ARTIGO | Chuva torrencial em Conquista causa grandes prejuízos

Dizendo-se revoltado com perdas e danos provocados pelas chuvas em Vitória Conquista, por falta de desvio pluvial há mais de três décadas, “causando calamidades terríveis”, o presidente do Movimento Contra a Morte Prematura, André Cairo, voltou a se manifestar.

Desta vez ele apresentou um dossiê completo do MCMP, audiências com prefeitos, documentos, ofícios, representações ao Ministério Público, Ação Civil Pública e manifestações, prometendo continuar, diante da ausência de atitudes enérgicas do Executivo até então, alertando, “A gazela desperta ao nascer do Sol, pedras com dinamite, frase de um dos seus Livros”.

Rememora, “na década de 60 para trás, em fortes chuvas, as águas eram retidas pelas plantas na Serra do Periperi, as enxurradas mediam 1,20 metros, crianças brincavam de barquinhos e nada acontecia nas partes baixas da cidade, na década de 1980 em diante, a devastação por parte da Prefeitura é constante, enxurradas ocupam de uma calçada a outra, invadindo imóveis residenciais, comerciais, tendo existido Protestos do MCMP, inclusive, Zeca Noeiro, personagem de André Cairo, com placa, “Conquista tem dois Rios, o Verruga e o outro quando chove”!  

E acrescenta, a morte de seis pessoas por afogamento em 1987 na Praça do Gil, tendo ido a Prefeitura falar com o Prefeito Pedral Sampaio, ausente, deixou uma notificação em punho na PMVC, “as 6 pessoas que morreram afogadas, poderiam estar vivas se existisse desvio pluvial”, completando 11 pessoas mortas até então.

A Cidade foi construída dentro de um “buraco”, onde a Serra do Peri-Peri tem 18 km leste-oeste, tendo o Poço Escuro, que ainda não foi totalmente destruído em função dos trabalhos do MCMP, sabendo-se que, ambos foram Tombados como Patrimônio Histórico e Ecológico, em 1996, a pedido do Movimento Contra a Morte Prematura.

Em janeiro de 2017, André Cairo do MCMP e Comissões de Moradores, tiveram audiência com o Prefeito Herzem Gusmão, sendo entregue e protocolado pelo mesmo, Pauta de reivindicações contendo 114 itens, dentre os mesmos, Desvio Pluvial para toda cidade, até o momento sem resposta!  Quais serão as próximas vítimas? Finaliza Cairo, consciente e enérgico.  | Ascom MCMP


COMPARTILHAR