AVALIAÇÃO | Conheça mais sobre a Rampage, primeiro veículo da marca Ram a ser produzido no Brasil

Aos poucos ela foi caindo nas graças do consumidor conquistense e logo alçou voos mais longos por toda a região Sudoeste, fazendo sombra nas concorrentes da categoria e respondendo por grande parte das vendas na Stark Veículos. Estamos falando da Ram Rampage, uma picape monobloco lançada em junho de 2023 e que se tornou o primeiro veículo da marca Ram a ser produzido no Brasil. Sem dúvidas, o modelo está conquistando palmo a palmo – ou roda a roda – seu espaço no disputado segmento de picapes médias.

A equipe do Sudoeste Digital foi conhecer de perto essa máquina e teve uma breve convivência com a Rampage Laramie, a versão mais vendida da gama movida a diesel. Nossas impressões estão a seguir.

O design apresenta linhas robustas, ambientadas em um produto com dimensões mais compactas, porém sem abrir mão da imponência tão amada pelos fãs da marca. A Laramie “abusa” dos cromados na parte externa e a grade frontal mostra barras horizontais atraentes, sendo uma exclusividade da versão, assim como os para-choques.

O capô tem vincos pronunciados que reforçam a impressão de robustez e a caçamba tem as laterais muito altas. Por dentro, temos uma cabine que exibe um acabamento de excelente qualidade, com destaque para o couro marrom que combina bem com a pegada sofisticada desta configuração.

Os bancos são bem anatômicos e diversas peças do interior são exclusivas da Rampage, mas outras – como os comandos do ar-condicionado e as maçanetas internas – vieram do Jeep Commander.

Ram Rampage Laramie - interior

A posição de dirigir é similar à da Fiat Toro. O condutor se senta alto como em um SUV, mas não em uma posição elevada como a de uma picape média. O motorista sente a sensação de estar em um veículo grande  e atrás, o espaço no banco é razoável para as pernas, sendo mais indicado para levar dois adultos e uma criança.

A Rampage é muito deliciosa de ser dirigida, porque além de ser bastante ágil na cidade, é muito confortável em viagens mais longas. O câmbio fabricado pela ZF é muito bem escalonado e opera de forma inteligente, fazendo as reduções com rapidez quando preciso.

A Rampage diesel tem médias de consumo de combustível de 9,9 km/l na cidade e 12,4 km/l na estrada.

Partindo para a capacidade de carga, a caçamba comporta 980 litros e a capacidade é de 1.015 kg. A tampa traseira tem abertura elétrica, inclusive por meio de dois toques em um botão na chave presencial. O fechamento precisa ser realizado de forma manual, mas a peça é bastante leve.

Enfim, os itens de série. A bem da verdade, poucas picapes vendidas no Brasil possuem um pacote de equipamentos tão generoso como a Rampage e aqui merece aplausos o pacote de assistências à condução, que inclui piloto automático adaptativo, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa de rolamento com correção de trajetória, sensor de pontos cegos, farol alto automático e alerta de tráfego cruzado.

A Ram Rampage compartilha a plataforma com a Fiat Toro, a SmallWide, mas a engenharia não poderia simplesmente trocar o logo e mais algumas peças para criar a Rampage. O resultado é que as duas picapes compartilham muito pouco, já que a estrutura recebeu novos aços e, visualmente, nenhuma peça é semelhante – muito da Rampage veio do Jeep Commander, outro projeto local.

Os sites especializados partilham da mesma concepção da nossa equipe, ao enfatizar que, para criar a Rampage toda a equipe de desenvolvimento se preocupou em fazer uma verdadeira Ram, mesmo que em um pacote compacto.

“Com 5.028 mm de comprimento, é imponente pelo porte e muito vai no jogo de design – muita gente que a viu na rua julgava que era um modelo maior, mas percebeu que estava acima da Fiat Toro, por exemplo. Na Rampage Laramie, isso é reforçado pela grade cromada em frisos, além dos demais pontos cromados, inclusive um para-choque traseiro em metal, e nas rodas de 18″ diamantada”, observou o jornalista especializado Leo Fortunatti.

A missão da Ram Rampage com o motor 2.0 turbodiesel é essa. Roubar clientes das picapes médias tradicionais turbodiesel ao oferecer esta mecânica em um pacote tecnológico superior por um preço inferior, até mesmo quando compara a suas versões com o Hurricane4. Além de toda a aura da marca, a Rampage precisava carregar o estilo das suas irmãs maiores. Confira preços ou entre em contato clicando AQUI


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