ALERTA | Taxa de isolamento social em Vitória da Conquista caiu de 47,1% para 31,8%





SUDOESTE DIGITAL (Reportagem especial) – A taxa de isolamento social em Vitória da Conquista caiu de 47,1% para 31,8% em pouco mais de 15 dias, em meio à reabertura gradual do comércio, subnotificações de casos para a Covid-19 e suspeita de haver mais de 500 casos não computados da doença na cidade.

No último dia 11 de junho, em entrevista à Rádio Clube local, o próprio prefeito Herzem Gusmão (MDB) confirmou subnotificações e sugeriu existir 800 casos da covid-19 em Vitória da Conquista, contra os atuais 357 informados no Boletim Epidemiológico da Prefeitura desse sábado, 13, um crescimento superior a 6,38%.

Dados de 14 cidades baianas estão inconsistentes | Foto: Juan Mabronata | AFP - Foto: Juan Mabronata | AFP

Tem uma pesquisa que o IBOPE fez aqui em Conquista, e passou por aqui, e lá quando fizeram aquela primeira pesquisa e agora se você atualizar essa pesquisa, vamos imaginar e eu acredito, Conquista não tem apenas 313 casos, porque tem as subnotificações aqui. Conquista deve ter hoje com segurança, 800 casos. A pergunta é que eu faço a Washington Rodrigues e também faço a Humberto Pinheiro (apresentadores do programa) é a seguinte: vamos contabilizar que Conquista tenha 800 casos, mas relacionados só tem 313. Vamos imaginar que tem verdadeiramente 500 que não estão aqui. Eles estão aonde? Não estão sepultados. Graças a Deus. E não estão ocupando leitos”, revelou o emedebista. “Essas pessoas que estão infectadas, vamos imaginar, estão naturalmente circulando na cidade que não ocuparam, o mais importante é a taxa de ocupação de leitos. Então são números extraordinários que a gente agradece a Deus”. – Herzem Gusmão, prefeito municipal

O prefeito voltou a reforçar sua tese também em entrevista na Band FM (imagem: divulgação). O índice de isolamento social em Vitória da Conquista, medido pela plataforma online InLoco, é disponibilizado diariamente pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

De acordo com o quadro de distribuição dos óbitos confirmados de covid-19, por município de ocorrência, emitido pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), Vitória da Conquista tem 18 mortes confirmadas, porém no último registro da Secretaria Municipal de Saúde constam cinco óbitos. CONFIRA AQUI.

Apesar da gravidade do caso, com a necessidade de as pessoas monitoradas permanecerem em isolamento social pelo período de 14 dias, como recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a situação permanece inalterada.

Mesmo com a afirmação da diretora de Vigilância Sanitária, Ana Maria Ferraz, que alertou para o risco de contaminação com essas pessoas em circulação nas ruas, os vereadores da Bancada de Situação votaram contra o requerimento 105/2020, de autoria da vereadora Viviane Sampaio (PT), pedindo esclarecimentos à Secretaria de Saúde sobre os mais de 500 casos com suspeita de coronavírus não notificados, conforme entrevista da diretora.


COMPARTILHAR