ALERTA | Jacaraci tem suspeito de Coronavírus; paciente foi transferido para Salvador



Um paciente de Jacaraci, município do Centro Sul Baiano localizado a 210 quilômetros de Vitória da Conquista, que chegou da Ásia nesta semana, está sendo monitorado por agentes de saúde com suspeita de Coronavírus.

Ele, que é do Japão e reside no distrito de Irundiara, permaneceu isolado no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição e ao meio dia desta terça-feira (28) foi levado numa ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) até uma aeronave enviada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia para fazer o traslado até o Hospital Couto Maia, em Salvador. O Coronavírus é um novo vírus que ataca o sistema respiratório e se espalhou a partir da região de Wuhan, na China, preocupa o planeta. Ele pertence à família dos Coronavírus, um grupo que reúne desde agentes infecciosos que provocam sintomas de resfriado até outros com manifestações mais graves, como os causadores da SARS [sigla em inglês para Síndrome Respiratória Aguda Grave] e da MERS [Síndrome Respiratória do Oriente Médio].

Prefeitura emitiu nota sobre o caso:
Um paciente suspeito de infecção pelo vírus “2019-nCov”, foi atendido e mantido em isolamento no Hospital Municipal Nossa Senhora da Conceição, no município de Jacaraci.
O caso em questão se trata de um indivíduo que chegou do Japão no sábado (25 de Janeiro de 2020) e apresentou sintomas da Síndrome Respiratória Aguda. Ressaltamos, que o paciente é Japonês, não esteve na China, mas teve contato com chineses durante o vôo que o trouxe ao Brasil, motivo pelo qual o serviço de saúde municipal emitiu uma notificação epidemiológica.

Todas as providências recomendadas pelo Ministério da Saúde e Secretaria de Saúde do Estado da Bahia, bem como da OMS – Organização Mundial de Saúde, foram tomadas de forma imediata pela equipe de saúde do município.

O paciente está estável e já foi transferido, via sistema de regulação, para o Hospital Couto Maia em Salvador, onde serão realizados os exames complementares para definição do diagnóstico.

COMPARTILHAR