É comum na cultura nordestina ver um ofício ser passado de geração para geração. E com o forró, uma das maiores tradições do Nordeste, não poderia ser diferente. Assim, celebrado por pais e filhos, aconteceu a abertura do Arraiá da Conquista nessa terça-feira (20), no Centro Cultural Glauber Rocha.
A primeira música tocada na noite foi o clássico “Eu só quero um Xodó”, assinado por Dominguinhos e interpretado por sua filha, a cantora Liv Morais. Dominguinhos, que é um dos maiores nomes do forró de todos os tempos, foi lembrado com várias outras canções que, segundo a própria cantora, “foram uma declaração de amor ao pai”, falecido em 2013.
O mesmo apelo ao tradicionalismo do forró partiu da segunda apresentação, do cantor Val Macambira. Paramentado com um figurino especial, ele fez um show repleto de cores, coreografia e muita animação. “Gostaria de parabenizar a Prefeitura pelo cuidado em manter a tradição do São João com essas atrações”, salientou o cantor.
Encerrando a noite, a forrozeira Lara Amélia trouxe uma roupagem moderna e pesada aos clássicos do forró. Lara, que é filha de Flávio José, destacou a responsabilidade e a felicidade de tocar em um mesmo evento que o pai. “Vitória da Conquista é um palco que eu gostaria de vir há muito tempo. Noto que estão aparecendo novos artistas que, assim como eu, têm a pretensão de deixar o forró cada vez mais vivo”, complementou a cantora.
A prefeita Sheila Lemos participou da festa, cumprimentou os artistas e fez questão de visitar as barracas e cada ponto da festa. “É uma alegria muito grande proporcionar esse Arraiá, com artistas de primeira qualidade, e principalmente com o compromisso de resgatar a tradição do verdadeiro São João”, afirmou a prefeita.
Grande atração da noite – Outro grande ícone do forró, Flávio José, arrebatou a multidão, que lotou o espaço para ouvir os grandes sucessos do artista. Flávio, além de músico, é um militante da tradição do forró, e em entrevista à imprensa fez questão de enfatizar a necessidade da preservação da cultura nordestina. Ele cumprimentou a prefeita Sheila Lemos pela organização do evento: “Estou muito feliz em tocar aqui mais uma vez, nesta terra de grandes artistas e de um povo que tanto ama essa festa”, destacou Flávio José.
O pequeno Davi Marques esteve no camarim para conhecer seu ídolo e, junto com os pais, Lidiane e Lisandro Marques, e o avô, Isaías, foram recebidos pelo artista. Isaías contou que tem o costume de passar para o neto as músicas de Flávio José e também o presenteou com um pequeno acordeom. “Desde novinho, ele dorme embalado ao som da sanfona de Flávio José e é apaixonado pelo instrumento”, revelou o avô.
“Essa é a realização de um sonho para toda a nossa família, e tenho certeza de que nós, e ele, guardaremos o momento para a posteridade”, completou Lidiane.