O Hospital Crescêncio Silveira (HCS) é uma unidade do Complexo Hospitalar de Vitória da Conquista (CHVC) que, além de possuir leitos clínicos, é responsável por ofertar assistência especializada em Saúde Mental.
Por se tratar de um centro de referência, o HCS tem atuado na promoção do conhecimento e na capacitação contínua dos servidores. Mensalmente, a unidade organiza ações que abordam temas relacionados aos Transtornos Mentais, Transtornos de Personalidade e Emergências Psiquiátricas.
Na tarde da segunda-feira (20), o foco do encontro foi para o Transtorno Afetivo Bipolar (TAB), uma condição que provoca alterações no comportamento e leva o paciente a oscilar entre momentos de euforia e depressão repentinamente. A frequência e a intensidade do quadro variam, podendo ser moderadas ou graves.
A capacitação contou com a participação de psiquiatras, psicólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e demais profissionais que atuam no atendimento e suporte aos pacientes com transtornos mentais. A troca de experiências e o aprofundamento nos aspectos clínicos, terapêuticos e sociais do TAB foram destaques durante a ação do HCS.
“Apesar de difícil de ser identificado, o transtorno bipolar começa na adolescência ou no início da idade adulta e pode ocorrer em paralelo com outros problemas, como abuso de substâncias e comportamento irregular na escola ou em local de trabalho”, afirma a enfermeira Lygia Matos, Coordenadora Administrativa do HCS. “O TAB não tem cura, mas é possível controlar as alterações de humor com medicamentos específicos e acompanhamento com tratamento psicoterápico”.
As ações mensais promovidas pelo Hospital Crescêncio Silveira têm como principal objetivo alcançar um bom desempenho na formação contínua de seus servidores, sempre voltando a atenção para a qualidade e humanização dos serviços oferecidos aos usuários. A próxima capacitação já está marcada para a primeira quinzena do mês de dezembro.
Ascom/HGVC