VITÓRIA | Suzy Ruas brilha em Bogotá: “Venci não só as provas, mas vários obstáculos, como uma altitude de 3 mil metros”

Suzy Ruas voou baixo em 6 provas do Campeonato Sul-Americano de Atletismo Master em Bogotá, na Colômbia. Foi uma semana intensa que lhe rendeu 4 medalhas: 3 de ouro e 1 de prata. Desde o dia 20 de novembro a atleta estava “causando” no país vizinho e já chegou conquistando o lugar mais alto do pódio na primeira prova, a dos 10 mil metros rasos. A brasileira deixou uma colombiana e uma uruguaia para trás, garantindo o ouro que brilhou junto com a bandeira verde-amarela, ao som do hino nacional. Suzy Ruas competiu com representantes de 26 países.

Mas esse era só o início de uma jornada intensa, difícil e árdua. Em menos de 48 horas, ela já estava correndo mais 2.000 metros com obstáculos; no dia seguinte mais 8.000 metros Cross-Country; na sexta, sábado e domingo, duas provas com 200 metros rasos e mais duas provas de revezamento 4 x 400, respectivamente.

“O sentimento é o de dever cumprido! Foram 10 dias de competição, 6 provas e 4 medalhas: ouro nos 10mil metros rasos, ouro nos 8km Cross-country, prata nos 2 mil metros com obstáculos e mais um ouro no revezamento 4×400”, detalhou Suzy, que acabou trazendo também uma lesão na bagagem, por conta da intensidade das competições: “Fui fazer a semifinal dos 200 metros rasos e me classifiquei. Na final acabei me lesionando, mesmo assim, sentindo muita dor no quadril, eu consegui fazer os 2 revezamentos 4×100 e 4×400, conquistando com a minha equipe a medalha de ouro”, disse emocionada.

Já de volta ao Brasil, Suzy vai precisar de um tempo de férias para se recuperar de mais uma lesão e só depois poder continuar a sua jornada esportiva em 2023. Se depender dela, o hino nacional brasileiro irá continuar tocando nos pódios dentro e fora do país.

“Sentimento de gratidão a Deus e a meu povo, que sempre acreditou em mim. Trago também muitas experiências novas, como vencer não só as provas, mas vários obstáculos, como uma altitude de 3 mil metros, dificuldades de me adaptar à alimentação, mesmo assim fui forte até o fim”, disse a atleta orgulhosa desse feito histórico para a sua carreira e para o esporte conquistense.

“Sintam-se muito bem representados por mim! Estou machucada, mas também muito feliz! Sei que sozinha não teria chegado até aqui, mas com a ajuda de amigos, parceiros, patrocinadores e familiares, consegui realizar todos os meus objetivos. Agradeço à Vitória da Conquista, minha Bahia, meu Brasil, minha roça Belo Campo! Dei o meu melhor por mim e por todos vocês”.

Empresas que apoiam Suzy Ruas: Força KA, BR motos benefícios, Tia Sônia Alimentos, Andrade automóveis, Oficina malária, Terceiriza Brasil, Diox oxigênio, Unip, Paulo Rocha Barra Advogados Associados, R2 treinamento, Blog do Redação, Blog Sudoeste Digital, Blog do Jorge Amorim, TV UESB e Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista.


COMPARTILHAR