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EXCLUSIVO (VÍDEO) – Diretor da Viação Vitória ataca Herzem Gusmão: “Por que o senhor não fiscaliza as vans?”

Um dia após a interdição da Prefeitura na frota da Viação Vitória, o diretor da empresa, Cláudio Vinícius Andrade, convocou os funcionários na garagem e fez um discurso onde deixa claro a relação próxima com o presidente do Sindicato dos Rodoviários, Álvaro Souza e o rompimento com o prefeito Herzem Gusmão (MDB). ‘Por que o senhor não fiscaliza as vans?”

 O vídeo foi registrado por um jornalista que esteve no local. “Eu tinha medo de acontecer o que está acontecendo agora”, diz o diretor, em determinado trecho da fala. Para algumas pessoas ligadas a ele, o desabafo é em relação ao apoio político da empresa nas eleições de 2016.

“Se a gente tivesse pensando lá atrás, e eu estou falando em um todo, isso aqui agora talvez não estivesse acontecendo. A gente já tava (sic) bem mais em pé do que a gente tá tava (sic)”.

RELEMBRE O CASO

Prefeitura declara situação de emergência no transporte coletivo; veja o decreto

Em vários momentos ele critica as greves dos funcionários, numa ameaça velada ao direito previsto em lei e diz estar “de cabeça quente”. Também fala que pensou em lotar alguns ônibus com funcionários e fazer pressão na Prefeitura e cobrou uma postura enérgica do prefeito. Cláudio fala em ingressar com uma ação contra a Prefeitura. “talvez não seja essa a saída, uma conversa diferente”.
“Alguém tem alguma sugestão do que possa ser feito?”, pergunta aos colaboradores. “Eu realmente estou de cabeça quente. Não estou conseguindo raciocinar.” O diretor também ataca a imprensa, sugerindo que alguns blogs são comprados. Até o momento nenhum dos citados se manifestou a respeito do vídeo, que chegou ao Sudoeste Digital na tarde desta quinta-feira (19).
VEJA O VÍDEO NA ÍNTEGRA

          

SAÚDE – Governo do Estado amplia leitos de UTI Pediátrica em Vitória da Conquista

Tem início neste mês as obras de ampliação da UTI Pediátrica do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), passando de cinco para dez leitos, bem como a requalificação e urbanização do complexo hospitalar.
Serão investidos mais de R$ 3,2 milhões e a expectativa é que as intervenções sejam concluídas em até 90 dias.

Nos últimos dois anos, o Governo do Estado investiu mais de R$ 35 milhões na área da saúde no município de Vitória da Conquista, com destaque para a construção da Unidade de Pronto Atendimento 24 horas (UPA), o Centro de Bioimagem, no qual possui tomógrafo e ressonância de última geração, além de uma nova emergência para o HGVC e vinte novos leitos de UTI adulto.

Com área total de 1.248 metros quadrados, a nova emergência do HGVC conta com 39 novos leitos, bem como uma sala para o atendimento de pacientes com Infarto Agudo do Miocárdio. A unidade possui ainda salas coletivas de observação pediátrica, masculina e feminina; quarto de isolamento adulto, três salas de sutura e curativos, uma sala de gesso e redução de fraturas, uma sala para a aplicação de medicamentos, quatro consultórios, além de um novo posto policial.

O Governo do Estado ainda está construindo uma Policlínica Regional de Saúde, cujo investimento entre obras e equipamentos alcança R$ 24 milhões. Atualmente a obra está com mais de 20% e a conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2019.

A policlínica contará com salas de atendimento ambulatorial, apoio diagnóstico e terapia (raio-x, ultrassonografia, tomografia, mamografia, ressonância magnética, endoscopia, ergometria, eletrocardiograma, ecocardiograma, eletroencefalograma), sala para tratamento de diabéticos e coletas laboratoriais, além de uma sala para procedimentos ambulatoriais, apoio técnico e logístico.

A policlínica regional atenderá a demanda de 648 mil baianos das seguintes cidades: Vitória da Conquista, Anagé, Barra Da Choça, Belo Campo, Bom Jesus da Serra, Caatiba, Caetanos, Cândido Sales, Caraíbas, Condeúba, Cordeiros, Encruzilhada, Ibicuí, Iguaí Itambé, Itapetinga, Itarantim, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Mirante, Nova Canaã, Piripá, Planalto, Poções, Presidente Jânio Quadros, Ribeira Do Largo e Tremedal.

SUMIÇO – Correios não esclarecem para onde vão as encomendas extraviadas

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Objeto encaminhado dia 11 de julho,  Objeto ainda não chegou à unidade, em 17 de julho e, por último, Objeto não localizado no fluxo postal, na atualização desta quinta-feira (18). A via crucis de um documento extraviado pelos Correios, de Salvador para Vitória da Conquista.

O que parece um trâmite normal para objetos postais postados nos Correios é, na verdade, uma sequência de transtornos causados a um cliente que deixou de fechar negócio de venda de veículo devido à uma falha operacional dos Correios.

Na verdade, por se tratar de encomenda Sedex 12, enviada de Salvador para Vitória da Conquista, a entrega deveria ter sido efetuada dia 13, o que ainda não aconteceu. “Vamos pedir uma indenização, pois o carro já estava vendido, mas por causa do documento extraviados pelos Correios o comprador desistiu”, lamenta o cliente.

Na pagina de rastreamento dos Correios, nenhuma resposta que atenda ao destinatário. “Como não chegou no dia 13 fizemos uma reclamação no 0800 dos Correios. Ligamos e ninguém soube informar nada. O documento simplesmente sumiu”, informa o cliente.

“Ao ir à agência dos Correios buscar qualquer informação eles reiteraram dizendo que não podia fazer nada. Resumindo: o documento sumiu e ninguém sabe onde está”, continua. “Tive que registrar um boletim de ocorrência porque o documento sumiu e a gente não sabe onde foi parar”.

Ultimamente, órgãos de defesa do consumidor, como os Procons estaduais, têm recebido um grande volume de reclamações devido a encomendas extraviadas nos Correios. Outros canais na internet também registraram no ano passado aumento de queixas sobre o sumiço de produtos.

O site Reclame Aqui, por exemplo, registrou 28% mais reclamações no ano passado em comparação com 2018. Nas redes sociais, como Facebook e Twitter, várias páginas e contas foram criadas para reclamar dos serviços da estatal.

Alguns clientes prejudicados questionam se não está havendo desvio de encomendas dentro dos Correios. “Foi roubada, foi desviada, jogada no lixo. Onde está a minha encomenda”, pergunta um consumidor em um canal das redes sociais na internet.

Questionada, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) não informa para onde vão exatamente os objetos extraviados.

Veja as respostas enviadas pela Assessoria de Comunicação dos Correios a uma série de perguntas formuladas com base em reclamações de clientes da estatal:

É feita alguma investigação para saber o destino das encomendas que chegaram nas referidas unidades e desapareceram? 


Sim. Toda reclamação a respeito de objetos fora do prazo ou extraviados é apurada.

O que significa concretamente a expressão “encomenda extraviada” comunicada pelos Correios aos clientes? 


No caso das encomendas nacionais, o status “objeto não localizado no fluxo postal” sinaliza que o remetente deverá registrar uma reclamação para receber indenização, quando for devida. Caso a encomenda seja localizada, é reintegrada ao fluxo postal para entrega.

Clientes tem feito acusações de desvio de encomendas de dentro dos Correios. Qual a posição da empresa com relação a essa questão?


Conforme informado, toda reclamação registrada nos canais de atendimento dos Correios é apurada. Para tanto, são envolvidas, conforme o caso, as áreas operacional, de segurança, auditoria, disciplinar e outras.

Sabe quem vai pagar a fatura da Viação Vitória?

A Viação Vitória usou e abusou do apoio do prefeito Herzem Gusmão (MDB) e quem vai pagar a conta?

A resposta está aqui: A conta chegou e quem paga são os passageiros e os próprios funcionários da empresa. E tem mais…

Apoiada incondicionalmente pela figura do próprio prefeito, como é sabido por todos, a Viação Vitória deveria ter dado um show de reorganização e  excelência operacional. Não fez!

Muito pelo contrário. O que vimos foi uma aguda acomodação da empresa a ponto de não reagir e sim, retroceder.

O que fez a empresa ?

Praticamente nada. Estagnou, não investiu sequer em peças e acessórios para a sua frota e, sobretudo, sua administração ou a sua desorganização pioraram ainda mais, talvez pela certeza que tivessem que resolveriam tudo na base politicagem.

A soma dos fatos comprovaram que os problemas enfrentados pela Viação Vitória jamais tiveram ligação ou foi reflexo de uma política pública que não apoiasse.

A Viação Vitória ficou “entorpecida” com a proteção do município e assim viveu quase 24 meses cometendo toda sorte de ingerências:

Desperdiçou o tempo do prefeito
Desperdiçou o tempo dos servidores ligados à Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob)
Desperdiçou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)
Desperdiçou um significativo aumento de tarifa: 18%;
Desperdiçou o presente que foi a linha D-38 (Alto Maron);
Desperdiçou uma recuperação judicial que a blindava de pagar dívidas e impostos atrasados.

Os mimos ou a super proteção por parte do Poder Público parecem ter levado a administração da empresa à total “dormência” e, neste sentido, a empresa passou a lesionar tudo que tivesse em sua órbita, entre elas a imagem do governo.

Por fim destroçou a imagem do próprio Sindicato dos Rodoviários – Sintravc, que também ingressou no círculo para blindar essa empresa, causando uma debandada em massa de quase toda a sua diretoria sindical. Motivo: ao se opor a super proteção em detrimento aos interesses dos trabalhadores esses ex-diretores eram perseguidos em força conjunta, tanto pelo presidente do Sintravc, quanto pela própria empresa.

A consequência de tudo isso recaiu sobre os milhares de passageiros que dependiam da Viação Vitória, com péssimos serviços prestados e riscos dentro e fora da sua frota. Pior ainda. O salário que no passado atrasava no máximo cinco dias, saltou para meses de inadimplência, a ponto de os funcionários dependerem de donativos.

O que aprendemos com tudo isto?

Que a relação do município com seus concessionários deve ser estritamente profissional, cabendo ao Poder Concedente fiscalizar e orientar incessantemente as empresas. Ao município caberá apenas zelar pelas relações contratuais sempre que tiver que medir estas mesmas relações com as empresas.

Que seja aquilatando não de forma minimalista, política ou pelo seu grau de empatia desta ou aquela empresa, mas sim pelos serviços garantidos àqueles que estão na ponta da linha, lá no fundão do bairro, na madrugada fria ou chuvosa. Medir a empresa pelo respeito que ela demonstra as todas as regras editalícias ou do contrato assinado município e empresa.

Quem sabe aqui esteja a pista para tantos fracassos dentro e fora da Viaçao Vitória. Esta empresa é tida como uma empresa política, flexível, que encanta seus interlocutores. Seu diretor é conhecido como alguém que possui tino para resolver as coisas com uma “boa conversa”, bem articulado, dado a festividades e que nas mídias sociais registram seu estilo de vida intenso e quem sabe até nababesco.

Imperioso reconhecer que não há nada de errado em gozar de boa vida, desde que a vida daqueles que dependem dos nossos esforços não sejam prejudicados, exemplo dos passageiros, funcionários e fornecedores.

Mas a receita mostrou que em transporte público o que prevalece e garante o interesse coletivo é muito trabalho e singular planejamento. Pura e severa administração com e para os interesses públicos. É sabido que a empresa de ônibus é uma servidora pública.

Aprendemos com as influências impostas pela Viação Vitória que esta espécie de “encantamento” que manipulava todos na órbita da empresa ou que a política não é uma espécie de vara mágica que assegure verdadeiros resultados, como se pneus, feixe de molas e janelas  não se soltem com veículos em movimento.

Aprendemos que os salários dos funcionários e investimentos não irão acontecer como em um passe de mágicas e que o que restou foram os cacos e a aprendizagem.

Embora, diga-se de passagem, o município tivesse elementos para se antecipar, bastava ver o que fez Viação Serrana, empresa da mesma família “Vitória”.

Se pesquisarmos na internet veremos o mesmo traço de ação que este grupo ao qual essas empresas pertencem cometeu em outras cidades. A própria Procuradoria do Município poderia ter se valido dos inúmeros alertas “gratuitos” através da ação da Secretaria da Fazenda da União contra a família que controla estas empresa.

Nesta ação (Mandado de Penhora) se questionava a prefeitura de Vitória da Conquista, entre outros, acerca dos recebíveis  do Vale Transporte dos servidores públicos pagos à empresa Vitória. Teve também o município a oportunidade de concluir que jamais foi intenção por parte da Viação Vitória em se ajustar quando o vereador Cori apresentou extenso diagnóstico na Câmara Municipal.

A verdade é que ficou cristalino que a família e as empresas dos Mansur usaram e abusaram da boa vontade do povo de Vitória da Conquista por uma década e meia. Se sustentaram por anos cometendo toda sorte de desatinos políticos e politiqueiros e não investiram em nada do que prometia o contrato de concessão.

E o pior: juridicamente ainda se acham no direito de serem indenizados em milhões através dos cofres públicos dos sofridos cidadãos conquistenses.

Que nos sirva de lição e que o governo municipal sacuda a poeira e redirecione suas ações em favor do povo que o elegeu.

FRAUDE – Técnico atende como oftalmologista e receita lente com grau 1,5 maior na Bahia; Eunápio Souza alega mal entendido

Delegacia de Ibicaraí, onde o caso foi registrado (Foto: TV Santa Cruz )

O optometrista Eunápio Souza, profissional que é técnico em óculos e lentes de contato, foi denunciado na delegacia de Ibicaraí, cidade do sul da Bahia, após realizar atendimentos oftalmológicos sem ser médico. Conforme as denúncias, os  atendimentos ocorreram após a Secretaria de Saúde de Ibicaraí fazer uma parceria com uma ótica de Vitória da Conquista para realizar exames de vista.

Porém, depois que dezenas de pacientes foram atendidos, a pasta descobriu que a pessoa que realizava os exames não era oftalmologista, mas sim optometrista.
A Secretaria de Saúde denunciou o caso.

Mais de 100 pessoas foram atendidas pelo técnico em optometria, acreditando que ele era médico oftalmologista. Entre um dos antebdimentos, o profisisonal chegou a receitar óculos com diferença de 1,5 graus. As pessoas começaram a desconfiar porque ele não carimbava a receita médica.

De acordo com a Secretaria de Saúde, no contrato com a ótica, foi exigido que os exames fossem feitos por um oftalmologista, no entanto, houve demora para o envio da documentação do médico. Quabdo receberam a documentação, descobriram o responsável pelos exames não era oftalmologista.

O técnico de oftalmologia foi identificado como Eunápio Souza e mora em Vitória da Conquista. Ele afirmou que o que foi feito em Ibicaraí foi um atendimento de cuidado primário da visão, o qual está apto a fazer.  *Com informações do G1/Bahia

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A Secretaria Municipal de Saúde de Ibicaraí denunciou um optometrista após descobrir que ele realizava atendimentos oftalmológicos em um projeto da gestão municipal. O profissional, que é técnico em óculos e lentes de contato, não tem autorização para fazer exames, mas, em dois dias de consultas no Hospital Municipal Arlete Maron, chegou a atender mais de 100 pessoas e receitou uma lente com grau 1,5 maior para um jovem.
Segundo informações do G1 BA, a descoberta foi feita pela pasta depois que eles firmaram um acordo com uma ótica de Vitória da Conquista para a realização de exames de vista gratuitos. Assim, depois que dezenas de pacientes já haviam sido atendidos, a secretaria descobriu que o responsável por fazer os exames era um optometrista e não um médico oftalmologista, como adequado.
Identificado como Eunápio Souza, o optometrista vive em Vitória da Conquista. Em contato com a TV Santa Cruz, ele justificou que houve uma confusão. “Eu não sou médico. O que foi feito lá foi um atendimento de cuidado primário da visão, o qual eu sou apto a fazer. Houve esse mal entendido e nós já estivemos na delegacia para esclarecer. Estamos à disposição de qualquer órgão ou pessoa para esclarecer isso”, afirmou.
Já a secretária de Saúde de Ibacaraí, Domilene Borges, relatou ao portal que eles exigiram que os pacientes fossem atendidos por um médico da área. “Solicitamos do pessoal responsável pelo projeto a documentação do médico que faria o atendimento e ficamos no aguardo, cobrando sempre, e eles demoraram para encaminhar. Quando a gente recebeu a documentação, descobrimos que ele não era oftalmologista”, explicou a secretária. Diante da situação, a prefeitura adiantou que vai firmar um pacote de atendimento com oftalmologistas para garantir a realização das consultas, o que inclui as pessoas já atendidas pelo optometrista nesse projeto.

CONQUISTA – TV UESB passa a operar com sinal digital

A comunicação da Uesb deu um grande passo no Sistema Uesb de Rádio e Televisão Educativas (Surte). Desde quarta-feira, 18, a TV Uesb passou a operar em SD Digital, medida que amplia a qualidade do sinal de transmissão ao mesmo tempo em que cumpre a legislação exigida pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), liberando a frequência analógica para o órgão.

Durante os próximos 90 dias, a emissora entra em caráter experimental, aumentando progressivamente a potência do sinal até atingir 1.250 watts. Agora, o Surte conta também com um gerador próprio na torre de transmissão, que garante uma maior estabilidade na manutenção da TV Uesb e Uesb FM no ar. Para ter acesso à programação da TV Uesb em sinal digital, é necessário ter o conversor instalado em sua televisão e ressincronizar no canal 4.1.

“Com a digitalização da TV, o conteúdo produzido chegará a mais pessoas com maior qualidade. A Universidade, enquanto instituição pública, tem um compromisso social muito grande. É uma preocupação nossa oferecer serviços de qualidade para a população, não só em extensão, mas também no ensino e na pesquisa”, defende a professora Gleidi Magali Lemos, pró-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários.

Maior cobertura – Uma área de alcance maior será contemplada com a digitalização. Por conta do novo transmissor e do novo posicionamento da torre de transmissão, o sinal da TV Uesb chegará a um raio de 100 quilômetros contados a partir de Vitória da Conquista. Isso significa que, gradativamente, municípios como Poções, Planalto, Aracatu, Barra do Choça, Tremendal, Belo Campo, entre outros serão contemplados com a programação da emissora. Outra conquista da digitalização é a ampliação da cobertura da Uesb FM, que será a emissora de rádio da região Sudoeste com maior alcance.

“Isso representa a possibilidade de a comunidade ter ainda mais acesso a outras fontes de informação. Temos consciência do papel que temos a cumprir, de formar a comunidade. Isso amplia o nosso compromisso e o nosso esforço para atender bem o nosso público”, avalia Rubens Sampaio, assessor geral de Comunicação da Uesb.

 A segunda etapa da digitalização será operar em Full HD. Para esse processo, haverá um investimento na estrutura interna da emissora, com melhoria nas ilhas de edição, estúdio e câmeras, por exemplo. A previsão é que essa etapa seja finalizada até dezembro deste ano.

EM MEIO AOS CAOS – Prefeitura declara situação de emergência no transporte coletivo; veja o decreto

Imagem: Ag. Sudoeste Digital

A Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista publicou nesta quarta-feira (18) decreto que declara situação emergencial no serviço de transporte coletivo urbano de passageiros em todo o município. CLIQUE AQUI e confira o decreto.

A situação de emergência ocorre após 74 veículos da Viação Vitória serem lacrados em uma fiscalização promovida pela Secretaria de Mobilidade Urbana.

O decreto informa ainda que, enquanto os veículos não forem regularizados, a Prefeitura pode repassar linhas de responsabilidade da Viação Vitória para outra empresa, de forma emergencial e temporária.

“Não podemos permitir que ônibus sem as condições adequadas transportem o cidadão conquistense. Estamos priorizando a segurança da população, que merece padrões adequados de qualidade no serviço de transporte coletivo”, explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Ivan Cordeiro.

O decreto entra em vigor ainda nesta quarta-feira e seus efeitos se mantêm enquanto durar a situação de emergência. Confira o decreto. (Texto: Secom/PMVC)

PRE – PM é presa após tentar agredir e ameaçar seu próprio comandante na Bahia


Uma cabo da Polícia Militar que não teve a identidade revelada foi presa após tentar agredir o seu comandante dentro de um batalhão. O caso aconteceu na Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Itabuna, a 435 km de Salvador.
Tudo foi registrado na segunda-feira (16/7), mas veio a público nesta quarta (18/7).


Por meio de nota, a PM não deu detalhes da ação, mas informou que a policial tentou atacar o comandante da unidade, major Edson Ferreira de Brito Júnior, durante uma audiência interna para tratar de assuntos referentes ao serviço. A cabo foi contida pelo subcomandante, capitão Hosannah Santos Rocha, e acabou sendo presa.


A corporação não confirma, mas fontes ligadas ao Aratu Online relataram que a policial chegou a pegar o próprio revólver para ameaçar o major. A Polícia Militar relatou ainda que “empreende esforços para prestar auxílio psicológico e psiquiátrico” à militar, que está presa no 12º Batalhão da PM (BPM/Camaçari).

SAÚDE PÚBLICA – Governo do estado anuncia ampliação da UTI Pediátrica e requalificação do complexo do HGVC

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Imagem: Ilustrativa/redes sociais

O Governo do Estado anuncia, nesta quinta-feira (19), às 15h, em coletiva para a imprensa, a ampliação da UTI Pediátrica do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). Será anunciada também a requalificação e urbanização do complexo hospitalar.
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Na oportunidade, será apresentado também o andamento das obras da Policlínica Regional de Saúde, cujo investimento entre obras e equipamentos alcança R$ 24 milhões. A entrevista acontecerá no auditório do Hospital Geral de Vitória da Conquista.