O inverno começa no Hemisfério Sul às 11h58 desta quarta-feira (21). Em Vitória da Conquista, depois de um outono com temperaturas mais altas do que a média e com poucas chuvas, os primeiros dias da nova estação devem ser de frio intenso.
De acordo com as previsões dos modelos meteorológicos e institutos de meteorologia, as temperaturas começam a cair no início da semana e até a sexta-feira (23) as mínimas podem chegar à casa dos 11ºC. Já as máximas dificilmente passarão dos 25ºC, mesmo com a predominância de sol em alguns momentos do dia.
As previsões também indicam que a sensação de frio em locais abertos pode cair abaixo dos 10ºC nos momentos mais frios do dia por conta dos ventos constantes, com rajadas que podem chegar aos 40 km/h. Além disso, alguns institutos apontam que deve garoar em períodos do início da semana.
Para próxima semana, as previsões de momento indicam que o frio deve ficar mais brando, no entanto, as temperaturas ficarão em um patamar mais baixo do que nos últimos dias do outono, e seguirão assim com o avanço da estação, com algumas variações para baixo ou para cima.
Localizada a mais de 900 metros de altitude, a cidade de Vitória da Conquista é uma das mais frias da Região Nordeste do país, característica que lhe rendeu o apelido de “Suíça Baiana”. Em 2022, o inverno foi um dos mais intensos já registrados na cidade, com ocorrência de uma das menores temperaturas já registradas pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A meteorologia já confirmou que o El Niño forte já está em formação. Esta condição costuma proporcionar mais chuvas na metade Sul do Brasil, e em menor volume e com temperaturas mais elevadas na metade Norte. Mesmo assim, o inverno deve ter momentos bem rigorosos na terceira cidade mais populosa da Bahia. | com informações da Ag. Sertão.