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CONQUISTA – Funcionários da Embasa paralisam atividades por três dias; atendimento a clientes foi transferido para o SAC

Os funcionários da Embasa de Vitória da Conquista, iniciaram nesta terça-feira (3) uma paralisação de três dias. O atendimento do escritório da Embasa localizado na Avenida Siqueira Campos foi suspenso e os serviços da Embasa estão sendo feitos no SAC da cidade.

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente no Estado da Bahia (SINDAE), os funcionários, que retornam ao trabalho na sexta-feira (6), reivindicam aumento de salário e benefícios.

Além do reajuste salarial, a categoria reivindica incorporação de R$ 100 para ajudar na coparticipação no plano de saúde, além de reajustes de 2,7% no auxílio de alimentação, 20,4% no auxílio funeral, 16,6% no auxílio educação, 15,3% no auxílio para filho com deficiência, 15% no auxílio material escolar, 14,2% no auxílio creche e aumento da idade das crianças que recebem os benefícios de 5 anos e 11 meses para 6 anos e 11 meses.

A Embasa informou que ofereceu reajuste de 2%, mas os funcionários não aceitaram. Ainda segundo a empresa, as negociações ainda estão em andamento. A próxima assembleia da categoria será realizada na sexta-feira, ocasião na qual os funcionários irão discutir novas propostas apresentadas pela Embasa. (G1/BA)

OPINIÃO – Viação Vitória é irrecuperável e o que se pretende é instalar o caos no transporte público




Jussara Novaes *- Não há recuperação judicial sem a combinação de vários fatores. Menos que isto são tramas e artimanhas que, cedo ou tarde, Vitória da Conquista descobrirá. Tomara que não seja  da pior maneira, já que transporte público não é uma ciência fácil e muito menos barata para se brincar de montar e desmontar com alguns poucos “vinténs”.

Então, vejamos quais e como seriam estes ingredientes que entrando em combinação lançariam as bases sólidas para fundamentar a recuperação judicial  ou salvação  da Viação Vitória:

A –  Injeção de capital. E este deve ser milionário e terá que vir de fora, porque a tarifa não produziria os  efeitos suficientes e isolados. Só se for um “caminhão de dinheiro” por parte dos sócios da empresa ou por financiamentos bancários;


B – Combinação de redução drástica de custos, pois no caso do transporte público tudo está atrelado à figura do ônibus. O exemplo que damos é apenas um, dos mais danosos: retira-se o veículo de circulação, aí se reduz o consumo de óleo diesel e demite-se oito funcionários, em média, para cada ônibus; 


C – Elevação da receita da empresa. Nesse caso, somente o prefeito tem a caneta para tanto. Ele é “dono da tarifa”, mas não está confortável para dar o aumento às vésperas de eleições, além da aguda impopularidade;


D – Combate aos mais de 600 clandestinos, entre vans e automóveis e vans. Mais uma vez, isso somente o prefeito pode fazer, porque não depende das empresas. Outro contratempo: ele não quer encarar os vanzeiros. Tentou e viu os “anjinhos” que criou.

Então, caro leitor, fica claro que a situação não é simples como o prefeito tenta passar. Por exemplo: ao dizer nas rádios e blogs  que  a Prefeitura não pode “queimar as etapas” do processo de caducidade ou da recuperação judicial da Viação Vitória (isto tudo tem um propósito, que mais à frente será revelado).  Nesse ponto parece que o prefeito, outra vez, subestima a inteligência dos conquistenses e da imprensa, que tem o sagrado dever de alertar a população.

Na cadeia de custos em concessão pública de transporte público você só salvará ou matará uma empresa de ônibus por meio destas variáveis:

A – Receita por km;
B – Custo por km. 

A receita depende do prefeito e do número de passageiros circulando nos ônibus. E é aqui o ponto central da questão reveladora de que o prefeito decidiu falir o sistema de transporte público por completo. Pela linha em que ele vem atuando nestas duas variáveis ao mesmo tempo. Vejam:

1 – Não renovando a tarifa, congelada há mais de 16 meses.
2 – Fomentando a contravenção por meio do transporte clandestino (vans e automóveis);

A combinação destas variáveis, ditam e revelam que é falsa a aura de bom moço ou  de gestor público que o prefeito Herzem Gusmão tenta passar,  sugerindo que está tentando modernizar o sistema. Os fatos por si só demonstram a ausência total da lógica operacional, econômica financeira, jurídica e de gestão pública. Foge até da lógica em que os próprios vanzeiros notaram. 

A falsa aura de que está tentando fazer pela Viação Vitória ou pelos vanzeiros, o que o PT não fez, não passa de total engodo. Viação Vitória e vanzeiros  não passam de entidades que cumprem alguma função que, mais à frente, estes “entes” e a própria  Vitória da Conquista também saberão. Nada como o tempo!

Então, a soma dos fatos e do que o prefeito apregoa nos dão pistas que há planos muitos além do que é visível ao cidadão comum. Em curso estão desejos acima dos de quem necessita do transporte público.

Retornemos ao raciocínio e à lógica que a Viação Vitória é irrecuperável. 

Se recuperar a empresa depende muito além do “caminhão de dinheiro” vindo de fora, sobretudo da revisão de custos e receita, fácil perceber a cortina de fumaça. Novos sócios não viriam e bancos não emprestariam recursos, vistos as demandas judiciais, bancárias e federais que a empresa enfrenta, fora o que a empresa Viação Vitória deve ao município: algo em torno de R$30,5 milhões. 

A margem de gestão das empresas na redução de custos é estreita, porque tudo irá colidir com os desejos e interesses dos  passageiros: mais horários, mais linhas e novos ônibus.

Senão, vejamos. Os maiores custos contidos no pacote de sobrevivência ou não das empresas de ônibus estão a folha de pagamento dos funcionários e, em segundo lugar, a tremenda conta de óleo diesel (que motivou a greve dos caminhoneiros, lembram?). Para levar a efeito a redução destas duas variáveis implicaria tirar ônibus de circulação, para isto significaria reduzir viagens ou “matar” ou extinguir linhas. Não há mágica. O espaço é estreito para se manobrar.

E entenda-se: recuperação judicial é exatamente isto : aumento de receitas, redução de custos e atuar nos três (Ps):

1 – Processos, 
2 – Pessoas
3 – Produções (serviços). 

Então, a Viação Vitória é irrecuperável e, em breve, o sistema de transporte público também invariavelmente será.

A prova cabal de que a Viação Vitória é irrecuperável está nos recorrentes atrasos salariais dos trabalhadores. Como uma empresa, amparada pela lei de recuperação judicial, não consegue garantir direitos sociais e sequer pagar os salários? Saiba que estando a empresa em recuperação ela fica desobrigada a pagar uma série de coisas.

Queremos crer que a Viação Vitória não atrase os salários por que simplesmente queira, e sim porque o prefeito possui outros planos e vem desajustando o sistema.

Finalizando, que as autoridades – em todas os níveis, a população e a imprensa se perguntem:

– POR QUE ESSE INTERESSE EM FALIR O SISTEMA PARA ENTÃO LICITA-LO? 

O prefeito, por algumas vezes, já produziu pistas para mais esta “charada”.  Ele chega a citar nomes das possíveis e novas empresas. Vamos aguardar os próximos e, tomara que não, sombrios capítulos desta novela assustadora para a população de Vitória da Conquista.

* Jussara Novaes é jornalista e Repórter Especial do Sudoeste Digital

VÍDEO – Socorro ao empresário ferido a tiros na Galeria “Joaquim Correia” | Sudoeste Digital


Amanda Borges (Sudoeste Digital) – O empresário Erenildo Almeida de Oliveira foi ferido a tiros em um assalto na tarde dessa terça-feira (3) na Galeria “Joaquim Correia”, centro de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. Três bandidos assaltaram a sua empresa, Simplic Financeira que atua no ramo de empréstimos.

         
No momento da ação havia muitas pessoas no local, o que provocou pânico e correria em todas as direções de saída da galeria, que faz ligação de passagem de pedestres do Terminal Lauro de Freitas à Rua Francisco Santos e vice-versa. os bandidos fugiram com R$2 mil roubados.

A Simplic está cadastrado como “atividades de cobrança e informações cadastrais”. A vítima, que foi atacada na Sala 102, foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhado ao pronto-socorro do Hospital de Base. Seu estado de saúde é estável.

CÂMERAS

Algumas pessoas se abrigaram em lojas. Os autores da tentativa de assalto não foram identificados, mas as câmeras de vigilância podem auxiliar a polícia nas investigações. “Foi uma cena de filme. Muito horrível. Tudo assim, de repente”, contou uma vendedora, ainda tentando se refazer do susto. “Muita gente poderia ter se ferido, porque estava lotado”.

PÂNICO NA GALERIA – Dono de financeira ferido em tentativa de assalto no centro de Conquista | Sudoeste Digital


Amanda Borges (Sudoeste Digital) – O empresário Erenildo Almeida de Oliveira, 29 anos, foi ferido com dois tiros, um no pescoço e outro no ombro, em um assalto na tarde dessa terça-feira (3) na Galeria “Joaquim Correia”, centro de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador. Três bandidos assaltaram a sua empresa, Simplic Financeira que atua no ramo de empréstimos.

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VÍDEO – Socorro ao empresário ferido a tiros na Galeria “Joaquim Correia”

No momento da ação havia muitas pessoas no local, o que provocou pânico e correria em todas as direções de saída da galeria, que faz ligação de passagem de pedestres do Terminal Lauro de Freitas à Rua Francisco Santos e vice-versa. os bandidos fugiram com R$2 mil roubados.

A Simplic está cadastrada como como “atividades de cobrança e informações cadastrais”. A vítima, que foi atacada na Sala 102, foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada ao pronto-socorro do Hospital de Base. Seu estado de saúde é estável.

CÂMERAS

Algumas pessoas se abrigaram em lojas. Os autores da tentativa de assalto não foram identificados, mas as câmeras de vigilância podem auxiliar a polícia nas investigações. “Foi uma cena de filme. Muito horrível. Tudo assim, de repente”, contou uma vendedora, ainda tentando se refazer do susto. “Muita gente poderia ter se ferido, porque estava lotado”.

DENUNCIE – Uesb pode suspender e até excluir autor de trote | Sudoeste Digital

Imagem: Redes sociais/ilustrativa

Caso haja trote na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), o autor do ato pode ser punido com suspensão de um semestre letivo ou até ser desligado do quadro da instituição, se for reincidente. A advertência é do pró-reitor de Graduação, professor Reginado Pereira, baseado na Resolução 07/2008 do Conselho Universitário (Consu).



O Consu é o órgão de deliberação máximo da universidade. Compete ao Conselho exercer a jurisdição superior da Universidade e traçar as suas diretrizes.

O pró-reitor também orienta os novos alunos a denunciar tal prática. “O discente que for vítima de trote na Uesb deve procurar o colegiado do seu curso ou Assessoria Acadêmica do campus e denunciar os agressores. 
Posteriormente, a denúncia é encaminhada à Prograd e à Procuradoria Jurídica para que seja instaurado procedimento cabível para apuração dos fatos”, explicou.
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De acordo com a Resolução do Consu, toda e qualquer manifestação estudantil que configure agressão física, psicológica, moral ou outra forma de constrangimento, ou, ainda, coação aos discentes ingressantes, é considerada trote. 
Para evitar essa prática, Pereira lembra que há mais de cinco anos a Uesb realiza campanhas de conscientização contra o trote. “Nós orientamos para uma recepção acolhedora e calorosa dos estudantes que estão ingressando em nossa instituição, apresentando as instalações, estrutura administrativa, laboratórios, atividades de ensino, pesquisa, extensão, ações inclusivas, de permanência estudantil, dentre outras”.

Nesse sentido, o professor ressalta que a Semana de Integração é um importante instrumento para evitar o trote e promover um contato saudável entre os alunos que já estão estudando na Universidade e os que estão chegando. 

“A Semana de Integração, que ocorre no período de 3 a 7 de julho, nos três campi, constitui-se em um conjunto de atividades científicas, artísticas, culturais e esportivas importantes para possibilitar a integração entre toda comunidade acadêmica”, ressaltou.


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Em nota, a Uesb faz outras observações a respeito do trote, enfatizando que “o início de uma jornada muito importante da vida. Assim podemos definir a entrada em uma universidade. Esse é um momento bastante especial, mas para muitas pessoas pode ser traumatizante. Isso, porque, infelizmente, alguns estudantes passam pela triste experiência do trote”.

Essa prática, realizada pelos alunos mais antigos de instituições de ensino superior, e que, muitas vezes, é entendida como ritual de passagem, é caracterizada pelo abuso e violência. “Por meio do trote, os alunos que estão iniciando a vida acadêmia passam por situações vexatórias e dolorosas, que causam danos psicológicos e até mesmo físicos. Por tudo isso, na Uesb, o trote é proibido”, conclui.

SEGURANÇA E SAÚDE – Vereadora Nildma Ribeiro cumpre agenda durante inaugurações em Vitória da Conquista

A vereadora Nildma Ribeiro, juntamente com o deputado estadual Fabrício Falcão (PC do B), (ambos do PC do B), cobraram providências ao secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, para combate à criminalidade no município, com ações diárias das polícias, principalmente visando reduzir o elevado índice de homicídios, creditados à disputa de facções.

O encontro com o secretário (imagem acima) foi por ocasião da sua passagem por Vitória da Conquista, nesta terça-feira (3), na comitiva do governador Rui Costa (PT), durante a entrega, pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) de 40 viaturas para o policiamento de Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga e Livramento de Nossa Senhora.

Nildma destacou ser necesária uma ação efetiva para que haja um enfrentamento à criminalidade em todo o país, vez que o problema não é pontual apenas em Conquista. A cobrança direcionada ao nosso município deve-se ao clamor da população, que pede mais segurança, com a prisão de envolvidos em crimes em todas as esferas.



POLICLÍNICA

Nildma também participou ao lado do governador da inauguração da UTI do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), obra realizada pela Secretaria de Saúde do Estado. A cerimônia marcou a entrega de 20 novos leitos. Ela solicitou ao prefeito Herzem Gusmão (MDB) que encaminhe para a Câmara Municipal o Projeto de Adesão a Policlina Regional de Saúde.

Ainda em Conquista, o governador autorizou a Agência Reguladora de Saneamento do Estado (Agersa) a celebrar protocolo de adesão  ao Projeto de Capacitação de Agentes Municipais para Elaboração dos Planos de Saneamento Básico dos Municípios (Capacitasan), com oito cidades: Cândido Sales, Condeúba, Encruzilhada, Itambé, Maiquinique, Botuporã, Caturama e Ibipitanga.

Rui Costa também autorizou a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) a lançar o edital para Contratação do Plano de Recursos Hídricos das Bacias dos Rios Grande e Corrente, e a  celebrar Convênio com os Consórcios Públicos Intermunicipais da Bacia do Paramirim e Alto Sertão, no âmbito do Programa Estadual de Gestão Ambiental.

PELO CELULAR – Fim do contrato da Coelba com lotéricas gera renda para pequenos comerciantes; saiba como aproveitar

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Pequenos comerciantes de toda a Bahia podem se aproveitar da redução do número de agências bancárias no estado (principalmente devido à ação de quadrilhas em municípios do interior) e do fim do contrato entre a Coelba e as agências lotéricas para ter uma fonte de renda extra.

Este é o enunciado da  fintech – empresa de tecnologia do segmento financeiro – Celcoin. A empresa comercializa uma aplicação que o aplicativo gratuito transforma o smartphone em uma maquineta de serviços financeiros para pagamento de contas, recargas de celular, passagens de ônibus, entre outros serviços, permitindo que os usuários ganhem uma renda extra de acordo com a quantidade de transações realizadas no app. 
A fintech atende atualmente 60 mil clientes na Bahia. Com o total de 945 agentes, o aplicativo registrou um crescimento de 650% em relação ao mesmo período do ano passado, de 126 agentes, superando o número de lotéricas no estado, atualmente 798 casas.


A vereadora Nildma Ribeiro (PC do B) já havia observado esta oportunidade de renda, após reunião com o gerente da Coelba, Bruno Borges. Ele informou que a empresa está buscando parcerias com comerciantes, especialmente os instalados nos bairros, para ampliar a rede Coelba Serviços a fim de reduzir as dificuldades de a população em realizar os pagamentos. 

Veja o vídeo:

         
CRESCIMENTO
Já no número de transações, o app cresceu de 6.500 transações para 63.000, um aumento de 869% também em um ano, movimentando R$ 1.5 milhão em terras baianas. 
Pelo ranking da empresa, os maiores volumes de arrecadação vem das cidades de Planalto, Utinga, Juazeiro, Vitoria da Conquista, Feira de Santana. 
Nessas cidades, o serviço que registra o maior crescimento é o pagamento de contas e o segundo maior serviço é recarga de celular. O Celcoin vem representando atualmente de 10 a 20% da renda extra dos agentes que operam no estado e 58% do uso do app no país se concentra na região Nordeste. (com informações de Flávio Oliveira/Correio)

PROTESTO – Sem avanço na campanha salarial, servidores ameaçam greve geral em Conquista

Os servidores municipais de Vitória da Conquista, a 509 km de Salvador, ameaçam cruzar os braços e deflagrar greve geral diante da falta de avanço nas negociações com a Prefeitura.

         
Depois dos sindicatos dos professores (SIMMP) e dos servidores (Sinserv), foi a vez do Sindicato de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate as Endemias da Bahia (Sindacs) protestar em rente ao prédio administrativo da Prefeitura. A manifestação ocorreu na manhã desta terça-feira (3).

De acordo com a presidente do Sindacs, Rita Suzana França Silva, não houve avanço nas reivindicações na última rodada de negociações. “O Governo nos ofereceu 2,76% de reajuste salarial e 5% de vale-alimentação”.

A mesma proposta foi feita ao SIMMP, que também rejeitou e manteve a mobilização da categoria. O sindicato dos profissionais em educação reivindica cumprimento integral da Lei do Piso, plano de carreira dos profissionais da educação, garantia para o transporte de alunos e profissionais da educação, ampliação do atendimento da educação infantil, plano de saúde e programa habitacional.

Os servidores municipais, por sua vez, decidiram suspender as atividades em 11 de julho e fazer manifestação em frente ao prédio da Prefeitura, nessa mesma data. O protesto é parte das reivindicações em pauta na Campanha Salarial 2018 A decisão foi tomada em assembleia, realizada na sexta-feira (29).


De acordo com a diretoria do Sinserv, sindicato dos servidores, a categoria também não aceitou a proposta da Prefeitura. Em recente entrevista à imprensa local, o secretário municipal de Administração, Jonas Souza Sala, disse que o município já teve rodadas de negociação com todos os sindicatos, onde dispôs “de maneira clara números e dados sobre toda a Prefeitura”. 


Sala destacou que a administração ouviu as reivindicações, anotou todos os pontos que os sindicatos levantaram e que irá dar sequência às negociações. A Prefeitura ainda não emitiu nota sobre a mais recente manifestação. 

EDITORIAL – Ao negar reajuste da tarifa, Prefeitura decreta falência da Viação Vitória

A notícia de que a tarifa do transporte público em Conquista deveria sofrer reajuste, passando dos atuais R$3,30 para R$4,15 nos próximos dias, causou alvoroço no governo municipal e nos blogs ligados à Prefeitura.

Mesmo o Sudoeste Digital não tendo afirmado, nem previsto datas, na pressa em tentar desqualificar a apuração – usando os canais de mídia oficias e atacar a imprensa comprometida apenas com a verdade, – o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro, revelou indiretamente o que já é de conhecimento de todos: a falência total da Viação Vitória.

Se confirmado o aumento, um dos maiores já registrados nos últimos 15 anos no município,  representaria 20,5%. A Prefeitura nega, apesar de o último reajuste, de 18% ter sido há mais de um ano, em fevereiro de 2017.

Conforme nota do secretário de Mobilidade Urbana aos seus blogs parceiros, de que não há previsão de aumento da tarifa, congelada há 16 meses, aliado ao fomento dos mais de 600 veículos clandestinos por parte do governo municipal, não há outro destino que não seja o sucateamento do sistema.

Não bastasse o drama vivido no transporte público, com rodoviários sem direitos e salários assegurados, o que vem  demandando a necessidade inclusive de deflagração de campanhas para arrecadar alimentos para motoristas e cobradores, o prefeito desobedece recomendação do Ministério Público em fiscalizar e apreender os clandestinos.

No bojo da desobediência ele sequer faz a campanha, também recomendado pelo MP, pedindo a população para evitar andar em clandestinos, tudo visando salvar enquanto há tempo o bem público maior da cidade – o transporte coletivo urbano.

Na contramão, o prefeito além de não cumprir a lógica é as leis de proteção ao transporte público, anuncia e declara a intenção de expulsar a Viação Cidade Verde. Para a não fiscalização das vans o governo culpa a ausência da polícia militar.

Para expulsar a Cidade Verde, o governo culpa o magistrado, mesmo sabendo que o prefeito mudou a posição do município na ação popular. Herzem determinou que o município combatesse também a Viação Cidade Verde no mesmo processo. Estamos ao lado da população. E esse é o nosso maior patrimônio.

AUMENTO DE TARIFA – Passagem de coletivo pode saltar de R$3,30 para R$4,15 em Conquista; valor real seria de R$3,60 sem os clandestinos

De acordo com as planilhas obtidas pelo Sudoeste Digital, se houvesse fiscalização repressiva aos mais e 600 clandestinos, que absorvem mais de R$1 milhão por mês do faturamento das duas empresas de ônibus, o valor real da tarifa seria de, aproximadamente, R$3,60, o equivalente a 8%.

Como inexiste fiscalização e descumprimento de recomendação da promotora de Justiça, Lucimeire Carvalho, para que o município realize blitze e apreenda os clandestinos, vans e carros de passeio que o transporte ilegal de passageiros acaba influenciando na tarifa.

Entenda o porquê da fuga de passageiros aumentar a tarifa: O custo por km para um ônibus sair de um ponto A ao B com um passageiro é mesmo com 50 passagens.  Logo, quanto mais passageiros, mais pessoas para ajudar naquele custo por km. O inverso  àquele custo recairá para somente aqueles passageiros que restaram nos ônibus.. Então, o que vale dizer: os passageiros irão patrocinar o projeto das vans com um aumento exorbitante da tarifa.

O relatório técnico encomendado pela Prefeitura recomenda o contrário, alertando que “as vans não podem interferir nos contratos das empresas de ônibus”. Ou seja, com a migração de passageiros dos ônibus para os clandestinos, a tarifa sofre influência e o reajuste torna-se inevitável.

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O último reajuste na tarifa foi em fevereiro do ano passado, quando a passagem saltou de R$2,80 para R$3,30. O aumento foi de 18%, considerado bem acima do índice da inflação, por isso foram levantadas suspeitas à época.

Uma delas, sustentada por movimentos estudantis, que protestaram pelas ruas, e insinuava que o Conselho Municipal de Transporte votara o reajuste para reforçar o caixa da Viação Vitória, uma das duas empresas concessionárias.

“O passageiro tem um entendimento e este basicamente é orientado pelo tempo de permanecia dentro do ônibus, daí se fazer comparações com cidade maiores. Só que para as empresas de ônibus a percepção é o custo por km. Ou seja, o custo para movimentar um ônibus de um bairro ao centro com um passageiro é mesmo como se fosse com 50 passageiros”.

O que muda quando se junta estes dois pontos de vista?

“Quanto mais passageiro a bordo dos ônibus,  menor será a tarifa, porque aquele custo por  km foi divididos por muitos e não por poucos. Aí alguém diria: mas o ônibus de minha linha anda lotado. Novamente aqui a visão do passageiro. Só que não podemos esquecer que existem linhas que não andam cheias. E ainda há o particular dos ônibus terem que circular nas faixas horárias com baixo número de passageiros.”

“Por fim, outro aspecto que poucos se dão conta. O ônibus pode estar cheio, porém para cada 100 passageiros ali dentro, cerca de 30 não pagam por estarem amparados pelos direitos sociais (gratuidade).”.

– Especialista em transporte público

“O Conselho, pressionado pela Prefeitura, atropelou todo processo naquela oportunidade”, disse um dos estudantes que estiveram nos últimos protestos. Segundo ele, na verdade o prefeito Herzem Gusmão (MDB) sequer consultou o órgão para efetivar a tarifa.

Depois do reajuste tarifário, há mais de um ano, o Conselho Municipal de Transporte só esteve reunido duas vezes: uma para dar posse a novos membros e outra para discutir o próximo reajuste, mas o apagão de 21 de março suspendeu os trabalhos.

A Viação Vitória tem atravessado momentos turbulentos, resultando em sucessivos atrasos no pagamentos dos salários dos mais de 500 funcionários, além de dívidas ativas com o município e recente processo pré-falimentar.

A empresa deve mais de R$30 milhões ao município, referentes à outorga, além de R$500 mil em notificações, desde o ano passado. Os valores não estão corrigidos.

Soma-se a isso contra a Viação Vitória os salários atrasados aos mais de 500 rodoviários desde abril e descumprimento de acordo com o Ministério Público do Trabalho (MPT). A empresa não se manifestou A Prefeitura não teve expediente na segunda-feira (2) devido ao feriado de 2 de Julho (Independência da Bahia). Por: Jussara Novaes (Sudoeste Digital)

IMPACTO NEGATIVO – Herzem exonera coordenador de Obras após intervenção desastrosa no telhado do Tiro de Guerra

O desabamento do telhado do Tiro de Guerra 06/006, em Vitória da Conquista, na quinta-feira (28), provocou a primeira baixa no governo Herzem Gusmão (MDB). Antecipando-se a qualquer apuração, o prefeito exonerou o coordenador de Obras, Manoel Inocêncio Gonçalves Santos.


Fontes próximas ao prefeito disseram que o secretário de Infraestrutura urbana, José Antônio Vieira, também seria exonerado, mas assessores aconselharam Herzem a mantê-lo no cargo até que as apurações fossem concluídas, além de minimizar o impacto negativo que a situação causou. O fato, que por pouco não provocou uma tragédia, foi noticiado nacionalmente e irritou o prefeito.

O Sudoeste Digital revelou que, tanto o Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), quanto o Exército iriam apurar as causas. Além do telhado, que sofreu intervenção há apenas 15 dias, a Prefeitura também executou reformas no piso, instalações elétricas, cozinha, banheiros e tubulação.

Sobre o caso, a Prefeitura se manifestou por meio de nota. Leia a íntegra:

 “O Governo Municipal, ciente da gravidade do incidente ocorrido com o desabamento do telhado do Tiro de Guerra, informa que já solicitou da Secretaria Municipal de Infraestrutura imediata apuração das razões técnicas que causaram o desabamento do telhado do referido espaço e determinou que sejam adotadas todas as medidas cabíveis para criteriosa apuração do ocorrido. Informamos que o fato ocorreu por volta das 21h40 desta quinta-feira (28). O rompimento da estrutura ocorreu em uma parte do telhado.A Secretaria de Infraestrutura já está providenciando o material para reparo e fazendo nova inspeção para garantir o regular funcionamento do espaço com as necessárias intervenções na maior brevidade de tempo. A Defesa Civil e o Tiro de Guerra seguem funcionando normalmente”.