A 20ª legislatura da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) terá início a partir das 14h30 desta quarta-feira, 1º, com a cerimônia de posse dos 63 parlamentares. Dos deputados estaduais que formam a composição da ALBA, 38 são reeleitos e 25 são novatos, o que mostra 39,38% de renovação na casa.
Dois dos parlamentares que saíram vitoriosos das urnas em 2022 se licenciarão para gerir secretarias estaduais dentro do governo Jerônimo Rodrigues (PT). Ângelo Almeida (PSB) será o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), enquanto Osni Cardoso (PT) assume a secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).
Para o lugar dos dois parlamentares, que tomarão posse simbolicamente e logo após se licenciam para assumir o compromisso com o governo estadual, serão convocadas as deputadas suplentes Fabíola Mansur (PSB) e Neusa Cadore (PT).
A expectativa é de que a base governista seja maioria nesse primeiro momento. Com a possível adesão do PL, a conta é de que 43 dos 63 deputados votem com o governo Jerônimo, já que o PP, que rompeu com a base do governo em março do ano passado, retomou a aliança após reunião com Jerônimo Rodrigues (PT) nesta terça-feira, 31.
A cerimônia será conduzida por Nelson Leal (PP), já que o último presidente eleito à Presidência da Alba, Adolfo Menezes (PSD), concorre à reeleição no cargo e deve sair vitorioso. O líder do governo na nova legislatura será Rosemberg Pinto (PT), enquanto na oposição a liderança ficará a cargo de Alan Sanches (UB) e a vice-liderança será comandada por Emerson Penalva (PDT).
Já nas lideranças partidárias, estão definidos os nomes de Robinson Almeida (PT) à frente da Federação PT, PCdoB e PV, e Niltinho (PP), no Progressistas (PP).