A equipe do Sudoeste Digital testou a Rampage Laramie diesel, a versão mais equilibrada da RAM, que ainda oferece as opção Rebel, de entrada, e R/T, de topo. O veículo foi cedido pela Stark, situada na Av. Bartolomeu de Gusmão, 955A – Jurema, Vitória da Conquista. Telefone: (77) 2101-1080.
Ao todo são cinco configurações já que Rebel e Laramie têm duas opções de motores, sendo um 2.0 turbo diesel de 170 cv de potência e 38,8 kgfm de torque e outro 2.0 turbo a gasolina de 272 cv e 40,8 kgfm. A R/T usa apenas o último deles.
Pelas ruas de Vitória da Conquista, após sair da concessionária Stark Jeep / RAM, os olhares na versão test drive eram firmes e atentos. Não era para menos: um conjunto belíssimo por fora conduzindo muita tecnologia embarcada.
Realmente. Não resta dúvida que o visual é bem imponente e chama atenção de todos por onde passa. A frente mais alta e espichada também ajuda na boa impressão.
A Ram Rampage é construída sobre a plataforma Small Wide 4×4, a mesma de Fiat Toro, Jeep Compass, Renegade e Commander. Além disso, usa o mesmo motor 2.0 Multijet turbo diesel.
A caminhonete mede 5,03 metros de comprimento, 1,89 m de largura, 1,78 m de altura e 2,99 m de entre-eixos, com capacidade de uma tonelada de carga na caçamba e câmbio automático de nove marchas da ZF. Um espetáculo.
A grade inspirada nas irmãs maiores dá uma cara mais robusta à Rampage, que não deixa de ter seus luxos, como nos faróis com iluminação de LED, por exemplo. A picape ainda tem rodas de 18 polegadas com acabamento diamantado e em preto brilhante. Lindo demais.
Na traseira temos lanternas verticais e guias de LED, além do desenho simplificado da bandeira dos Estados Unidos. Na tampa da caçamba uma enorme assinatura “RAM”.
Por dentro, as diferenças são ainda maiores. O volante leva a logo do carneiro e o painel é do tipo cascata e todo revestido em material macio ao toque. Já o console central é mais elevado, tem dois níveis, manopla de câmbio giratória, carregador por indução e apoia braço estreito.
O seletor rotativo de marchas é um dos charmes da cabine
O cluster de instrumentos tem uma tela de 10,3 polegadas e a multimídia tem outra de 12,3 polegadas. Essa última conecta Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tem navegador próprio, atalho para configuração dos assistentes de condução e do ar-condicionado.
Os bancos têm acabamento de couro sintético, e um desenho bem interessante. Motorista e passageiro da primeira fileira ainda têm os ajustes de encosto, profundidade e altura elétricos.
A Laramie diesel é bem mais equilibrada que as versões a gasolina. O desempenho é suficiente para a proposta e o motor ainda entrega um consumo bem melhor. Com torque máximo em 1.750 rpm, a Rampage diesel tem toda a força à disposição pisando pouco no pedal.
O mais interessante é que a picape prefere acelerações progressivas, o que aumenta o conforto na cabine. Sim, é possível acelerar mais rápido e as marchas são trocadas rapidamente (e podem até ser passadas manualmente por aletas atrás do volante), mas não é a proposta desse motor a diesel.
O câmbio automático trabalha bem nos dois casos, sem trancos. A primeira marcha funciona como uma reduzida nesse sistema. Mas nem dá para sentir falta dela no uso diário. Sem contar que a relação curta ajuda e muito no consumo da picape.
Com motor turbo diesel, a Rampage roda 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada, segundo o Inmetro. Comparando com as picapes médias (um pouco maiores e mais potentes), essa motorização garante o melhor consumo combinado de combustível. Na cidade é menos eficiente apenas que a nova Ranger 2.0 e, na estrada, supera todas.
No geral, a Rampage é bem gostosa de dirigir. A posição do motorista é bem elevada e passa mais segurança. A área envidraçada diminui os pontos cegos (com exceção da visão para traseira, prejudicada com a caçamba alta), as suspensões são mais macias que das picapes médias convencionais equipadas com eixo rígido, e tem menos rolagem de carroceria nas curvas.
A Rampage tem um isolamento acústico muito bom e a fabricante oferece quatro portas USB (duas convencionais, duas tipo C) e saídas de ar-condicionado para segunda fileira. Falando em consumo, é o melhor da categoria.
Sobre a conectividade, a Laramie diesel possui uma multimídia rápida e intuitiva. Além de conectar celulares, deixa uma série de comandos do veículo e de GPS nas mãos do motorista. A picape também tem o Ram Connect, que permite, por meio do celular, que o motorista tenha informações de revisão ou status da picape, além de mantê-la rastreada durante o dia todo e oferecer wi-fi.