulado no canal de drenagem que passa por baixo do prédio causou alagamento da rua Siqueira Campos, da área interna do térreo e do pátio da sede administrativa da Unidade Regional onde estavam estacionados 12 veículos.  
Os carros danificados foram removidos para manutenção e avaliação dos prejuízos provenientes de avarias na lataria, estofados danificados, parte elétrica e para-brisas quebrados. A remoção da lama e limpeza do prédio estão sendo realizadas por uma empresa especializada contratada de forma emergencial.
A Embasa, em parceria com a Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista, está trabalhando na definição das ações necessárias para evitar que ocorrências desta natureza voltem a acontecer.  
O Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Vitória da Conquista não foi afetado e o fornecimento de água na cidade ocorre normalmente. Apenas os bairros Bruno Bacelar, Alto Maron, incluindo o Loteamento Santa Cecília, estão com o fornecimento temporariamente comprometido devido ao quebramento de redes distribuidoras, cujo serviço de correção está em andamento com previsão de conclusão até o final do dia.  
Por fim, esclarece que o atendimento aos clientes-usuários acontece normalmente na loja do SAC do Centro. Na loja do Espaço Glauber Rocha (Avenida Brumado – Bairro Brasil) o atendimento está temporariamente interrompido devido a danos causados em componentes elétricos. A população também pode solicitar alguns serviços pelo Teleatendimento Gratuito 0800 0555 195 ou pela Agência Virtual disponível no aplicativo para celular “Embasa” que pode ser baixado e instalado gratuitamente na Play Store ou no site www.embasa.ba.gov.br

COMPARTILHAR