SAÚDE PÚBLICA MUNICIPAL | “Filas da vergonha” estão se formando para marcação de consultas, critica Márcia Viviane

Na Sessão Ordinária desta quarta-feira, 27, da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Márcia Viviane (PT) iniciou seu pronunciamento parabenizando o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), na pessoa do secretário de Justiça e Direitos Humanos, Felipe Freitas, que está participando da Caravana dos Direitos Humanos.

Em sua fala, a parlamentar também pautou a saúde. Conforme apontou, a Secretaria Municipal de Saúde continua atuando em regime de “turnão”, mesmo com o pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em rede nacional, que esclareceu que não haverá perdas financeiras no Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

“A gente viu na semana passada a fila da vergonha se formando mais uma vez na Central de Marcação de Consultas. Talvez, por essa fila da vergonha ser ao lado da janela da prefeita, é que ela tem a intenção de retirar esse serviço e levar para um equipamento que está sendo alugado, na antiga Padre Gilberto, no valor de R$45 mil reais”, declarou.

Ainda segundo Viviane, essa é uma tentativa de esconder essas enormes filas da população e a Comissão de Saúde precisa voltar a fazer as fiscalizações. Além disso, apontou para algumas ações do Governo Lula, voltadas para a área da saúde.

Alguns dos próximos feitos para a saúde pública nacional são as várias ampliações para a atenção primária, o retorno do programa Mais Médicos, o reforço das campanhas nacional de imunização, o credenciamento de novas equipes de saúde da família e equipes multidisciplinar, que estavam represadas há anos no Ministério da Saúde.

Para concluir, disse que Vitória da Conquista precisa estar preparada para receber essas ações do Governo Federal.


COMPARTILHAR