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ELEIÇÕES 2018 | Como consultar o local de votação

Eleitor pode consultar local de votação no site do TSE (Foto: Fabio Tito/G1)
O eleitor que souber qual é o seu local de votação poderá votar mesmo sem o título eleitoral em mãos – bastará levar qualquer documento oficial com foto. Veja como consultar o seu local de votação.

Como consultar o local de votação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem uma ferramenta que permite a consulta dos números do título, da zona eleitoral e também do endereço da seção de votação (clique aqui para consultar o local de votação). Precisa indicar nome completo, data de nascimento e nome da mãe.

Também é possível ter acesso a informações pela Central do Eleitor do seu estado. Na Bahia, o site é: www.tre-ba.jus.br/

MAIQUINIQUE | Disfarce policial ajuda a prender acusado de estuprar neta de 11 anos


Um homem foi preso, na manhã desta terça-feira (11), suspeito de abusar sexualmente de sua neta de 11 anos. Diolino Pereira Silva, de 57 anos (imagem), teve o mandado de prisão preventiva cumprido na zona rural do município de Maiquinique, no sudoeste da Bahia.

Segundo a Polícia Civil, os policiais da Delegacia Territorial de Maiquinique tiveram que se vestir como trabalhadores rurais, evitando que o estuprador fugisse, ao notar a presença da equipe. O suspeito foi encaminhado ao sistema prisional.

A vítima, que está sendo acompanhada por um psicólogo, relatou que o avô a ameaçava, evitando que ela o denunciasse. Além disso, Diolino já havia sido apontado como responsável por estuprar duas meninas de 10 anos, em 2013.

BOLETIM DA POLÍCIA CIVIL

21ª Coorpin-Itapetinga
DT de Maiquinique
CUMPRIMENTO DE MANDADO DE PRISÃO PREVENTIVA

A Polícia Civil da Bahia prendeu na manhã de hoje a pessoa de DIOLINO PEREIRA SILVA, de 57 anos de idade, acusado de crimes de estupros de vulneráveis.

DIOLINO foi inicialmente acusado de haver molestado sexualmente uma cunhada e uma amiguinha dela, ambas de 10 anos de idade, quando passavam férias na casa dele, na Região da Água Bela, zona rural do município de Maiquinique, fato ocorrido no ano de 2013, estando o processo em curso na Comarca de Macarani.

Há 20 dias DIOLINO foi novamente apontado como suspeito de estar abusando sexualmente da própria neta de 11 anos de idade. Ouvida no inquérito policial instaurado para apurar o fato, a vítima confirmou a denúncia relatando que os abusos ocorriam desde de que ela tinha 05 anos de idade, sempre que ela por alguma razão ia à casa do avô, inclusive nas visitas familiares que seus pais faziam a ele. Disse ainda que ele a ameaçava dizendo que se contasse a alguém que ele seria preso e culpa seria dela, conseguindo assim o seu silêncio.

Diante dessa nova denúncia foi representado pela decretação da prisão preventiva do suspeito, sendo o pedido deferido pela MM Juíza da Comarca de Macarani na tarde da última quinta-feira, dia 06/09/2018, e cumprido na manhã de hoje.

O suspeito reside em local de difícil acesso e para prendê-lo foi necessário que os policiais civis se disfarçassem de trabalhadores rurais para se aproximarem dele sem levantar suspeitas.

A vítima está recebendo apoio psicológico e o preso será recolhido na carceragem da DT de Maiquinique à disposição da Justiça.

FONTE: DPC Irineu Andrade

BAHIA | Helicóptero é usado no combate a incêndio na Serra do Tromba, na Chapada Diamantina


Um incêndio florestal de grandes proporções atinge a Serra do Tromba, no município de Piatã, na Chapada Diamantina na Bahia, informou nesta terça-feira a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).


Ainda não se sabe o tamanho da área atingida e nem o dano causado à fauna e à flora. O incêndio, de acordo com a Sema, já dura dois dias e ocorre em local de difícil acesso, por isso um helicóptero do Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar auxilia no combate ao fogo. As informações são de Mário Bittencourt para o Correio 24 Horas.
O helicóptero, que já está no local, atua no transporte dos combatentes (voluntários e do Corpo de Bombeiros), equipamentos, ferramentas e logística necessária, e realiza combate direto através da utilização do bambi-bucket, uma espécie de bolsa para lançamento de água no combate aéreo a incêndios.
“O helicóptero é imprescindível para a atuação dos brigadistas voluntários da Brigada Voluntária Altitude Ambiental, e dos militares do Corpo de Bombeiros da Bahia. A Brigada relatou a dificuldade de acesso e a complexidade do incêndio, que iniciou na base da serra e subiu com velocidade”, diz uma nota da Sema.
O local atingido pelas chamas não tem acesso via terrestre, o que inviabilizou ações efetivas de atuação dos brigadistas e Corpo de Bombeiros. De acordo com a Sema, as nascentes do Rio de Contas, que ficam na região da Serra do Tromba, não foram atingidas pelo incêndio, cujas causas estão ainda serão investigadas.
“Estamos monitorando a situação junto ao Corpo de Bombeiros Militares da Bahia e equipe técnica do Inema [Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos], para garantir ações estratégicas rápidas que minimizem os danos ambientais. Chamamos a atenção para os cuidados de prevenção aos incêndios florestais que se acentuam a partir dos próximos meses”, completa o comunicado da Sema.
Boqueirão da Onça
No Parque Nacional do Boqueirão da Onça, no Norte da Bahia, onde outroincêndio queimou uma área de Caatinga equivalente a mais de 3 mil campos de futebol, o fogo está praticamente controlado, segundo informações do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio).
“Começamos hoje (terça-feira) a desmobilização das equipes, tendo em vista que não se precisa mais de tanta gente para fazer o trabalho. Quinze brigadistas que vieram da Chapada já foram dispensados, e amanhã vamos desmobilizar mais ainda. Estamos apenas monitorando alguns focos para que eles não voltem a queimar a área”, declarou a analista ambiental do ICMBio Camile Lugarini, chefe do parque nacional.
Iniciado no dia 28 de agosto, o fogo, no total, mobilizou 77 brigadistas da Bahia, Tocantins, Pernambuco, Rio de Janeiro e Distrito Federal. Ainda não se sabe as causas do incêndio – a perícia que apura o caso será iniciada. O fogo matou dezenas de animais, sobretudo mamíferos e répteis.
O Parque Nacional Boqueirão da Onça, com 851 hectares, é dividido em duas áreas: uma unidade de conservação permanente, de 345.378 hectares, e uma Área de Proteção Ambiental (APA), de 505.680 hectares. O parque abrange as cidades de Sento Sé, Campo Formoso, Sobradinho, Juazeiro e Umburanas.
A área atingida pelo fogo fica quase em sua integridade na região da cidade de Sento Sé, ao oeste do parque. “É uma área de serras, não pega a parte dos sítios arqueológicos que tem na região (cerca de 3 mil), mas traz muita preocupação com relação à fauna e à flora, sobretudo por causa das espécies endêmicas”, disse Lugarini.
Durante as ações de combate aos focos de incêndio foram vistas fezes frescas de onças, um sinal de que o local do incêndio é de passagem desses animais, um dos motivos principais para a criação da área de preservação.
Estima-se que no Parque Nacional do Boqueirão da Onça haja pouco mais de 30 onças pintadas e cerca de 200 onças pardas. A flora nativa apresenta grande diversidade – recentemente, 97 novas espécies foram catalogadas.
Para o pesquisador José Alves Siqueira, doutor em biologia vegetal pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o incêndio é criminoso. “Não há fenômeno climático que justifique essa tragédia”, disse.
“O prejuízo é incalculável, há uma quantidade enorme de espécies que não são vistas a olho nu e que são perdidas por causa de um incêndio desses, todas essenciais ao bioma Caatinga. Para voltar a área original, agora só daqui a 40 a 70 anos”, estima.

BAIXE AQUI – Devinho Novaes lança novo CD; #TBTdoBoyzinho

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O cantor Devinho Novaes, que se apresenta no próximo sábado (15) em Vitória da Conquista, acaba de lançar seu novo trabalho. Seus CDs costumam passar dos dez milhões de execuções e agora ele está lança um novo projeto, chamado TBT do Boyzinho. O novo CD pode ser baixado AQUI NESTE LINK DIRETO.
O mais curioso é que como o cantor tem uma agenda lotada com shows por todo o Brasil, ele não tem muito tempo para ir ao estúdio gravar seus CDs e foi por isso que ele montou um estúdio móvel no ônibus em que viaja pelos estados. Ao todo, a gravação durou por quatro dias entre viagens pelos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Piauí e Bahia. 

NOTÍCIAS DO MANDATO – Por um trânsito mais seguro, Nildma terá reivindicações atendidas

Imagem: Redes sociais/arquivo
Nos próximos dias haverá alterações no trânsito na Avenida Frei Benjamin, zona oeste de Conquista. O anúncio, feito nesta terça-feira (11), pelo secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro, prevê nova sinalização e estacionamento veicular apenas em lateral da via, ao contrário do que ocorre atualmente, com paradas em ambos os lados.
As mudanças atendem a várias reivindicações da vereadora Nildma Ribeiro (PC do B). Em maio deste ano, por exemplo, Nildma Ribeiro cobrou uma intervenção da Prefeitura para que fossem evitados novos acidentes de trânsito, como os que frequentemente ocorrem na Avenida Frei Benjamin, zona oeste da cidade e uma das artérias mais extensas de Conquista. RELEMBRE AQUI

Resultado de imagem para nildma ribeiroEm seus discursos na tribuna, a vereadora tem sustentado que a situação atual da avenida é preocupante. Durante pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal, também este ano, ela apresentou uma indicação de instalação de uma ciclovia e estacionamento unilateral na via, como alternativa para amenizar o problema.

Em outra sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, em 27 de junho deste ano, a vereadora destacou outra Indicação apresentada por ela, solicitando um estudo de viabilidade de implantação de um estacionamento em frente à feira do Patagônia, na tentativa de reduzir o impacto comercial do reordenamento do trânsito realizado na Avenida Frei Benjamin. RELEMBRE AQUI.

DUPLICAÇÃO DA BR-116 EM CONQUISTA – Viabahia vai recorrer de determinação do MPF

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Imagens:Redes sociais

Apesar de sustentar que ainda não foi formalmente intimada da decisão do Ministério Público Federal (MPF), que determina a duplicação dos subtrechos 15 a 20 da BR-116 – a partir do km 735 até a divisa com Minas Gerais, a Viabahia Concessionária de Rodovias S/A, deu sinais de que irá recorrer. A informação foi dada ao Sudoeste Digital pela direção da empresa, por meio da assessoria de comunicação.
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Em nota a este site, a concessionária esclarece, ainda, “que o Contrato de Concessão firmado com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) prevê a possibilidade de revisão, a cada cinco anos, das obrigações assumidas, o que também é assegurado pela legislação vigente”.

Ainda segundo a Viabahia, “a ANTT está analisando propostas e alternativas mais eficientes para assegurar um fluxo de tráfego mais seguro e confortável para o público usuário, no trecho da BR-116 sob concessão da Viabahia”. Por fim, informa que a sentença referida na nota divulgada não é definitiva e pode, ainda, ser discutida em outras instâncias de julgamento.

Ao final da nota, a Viabahia explana que “reitera o seu compromisso de atuação séria, transparente e assertiva, visando a prestar o melhor serviço para o usuário”.

O QUE RECOMENDA O MPF

A pedido do Ministério Público Federal (MPF) em Vitória da Conquista, a Justiça Federal determinou, na última terça-feira, 4 de setembro, que a Viabahia Concessionária de Rodovias duplique os subtrechos 15 a 20 da BR-116 – a partir do km 735 até a divisa com Minas Gerais. As informações são da Ascom do MPF.

A concessionária terá o prazo de 180 dias para apresentar à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) os projetos e licenciamentos de execução das obras, e mais 12 meses para concluir a duplicação de cada subtrecho, sem a possibilidade de revisão contratual. Além disso, deverá pagar R$ 5 milhões por danos morais coletivos, referentes ao atraso nas obras.

Entenda o caso – Em 2009, a União concedeu à Viabahia a exploração das rodovias federais BR-116 (entre Feira de Santana e a divisa da Bahia com Minas Gerais) e BR-324 (entre Salvador e Feira de Santana).

Em contrapartida, a concessionária tinha a obrigação de executar obras de recuperação, manutenção, conservação e ampliação da capacidade das rodovias, com a remuneração proveniente do pedágio. Um dos tipos de obras de ampliação está condicionado ao volume de tráfego: quando determinado trecho da rodovia alcançasse um número previamente estipulado de tráfego diário de veículos, a concessionária teria a obrigação de ampliá-lo.

Os trechos 15 a 20 da BR-116 (totalizando 199 km) deveriam ter sido duplicados, pois, desde 2011, alcançaram o tráfego de 6.500 veículos diários. De acordo com as cláusulas de contrato, a Viabahia iniciaria as obras, divididas em 5 etapas, a partir de setembro de 2013.

A quinta e última etapa deveria ser concluída em setembro deste ano, no entanto, a obra não foi nem iniciada. Em novembro de 2017, o MPF ajuizou ação por conta do descumprimento de tais obrigações por parte da concessionária.

De acordo com a ação do MPF, na escala de excelência e qualidade do serviço oferecido nas rodovias (estabelecida pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) – sendo “A” o nível mais alto e “F” o serviço mais precário –, os trechos em questão atingiram o nível E ainda em 2014. Conforme o Programa de Exploração Rodoviária, esse nível é caracterizado por “baixo conforto físico e psicológico do motorista, em virtude da elevada quantidade de veículos, o que limita a liberdade de manobra e torna a rodovia vulnerável a engarrafamentos de grande extensão. Ademais, o percentual do tempo gasto em filas é maior que 80% e as condições de operação são instáveis e de difícil previsão. Além disso, aumentam-se os riscos de acidentes”.

Ainda segundo o MPF, embora haja três processos administrativos para apuração da infração e aplicação de penalidade, a ANTT não aplicou à Viabahia nenhuma punição significativa, o que configura omissão do seu dever de fiscalizar efetivamente o contrato.

Obrigações – A Viabahia deverá duplicar o trecho da BR-116, observando os prazos de 180 dias para apresentação à ANTT de todos os projetos e licenciamentos necessários à execução das obras e de 12 meses para conclusão de cada subtrecho, a partir da aprovação dos projetos, respeitando o limite de 90 km por ano. Caso os prazos não sejam cumpridos, a concessionária pagará multa de R$ 50 mil por dia de atraso.

Além disso, as rés não poderão realizar qualquer ato que tenha em vista a revisão da cláusula do contrato, de modo que mantenham a obrigação de duplicar os respectivos subtrechos. A Justiça determinou ainda que a Viabahia pague R$ 5 milhões por danos morais coletivos e que a ANTT fiscalize efetivamente o contrato de concessão da BR-116, em especial as obras de duplicação.

EDITORIAL | Quando a ausência do ônibus se transforma em lúdica e valiosa lição

Ao construirmos este editorial, com igual cuidado que sempre norteou a nossa posição em favor do transporte público de qualidade, pretendemos mostrar que a ausência do ônibus coletivo se transforma em lúdica e
valiosa lição. Vamos aos sólidos argumentos que alicerçam o título acima.

A maior das  lições: 

“Que vanzeiros a serviço do transporte clandestino não são uma ‘benção que deveria ser recebida com suco e gelo como se  repetiu por reiteradas vezes em rádios e blogs”;

“Que as linhas desassistidas pela finalizada Viação Vitória não foram acudidas pelos vanzeiros”;

“Que os vanzeiros clandestinos, inegavelmente, não garantem os direitos sociais daqueles que menos podem”;

“Que os vanzeiros clandestinos não têm compromisso com o bem público, que é o transporte para todos”;

“Que os vanzeiros são um “modal excludente”, escolhendo onde, como e quando operar e quem transportar”

A Vitória da Conquista universitária, de empreendedores e politizada, testou a amarga teoria do “valor agregado” dos vanzeiros, como alguns defendiam e, no momento, experimentam  e assistem a falência do transporte público, que verdadeiramente contribui com  a economia local. 

Metade da extensão territorial urbana da terceira maior cidade da Bahia (atrás apenas de Salvador e Feira de Santana) ficou 100% sem ônibus por dias e algumas localidades ainda continuam sem esse serviço, com outras parcialmente atendidas.

A exclusão social se instalou e se expande a largos passos, atingindo estudantes sem meia-passagem, idosos e pessoas com deficiência, sem as gratuidades. A esses últimos, única e temerária escolha:
“paga-se a passagem no clandestino e não se compra o essencial medicamento”.

Mesmo diante do esforço hercúleo da Viação Cidade Verde em tentar acudir parcialmente as linhas desassistidas, está longe a solução.

Mais dramático é saber da real possibilidade de que tudo poderá piorar ainda mais com um apagão geral no transporte público.

Especialistas no assunto afirmam que, a continuar essa devastadora clandestinidade que assola o transporte público, com mais de 600 veículos, a Viação Cidade Verde – que dá um certo tom de ordem – de que ainda existe transporte público na cidade, poderá sucumbir como a Viação Vitória  ou abandonar, antes disso, a cidade de Vitória da Conquista.

É público que o governo  municipal, em vão, tentou atrair empresas para substituir a Viação Vitória. Mas a pergunta que não quer calar: Quem investiria  milhões em um cenário caótico como esse?

POR ORA, O QUE TEMOS É A VIAÇÃO CIDADE VERDE 

O que se vê nos grupões de whatsapp, comum em nossa cidade, é que alguns insistem no mesmo erro,  criticando algo necessário. Porém as críticas, salvo engano, estão na direção equivocada. Criticam neste caso o efeito (ausência de ônibus) e não as causas (vans clandestinas) motivo da ausência.

Criticar a ausência de ônibus ou a empresa de ônibus só é explicável se o interesse for político.

REFLEXÕES: 

“PESSOAS RECLAMAM DOS HORÁRIOS DOS ÔNIBUS”
“                  RECLAMAM DA QUALIDADE DOS ÔNIBUS”
”                  RECLAMAM DA FREQUÊNCIA DOS ÔNIBUS”
”                  RECLAMAM DA TARIFA DO ÔNIBUS”

Na relação causa e efeito, os resultados (ausência do ônibus) estão perdidos no tempo e no espaço.
Nossos meios de comunicação, políticos e a própria população precisam fazem a pergunta:

“Quais os eventos evidentes que movimentaram as causas antecessoras dos efeitos que tanto reclamamos? A falta do ônibus? A tarifa elevada?

Nesse caso, entenda-se por efeitos a ausência do ônibus e por causas, a clandestinidade.

O que nos motivou a escrever este editorial foi justamente os reclames que nos chegam, de moradores de algumas regiões. Apenas uma deles como exemplo:

PRADOSO E BAIXÃO:

Fomos pesquisar. Por lá circulam cerca de 15 clandestinos contra um ônibus. O que ocorre nessa relação causa e efeito?

Os que podem pagar pelo passagem, pensando economizar  alguns centavos, viajam de vans e encaminham seus filhos estudantes, pais, parentes idosos ou deficientes para os ônibus. Só que estas pessoas que dão preferência aos clandestinidade prejudicam a região em se tratando do necessário transporte público. 

Na relação causa e efeito as pessoas, erroneamente, culpam o ônibus, insistindo em não enxergar que o culpado pela exclusão social em sua região é a clandestinidade sustentada pela própria população.

Finalizando, quem menos pode pagar, pagará a fatura que banca a clandestinidade Os pasageiros.

Na mesma penúria os empresários, que geram empregos e pagam impostos, arcarão com um vale-transporte mais caro do que deveria, por conta da clandestinidade que retira do sistema os passageiros que ajudariam a manter esse mesmo sistema.

Enfim, a grande lição :

A CLANDESTINIDADE VAI IMPOR, NA RELAÇÃO CAUSA E EFEITO, A PASSAGEM MAIS CARA QUE CONQUISTA JÁ EXPERIMENTOU.

INTERMUNICIPAL 2018 – RESTAM 15 VAGAS NA 2ª FASE DO CAMPEONATO


A uma rodada do final da primeira fase, 33 Seleções se garantiram na próxima fase. Apenas 15 vagas seguem abertas e serão definidas no próximo domingo (16). Sapeaçu, Ituberá, Itabuna, Barra do Choça e Macarani deram adeus à competição. Veja quais as seleções ainda vivas no campeonato.

CLIQUE AQUI e confira todos os resultados da 5ª rodada


Euclides da Cunha, Cipó, Valente, Campo Formoso, São Domingos, Conceição do Coité, Retirolândia, Itaberaba, Morro do Chapéu, Conceição da Feira, Santo Amaro, Cachoeira, Saubara, Maragojipe, Ubaitaba, Santo Antônio de Jesus, Valença, Itajuípe, Uruçuca, Ubatã, Brumado, Paratinga, Itambé, Itororó, Vitória da Conquista, Arataca, Itapé, Ibicaraí, Itapetinga, Eunápolis, Pau Brasil, Itamaraju e Porto Seguro seguem vivas na busca pelo sonhado título.

Dos 16 grupos, seis já têm os classificados definidos. São eles o Grupo 2, com Valente, Campo Formoso e São Domingos; Grupo 7, com Cachoeira, Saubara e Maragojipe; Grupo 9, com Ubaitaba, Santo Antônio de Jesus e Valença; Grupo 10, com Itajuípe, Uruçuca e Ubatã; Grupo 12, com Itambé, Itororó e Vitória da Conquista; e Grupo 15, com Itapetinga, Eunápolis e Pau Brasil.

Apenas no Grupo 8 nenhuma seleção garantiu vaga antecipada. Ubaíra, Ipiaú, Jaguaquara e Ibirapitanga prometem muita emoção e disputas acirradas na sexta rodada pelas três vagas na segunda fase.

Já Sapeaçu, Ituberá, Itabuna, Barra do Choça e Macarani deram adeus à competição. As três entrarão em campo no próximo domingo apenas para cumprir tabela e se despedirem dos seus torcedores.

Destaques da rodada – Nesse domingo (9), pela quinta rodada, o principal destaque foi a Seleção de Cipó. Fora de casa, os cipoenses golearam Paulo Afonso por 4 a 1.

Destacaram-se, também, as Seleções de Conceição do Coité, Itaberaba, Lauro de Freitas, Saubara, Cachoeira, Ubaíra, Ubaitaba, Itajuípe, Uruçuca, Paratinga, Vitória da Conquista, Itapetinga, Porto Seguro e Itamaraju. Estas superaram a a força das torcidas adversárias e venceram seus jogos longe de suas casas.

Invictas – Euclides da Cunha, Morro do Chapéu, Santo Amaro, Cachoeira, Itajuípe, Itambé, Arataca e Itamaraju ainda não conheceram o sabor da derrota. Sem perder sequer um jogo, as oito seguem invictas no campeonato.

As últimas classificadas e os 24 confrontos da segunda fase serão conhecidos no próximo domingo (16), a partir das 15h, com a sexta e última rodada da fase de classificação.

*A Seleção de Luís Eduardo Magalhães não conseguiu chegar ao local do duelo com Brumado. O presidente da Liga Desportiva de Luís Eduardo Magalhães informou à Federação Bahiana de Futebol que o ônibus que levava a equipe para a partida quebrou. A diretoria da FBF aguarda o recebimento da súmula do árbitro, com o relatório do ocorrido, para encaminhamento ao Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol da Bahia (TJDF-BA).

CADEIA – Dono da rede de farmácias Pague Menos é preso em Fortaleza

Deusmar Queirós, da Pague Menos (Foto: Divulgação)
O empresário Francisco Deusmar de Queirós, sócio e fundador da rede de farmácias Pague Menos, uma das maiores do país, continua preso. Ele foi detido na noite de sábado (8), em Fortaleza, por crime contra o sistema financeiro.

Os advogados de Queirós destacam que ele se apresentou voluntariamente à Polícia Federal após decisão judicial determinando sua prisão. “O objeto do processo que gerou a apresentação se refere à sua atuação à frente da Renda Corretora de Valores entre 2000 e 2006. A ação ainda está em curso e a condenação não é definitiva. A defesa continua acreditando na Justiça e na sua absolvição”, disse, em nota divulgada domingo, o escritório Rocha, Marinho e Sales Advogados e Marcelo Leal Advogados Associados.

Atualmente em fase de expansão para o Sudeste, a rede cearense tem 168 unidades e faturou R$ 6,3 bilhões no ano passado. A previsão é encerrar este ano com 1,2 mil lojas e vendas de R$ 7 bilhões. Com esse porte, a companhia tem uma atuação equivalente à cerca da metade da Raia Drogasil, líder do setor e presente em 22 Estados.

A rede Pague Menos chegou a cogitar uma abertura de capital em 2012, mas acabou desistindo do projeto de chegar à Bolsa paulista em 2013. Dois anos mais tarde, o fundo de private equity (que compra participações em empresas) General Atlantic comprou 17% do capital da companhia, em uma operação de R$ 600 milhões. A empresa ainda tem intenção de chegar à B3, mas somente a partir de 2020.

Fora do conselho

Diante da prisão de seu fundador, a Pague Menos nomeou o atual diretor-presidente, Mário Henrique Alves de Queirós, para o cargo de presidente do conselho de administração, que ainda era exercido por Deusmar Queirós. “O processo judicial ao qual o fundador da companhia, Deusmar Queirós, responde não possui qualquer relação com a rede. Todas as informações sobre o processo foram prestadas de maneira transparente pela Pague Menos em seus formulários de referência”, disse a companhia, em nota.

STJ autorizou prisão

A ordem de prisão de Deusmar partiu da 12ª Vara da Justiça Federal do Ceará e foi tomada cumprindo a determinação do ministro Felix Fischer, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O fato de ser condenado em segunda instância, por crimes contra o sistema financeiro nacional, foi apontado pelo ministro do STJ como justificativa para o início do cumprimento da pena de 9 anos e 2 meses por crimes contra o sistema financeiro nacional.

A jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, como o ministro destacou, permite a antecipação da execução da pena. A condenação, além da pena, prevê multa de multa de 2.500 salários mínimos.

OPERAÇÃO INDEPENDÊNCIA DO BRASIL 2018: PRF REGISTRA DIMINUIÇÃO DE ACIDENTES TOTAIS E GRAVES NA BAHIA

Além de 15% na redução de acidentes, em relação a 2017, a PRF finalizou a Operação autuando 92 motoristas embriagados, fator que equivale a um flagrante de embriaguez a cada 47 minutos.

A Superintendência de Polícia Rodoviária Federal na Bahia finalizou às 23h59 de ontem (09/09) a Operação Independência do Brasil 2018.

A Operação transcorreu com reforço de policiais, além de equipes de operações especiais em motopoliciamento que desenvolveram ações de fiscalização e de combate à criminalidade nas rodovias federais que cortam o estado da Bahia.
Os agentes da PRF flagraram na operação deste ano 635 manobras de ultrapassagens proibidas (uma multa por ultrapassagem a cada sete minutos) e 2.192 veículos em velocidades superiores à máxima permitida.
Durante a operação Independência 2018, 7.503 pessoas e 6.996 veículos foram fiscalizados.
Como no ano anterior, ocorreram eventos simultâneos no interior do estado, a 43ª EXPOFEIRA – Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a Vaquejada de Serrinha e a Copa Vela em Paulo Afonso, todos iniciados em 06/09 e finalizados em 09/09, o que resultou em um aumento considerável no fluxo de veículos nas rodovias envolvidas. Desta forma, a fiscalização foi intensificada nos trechos mais críticos das rodovias baianas.
OCORRÊNCIAS
Fatores como a imprudência, a inabilidade, a falta de cuidado e o desrespeito às Leis de Trânsito dos condutores, foram determinantes para a ocorrência de 39 acidentes, redução de 15% em relação ao ano passado. Desses, 15 foram considerados graves, aqueles em que há pelo menos um ferido grave ou uma pessoa morta, número que representa uma redução de 12%.
Com relação ao número de óbitos, a PRF registrou um aumento. Neste ano, nove pessoas morreram contra sete do ano anterior. Das mortes, uma ocorreu em acidente do tipo colisão frontal, que são aqueles causados, na maioria dos casos, por ultrapassagens proibidas. Outros dois óbitos ocorreram por capotamento, três por atropelamento de pedestre, um por saída de pista, um por colisão transversal e um outro por colisão lateral.
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
Dentre as ações desenvolvidas pela PRF durante a Operação Independência 2018, destaca-se ações educativas, como o Cinema Rodoviário, que desenvolveu atividades nas rodovias federais com palestras e vídeos, alcançando 1.870 pessoas. Os PRFs orientaram condutores e passageiros a usarem o cinto de segurança e a terem uma postura defensiva em relação ao trânsito, principalmente quanto à direção segura, na fiscalização de excesso de velocidade, alcoolemia ao volante, ultrapassagens proibidas e envolvendo motocicletas e/ou ciclomotores.
CRIMINALIDADE
Paralelamente à fiscalização de trânsito, a PRF desenvolveu o combate à criminalidade, inibindo ações delituosas contra os usuários das rodovias. Em todo o estado, os policiais prenderam 21 pessoas por crimes diversos, apreenderam 35,6 kg de maconha e recuperaram 4 veículos roubados.
INFRAÇÕES
Apesar de todo o trabalho educativo, a PRF ainda flagrou e autuou diversos condutores irresponsáveis ou agindo com imprudência. Do total de 6.996 veículos fiscalizados, 7.503 pessoas foram abordadas, 2.192 imagens de radar capturadas por veículos em excesso de velocidade. Destacam-se ainda 635 por ultrapassagens proibidas, 193 por não usar cinto de segurança, 36 por transportar criança em veículo automotor sem observância das normas de segurança e 25 por conduzir motocicleta, motoneta ou ciclomotor sem usar capacete de segurança.
ALCOOLEMIA
PRF X Embriaguez no Trânsito – Lei Seca: A PRF intensificou a fiscalização quanto ao uso de álcool por condutores de veículos. Apesar de todo este trabalho e das campanhas realizadas, alguns condutores ainda abusaram da bebida. Na Operação Independência dos 2.467 testes com etilômetro, 92 condutores foram notificados por dirigirem alcoolizados, infração gravíssima, com multa de R$ 2.934,70.