SAÚDE | Vacinação contra a gripe é ampliada para todas as idades

A vacinação contra influenza está liberada para todas as pessoas acima de 6 meses de idade, conforme anunciado pelo Ministério da Saúde. Um novo lote com 12 mil doses será recebido, ainda hoje, para reabastecer as unidades.

Em Conquista a vacina está disponível nas unidades de saúde do município, dentro do horário de funcionamento das salas de vacina, exceto nas unidades sentinelas Nova Cidade, João Melo, Solange Hortélio e Morada dos Pássaros. Nessas, o atendimento está sendo prioritário para os pacientes com sintomas suspeitos de dengue e síndromes gripais, por conta do período emergencial.

A campanha de vacinação contra a gripe foi iniciada em 18 de março para os grupos-alvo de maior vulnerabilidade e, até momento, cerca de 28 mil pessoas já se vacinaram no município.

A ampliação para toda a população visa aumentar a cobertura vacinal e, consequentemente, colaborar na redução das complicações e internações causadas pela gripe. “Já estamos num período que tem registrado queda das temperaturas e esse cenário é favorável para o adoecimento por vírus respiratórios. Então, precisamos reforçar a imunidade, principalmente dos idosos, gestantes e crianças, para evitarmos surtos e nos proteger no inverno”, alertou a coordenadora de Imunização do município, Mariana Fernandes.

Para se vacinar na unidade de saúde, basta apresentar um documento com CPF e cartão de vacina. As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez deverão tomar duas doses, com intervalo de 30 dias.

A identificação do vírus influenza ocorre durante todo o ano no Brasil, com a transmissão aumentando rapidamente em algumas estações do ano. Os casos podem variar de quadros leves a graves e levar também a óbito. É uma infecção respiratória aguda causada pelos tipos A, B, C e D, sendo os vírus A e B responsáveis pela epidemias sazonais. Por isso, a vacina é atualizada anualmente e quem se vacinou no ano passado também deve garantir a imunização contra a influenza neste ano para se proteger das variantes e subvariantes atuais, além das passadas.


COMPARTILHAR