BAHIA | Mesmo com prova garantida, candidatos temem cancelamento de concurso da PM

Apesar das provas do concurso da Polícia Militar terem sido mantidas, a decisão da desembargadora Dinalva Gomes Laranjeira Pimentel, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), de suspender o certame após a realização dos testes objetivos e discursivos veio como uma surpresa para os concurseiros, já que as provas aconteceram neste domingo (19).

Os estudantes entenderam que essa não era a hora de perder o foco, mas assumem foi difícil não ficar aflito com a notícia. Com a possibilidade de etapas futuras do certame serem canceladas, o estudante de enfermagem Michael Pereira, 23 anos, se esforçou para se manter confiante.

“Já estou estudando há três anos porque eu sempre quis seguir carreira militar. Eu até consigo controlar a ansiedade, mas a notícia atrapalhou um pouco. Eu estudei muito para a prova e a falta segurança atrapalha porque eu botei muita expectativa para a prova, mas pode ser que não dê certo, devido à decisão e eu tenha que fazer de novo”, conta.

A estudante de História, Milena Sales, 22, quer enveredar pela carreira militar por saber o papel que a profissão tem na manutenção da ordem pública e da prevenção de crimes. No domingo, ela prestou a prova para o concurso e refletiu se a decisão pode atrapalhar o seu caminho.

“Eu bloqueei todo tipo de informação que viesse a prejudicar o momento, mas é algo que preocupa, sim. Se der certo, é algo que realmente pode tardar o meu adentramento efetivo”, diz.

Mesmo com o medo, ela compreende que a ação tem uma papel importante na luta pela igualdade de direitos. Por isso, acredita que era necessária.“Como mulher, me sinto confortável por essa luta, porque a suspensão vem através da requisição da desembargadora de solicitar que sejam assegurados os direitos fundamentais das mulheres. O concurso não assegura a efetividade da igualdade de gênero”, aponta.

Ao ler sobre a decisão, Geisa Soares, 29, logo pensou em tudo que teve que abrir mão para se preparar para o certame, que é o primeiro realizado por ela. “Eu pensei que ia cancelar e pensei em todo o investimento e abdicação que eu fiz. Ter essa notícia foi duro porque ficamos na incerteza se depois se vai ser cancelado ou não, mas acho que é necessário manter o pensamento e seguir firme na preparação”, conta.

Sobre o concurso da PM


O quantitativo de vagas para 2020 será distribuído entre as regiões de Salvador, Alagoinhas, Barreiras, Feira de Santana, Ilhéus, Itaberaba, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Paulo Afonso, Porto Seguro, Teixeira de Freitas, Vitória da Conquista e Santo Antônio de Jesus. Destas, 1 mil vagas são para soldado da PM e as outras 250 para o Corpo de Bombeiros.

As provas objetivas e discursivas ocorreram neste domingo (19), O último concurso público para as duas corporações, realizado em 2017, ofertou 2.750 vagas e teve 3.438 candidatos aptos ao término das provas objetiva e discursiva.


COMPARTILHAR