CONQUISTA | Produtores rurais recebem mudas do “Palmas para Conquista”

Mais de 750 mil mudas de palmas para 150 agricultores em apenas quatro meses. Esses são os números do Programa de Convivência com o Semiárido Palmas para Conquista, iniciativa pioneira promovida pela Prefeitura de Vitória da Conquista.

Mais uma entrega aconteceu na fazenda do Programa, localizada em Quatis dos Fernandes, na última sexta-feira, 21. Cada um dos agricultores recebeu 5 mil mudas.

Um desses produtores foi Verilton Oliveira (abaixo), do povoado do Periperi. “A Prefeitura está investindo em um dos tripés da pecuária, que é a genética, pois essa palma é resistente a Cochonilha do Carmim.

Isso dá segurança e vai melhorar bastante a produção. Pra mim, juntamente com a venda subsidiada do milho, foi os dois grandes projetos públicos para beneficiar o médio e pequeno produtor de Vitória da Conquista e incentivá-lo a ficar no campo”, comentou Verilton.

Cada produtor, ao receber as palmas, firma o compromisso de devolver à Prefeitura as 5 mil mudas, após o período de um ano. Ao longo desse tempo, eles irão aplicar as técnicas de cultivo intensivo aprendidas através de uma capacitação realizada pela Administração Municipal em parceria com o Sebrae. Com isso, eles terão um rendimento muito maior, e além de manter sua própria produção de palmas, vão conseguir beneficiar novos produtores.

“Tão logo passe o período de Carnaval, nós daremos continuidade à colheita e distribuição de mais mudas para os produtores”, informou o coordenador de Fomento à Agricultura Familiar, Reuber Matos. 

Segundo ele, novas capacitações serão realizadas e novos agricultores cadastrados. “O governo dá total apoio ao Palmas para Conquista, tanto é que foi disponibilizado mais um carro para fazer a logística, adubo e ferramentas, todos os insumos necessários para que o programa continue com sucesso que já tem alcançado”, completou.

O Palmas para Conquista é viabilizado por apenados que estão em regime semiaberto, por meio do projeto Começar de Novo. Para dar continuidade a essas iniciativas pioneira na Bahia, a Prefeitura de Vitória da Conquista está renovando o convênio com a Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização do Estado da Bahia (Seap-BA) e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). | Ascom/PMVC


COMPARTILHAR