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PENTE-FINO | INSS cessou quase 40 mil benefícios na Bahia

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Iniciado há dois anos, o “pente-fino” realizado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), veio com o objetivo de convocar àqueles beneficiários que não passavam por perícia há mais de dois anos – no caso daqueles que recebem auxílio-doença – ou para aqueles com menos de 60 anos de idade ou estavam há dois anos ou mais sem realizar o procedimento – aqui, aposentadorias. Ele é obrigatório e confirma se o beneficiário continua sem condições de retornar ao trabalho.


Aqui na Bahia, conforme dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), desde o início do processo até o último dia 31 de outubro, foram realizadas 64.533 perícias, sendo 25.581 de auxílios-doença (39,7% do total) e outras 38.952 de aposentados por invalidez (60,3% do geral). Já em todo o Brasil, até o dia 25 do mês passado, foram realizados mais um milhão de procedimentos.

Ainda conforme o órgão federal, entre os benefícios analisados, 38.708 foram cessados aqui no estado. A maior parte deles, 23.687, foi de auxílios-doença (61,2% do total). Já 15.021 aposentadorias (aproximadamente 38,8% do geral) foram descontinuadas após as perícias realizadas. Em todo o país, houve o corte de 552,1 mil auxílios-doença e aposentadorias por invalidez mantidos de forma irregular.

Além destes, outros 134.100 foram cortados por motivos como não comparecimento às perícias, assim como morte ou decisões judiciais. Até o final do ano, quando o pente-fino será concluído, o Ministério do Desenvolvimento Social afirmou que, ao todo, 31.750 auxílios-doença e 61.627 de aposentadorias por invalidez serão revisados no país: 93.377 benefícios no geral.

Até agora, processo de revisão já gerou uma economia de R$ 327,5 milhões nas revisões de auxílio-doença na Bahia – quase R$ 14 bilhões em todo o país. Em entrevista ao portal G1, o titular do MDS, Alberto Beltrame, disse que “as pessoas que tiveram os benefícios cancelados não passavam por perícia há mais de dois anos e tiveram a condição de retornar ao trabalho confirmado pela revisão médica. Cancelar pagamentos indevidos representa economia para a Previdência”.

Ainda segundo o gestor, à mesma publicação, o presidente eleito do país, Jair Bolsonaro, assumirá o governo em janeiro com a revisão concluída. “Concluiremos o pente-fino até o final deste ano e legaremos ao novo governo a metodologia que utilizamos no combate às fraudes e pagamentos indevidos”, afirmou, na oportunidade.

ELEIÇÕES NA OAB |Candidatos à presidência da OAB-BA sobem tom em debate


Os advogados Fabrício Castro de Oliveira e Gamil Föppel, que são candidatos à presidência da seccional baiana da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-BA), subiram o tom, em um debate na rádio Metrópole, Salvador, mas os adversários também apresentaram propostas.
Cada um prometeu, se eleito, lutar pelo piso salarial da classe. “É mais uma coisa que a atual gestão poderia ter feito e não fez. A gestão que está há 11 anos e cinco meses no poder e não fez. Parece que só lembram do piso na véspera das eleições”, cutucou Gamil, que disse que a administração de Luiz Viana Queiroz, que apoia Fabrício, não tem “prestígio político” por essa razão a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) ainda não aprovou a matéria.

O candidato da situação rebateu. “Lamento que a oposição não apoie as lutas da OAB. Ele não apoia. Só critica. Não vem colaborar. A luta do piso é uma luta permanente”, disse, ao prometer que vai fiscalizar os escritórios para saber se cumprem o piso salarial. Gamil negou.

“Tudo na atual gestão da OAB é falso. Não fui chamado para assinar petição nenhuma”, falou, ao salientar que é “perseguido” pela instituição. Fabrício afirmou que o adversário solicitou documentos da entidade, mas nunca fui buscar.  “Preferiu entrar na Justiça e a ação dele foi extinta. Ele foi condenado a pagar honorários aos procuradores da OAB”, declarou. O oposicionista ressaltou que recorre da decisão.

O oposicionista acusou a gestão de Luiz Viana de ter aliados prestando “serviço renumerado à OAB”. “A classe me conhece e sabe que nós adotamos a impessoalidade. Não há ninguém da Ordem ligado à gente. Fazemos todas as contratações com cotações de menor preço. Temos uma gestão transparente”, retrucou Fabrício. Gamil afirmou que a administração atual tem tomado decisões “atrasadas”, ao falar sobre o fechamento de comarcas. Também disse que a OAB-BA está “acocorada em relação ao governo do estado”. (Por Rodrigo Daniel Silva/Tribuna da Bahia)

INTOXICAÇÃO ALIMENTAR | Mais de 120 cabeças de gado morreram em fazenda na Bahia

Especialista acredita que as mortes possam ter sido causadas por infecção alimentar - Foto: Reprodução | Informe Tanhaçu
Mais de 120 bois e vacas morreram misteriosamente nos últimos quatro dias na Fazenda Pica-Pau, localizada na cidade de Tanhaçu, centro-sul da Bahia. Um especialista da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), acredita que as mortes possam ter sido causadas por uma infecção alimentar.
O proprietário da fazenda teria manipulado a ração dos animais de forma errada. O alimento, composto por milho e caroço de algodão em grande quantidade, não teria recebido o acréscimo de fibras a base de capim verde e palma, que seriam essenciais à digestão. Com isso, os animais sofreram timpanismo, doença que prejudica a eliminação de gases e consequentemente, morreram.

Foram retiradas amostras dos animais e encaminhadas, com parte da ração, para análise laboratorial. A análise foi feita pelo gerente do escritório regional da ADAB de Brumado, o agrônomo Alexsandro Barreto, com o veterinário Clemente Fernandes. O prejuízo é estimado em mais de R$160 mil.

CONQUISTA | Prefeitura lança campanha 16 Dias de Ativismo: Pelo Fim da Violência Contra a Mulher


A Violência contra a mulher é um fenômeno social que se repete e reproduz, tendo sido considerada invisível durante muito tempo. No entanto, com o avançar dos anos e das lutas, o manto do silêncio foi rompido.

E é por isso, que a Prefeitura por meio da Coordenação de Políticas para Mulheres aderiu à campanha mundial 16 Dias de Ativismo: Pelo Fim da Violência Contra a Mulher que é coordenada pela Organização das Nações Unidas (ONU) e traz como tema local a hasteg: #NenhumaConquistaaMenos. As informações são da Secom/PMVC.
A Coordenação de Política para Mulheres de Vitória da Conquista tem um papel social e relevante, quando busca não só combater, mas prevenir a violência através das políticas públicas e programas, atuando duramente e persistentemente no seu enfrentamento. 
“Mesmo com a criação de leis, implementação de políticas e demais mecanismos, todos nós temos a responsabilidade no enfrentamento à violência. Ao aderirmos a Campanha dos 16 dias de ativismo, consolidamos a nossa força”, ressaltou a coordenadora de Políticas para Mulheres Dayane Andrade.
A programação da campanha foi organizada em parceria com a Rede de Proteção a Mulher e o Conselho Municipal da Mulher:
Programação:
20/11/2018
14h –Workshop: Violência contra a Mulher – Conhecer para enfrentar com a Juíza da Vara da Justiça pela Paz em Casa, Julianne Nogueira.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com a Vara Da Justiça pela Paz em Casa e Conselho Municipal da Mulher.
Local: Auditório do Centro Integrado da Criança e do Adolescente – CICA.
21/11/2018
08h –P@po ativo com a Assistente Social do CRAV, Daniella Cardoso.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com CRAV, CAAV, CREAS, CAPS AD, CAPS II, CAPS IA, Conselho Tutelar, Coordenações: Igualdade Racial e Atenção Básica de Saúde.
Local: Povoado de Lagoa da Visão, zona rural de Vitória da Conquista – Bahia.
14h –P@po ativo com a Advogada do CRAV, Juciele Wolfrane.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com CRAV e Atenção Básica de Saúde.
Local: Unidade de Saúde da Família da Vila Serrana
22/11/2018
14h –P@po ativo com as psicólogas do CRAV, Silvia Ticianna e Celena Neri.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com CRAV e Conselho Municipal da Mulher.
Local: Unidade de Saúde da Família Nestor Guimarães
23/11/2018
09h –Ação Social e P@po ativo com a Advogada do CRAV, Juciele Wolfrane.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com CRAV e Conselho Municipal da Mulher.
Local: Vila Serrana
26/11/2018
09h –P@po ativo com a Psicóloga do CRAV, Silvia Ticianna.
Objetivo: Orientar e informar a Equipe do CREAS para que sejam multiplicadores no enfrentamento à violência contra a mulher, e que sejam capazes de reconhecer os possíveis sinais da existência da violência, podendo fazer orientações e encaminhamentos necessários.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com CRAV e CREAS Central.
Local: CREAS Central
27/11/2018
14h –Blitz Educativa
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e a Ronda Maria da Penha
Local: Praça Guadalajara e Praça Vitor Brito
28/11/2018
09h –P@po ativo com a Assistente Social do CRAV, Daniella Cardoso.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e CREAS Novo Olhar
Local: CREAS Novo Olhar
14h –Blitz Educativa
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e a Ronda Maria da Penha
Local: Praça Cajá e Avenida Brumado (em frente ao Glauber Rocha)
14h –P@po ativo com a Advogada do CRAV, Juciele Wolfrane.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Atenção Básica.
Local: Unidade de Saúde da Família Conveima
29/11/2018
14h –P@po ativo com as psicólogas do CRAV, Silvia Ticianna e Isabel Viana.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Atenção Básica.
Local: Unidade de Saúde da Família Jardim Valéria
30/11/2018
9h –P@po ativo com a Psicóloga do CRAV, Celena Neri.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Atenção Básica.
Local: Centro Saúde Regis Pacheco
30/11/2018
14h30 –P@po ativo com advogada do CRAV, Juciele Wolfrane.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Viação Novo Horizonte
Local: Viação Novo Horizonte
01/12/2018
16h –II Simpósio de Psicologia Jurídica: Do crime de honra ao Feminicídio promovido pela Universidade federal da Bahia (UFBA).
Mesa: Acolhimento às mulheres vitimas de violência: da formação a prática com a psicóloga Silvia Ticianna Azevedo de Oliveira.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e UFBA
Local: UFBA
02/12/2018
10h30 –II Simpósio de Psicologia Jurídica: Do crime de honra ao Feminicídio promovido pela UFBA.
Mesa: Violência doméstica e Feminicídio com a advogada Juciele Wolfrane Alves da Cunha.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e UFBA
Local: UFBA
03/12/2018
14h30 –P@po ativo com a advogada do CRAV, Juciele Wolfrane.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Centro Pop Adulto.
Local: Centro Pop Adulto
04/12/2018
9h –P@po ativo com a psicóloga do CRAV, Isabel Viana.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e o Hospital Esaú Matos.
Local: Hospital Esaú Matos
05/12/2018
9h –Ação na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com CRAV e Conselho Municipal da Mulher.
Local: UESB
06/12/2018
09h –P@po ativo com a Psicóloga do CRAV, Celena Neri.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Atenção Básica
Local: Unidade de Saúde da Família Morada dos Pássaros
10h –P@po ativo com a Psicóloga do CRAV, Silvia Ticianna.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e CREAS Rural
Local: CREAS Rural II – Distrito de Bate Pé
07/12/2018
09h –P@po ativo com psicóloga do CRAV, Silvia Ticianna.
Objetivo: Orientar e informar as Equipes dos CRAS para que sejam multiplicadores no enfrentamento à violência contra a mulher, e que sejam capazes de reconhecer os possíveis sinais da existência da violência, podendo fazer orientações e encaminhamentos necessários.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Coordenação da Proteção Básica
Local: Centro Integrado da Criança e do Adolescente – CICA
14h –P@po ativo com a psicóloga do CRAV, Silvia Ticianna.
Objetivo: Orientar e informar as Equipes dos CRAS para que sejam multiplicadores no enfrentamento à violência contra a mulher, e que sejam capazes de reconhecer os possíveis sinais da existência da violência, podendo fazer orientações e encaminhamentos necessários.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Coordenação da Proteção Básica
Local: Centro Integrado da Criança e do Adolescente – CICA
10/12/2018
14h30 –P@po ativo com a advogada do Crav, Juciele Wolfrane.
Objetivo: Sensibilizar o homem na luta contra a violência à mulher, bem como a divulgação dos serviços especializados de atendimento a mulher em situação de violência.
Organização: Coordenação de Política para Mulheres em parceria com o CRAV e Comunidade Terapêutica Fazenda Vida e Esperança (COTEFAVE)
Local: COTEFAVE

CONQUISTA | Herzem tem 10 dias para explicar nomeações ilegais na Prefeitura

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O prefeito Herzem Gusmão (MDB) tem prazo de 10 dias para explicar a nomeação de candidatos com pontuação abaixo do percentual mínimo exigido, no caso que ficou conhecido como “TAC do Concurso Público”. A Prefeitura ainda não se manifestou.
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De acordo com o Ministério Público do Estado da Bahia, com base no inquérito para verificar o Termo de Ajuste de Condutas sobre o último Concurso Público realizado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, o gestor pode ser enquadrado por “violação dos princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade administrativa”.

Improbidade administrativa é o ato ilegal ou contrário aos princípios básicos da Administração Pública no Brasil, cometido por agente público, durante o exercício de função pública ou decorrente desta.
Pena: perda de bens obtidos ilicitamente, ressarcimento dos danos materiais, perda da função pública, 5 a 8 anos de suspensão de direitos políticos, multa até o dobro do dano patrimonial e proibição de contratar com o poder público por cinco anos.

Dois dos princípios estabelecidos nesse artigo são importantes para entendermos a situação exposta pela titular da 8ª Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, Lucimeire Carvalho, em relação às nomeações sob suspeita.

O primeiro é o da impessoalidade. Impessoalidade significa que o servidor público não pode beneficiar ou prejudicar alguém só porque esse alguém é seu amigo ou inimigo. Por esse princípio, pessoas em situações idênticas devem ser tratadas de forma idêntica.

O segundo princípio é o da moralidade. Nem tudo que é legal é moral, e nem tudo que é moral é legal. Ao contrário do resto da sociedade, que pode fazer o que bem entender desde que não seja ilegal (ainda que seja imoral), os servidores públicos sofrem uma segunda limitação em suas ações: além de terem de ser legais (permitidas pela lei), elas devem ser também morais, ou seja, precisam estar de acordo com o que é esperado de uma pessoa que é paga para servir o interesse da sociedade.

RECOMENDAÇÃO N°. 07/2018/MPE/VC
ASSUNTO: Nomeação de candidatos com pontuação abaixo do percentual mínimo exigido – Inobservância dos critérios de aprovação dos candidatos – Desatendimento do edital do Processo Seletivo Simplificado – Violação dos princípios da legalidade, Impessoalidade e Moralidade Administrativa – Não configuração de direcionamento na aprovação de candidatos – Mero Equívoco – Término consumado da vigência do contrato temporário – Ausência de Interesse de Agir. Expedição de Recomendação visando coibir nova ocorrência de irregularidades nos processos seletivos instaurados pelo Município de Vitória da Conquista.
O MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DA BAHIA, por intermédio da Promotora de Justiça que a esta subscreve, vem, no exercício de suas atribuições constitucionais e legais, em especial a consubstanciada no artigo 129 da Constituição Federal, nos artigos 5º e 6º da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993, e no art. 75, IV, da Lei Complementar nº 11, de 18 de janeiro de 1996, apresentar as seguintes considerações para, ao final, expedir recomendação.
CONSIDERANDO o disposto no art. 37 da Constituição Federal que estabeleceu como princípios constitucionais de observância obrigatória pelos municípios o princípio da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da publicidade e da eficiência;
CONSIDERANDO que o Ministério Público tem um papel relevante e decisivo na guarda da coisa pública, no combate à corrupção e na fiscalização do cumprimento da Carta Magna e das leis;
CONSIDERANDO o estabelecido nos artigos 129, inciso II, da mesma Carta Constitucional, que atribuem ao Ministério Público a função institucional de “zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia”;
CONSIDERANDO o artigo 27, parágrafo único, inciso IV, da Lei Federal n.º 8.625, de 12 de fevereiro de 1993, o qual faculta ao Ministério Público expedir recomendação aos órgãos da administração pública federal, estadual e municipal, requisitando ao destinatário adequada e imediata divulgação;
CONSIDERANDO que o concurso público é um instrumento de realização concreta dos princípios constitucionais da moralidade, isonomia e da impessoalidade, e o teor do inciso II, do artigo 37 da carta Magna determina que a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos, ressalvadas as nomeações para cargo em comissão declarado em lei de livre nomeação e exoneração;
CONSIDERANDO que o teor do § 2º, do artigo 37 da Carta Magna estatui que a não observância do disposto nos incisos II e III implicará a nulidade do ato e a punição da autoridade responsável, nos termos da lei;
CONSIDERANDO que, conforme prevê o art. 37, IX, da Constituição Federal, a lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público;
CONSIDERANDO o que nos ensina o renomado jurista Marçal Justen Filho: “O concurso público é um procedimento conduzido por autoridade específica, especializada e imparcial, subordinando a um ato administrativo prévio, norteado pelos princípios da objetividade, da isonomia, da legalidade, da publicidade e do controle público, destinado a selecionar os indivíduos mais capacitados para serem providos em cargos públicos de provimento efetivo ou em emprego público”;
CONSIDERANDO que o princípio da legalidade é certamente a diretriz básica da conduta dos agentes da Administração, significando que toda e qualquer atividade administrativa deve ser autoriza por lei, não o sendo, a atividade é ilícita. Em resumo, enquanto os indivíduos no campo privado podem fazer tudo o que a lei não veda, o administrador público só pode atuar onde a lei autoriza;
CONSIDERANDO que a Administração está vinculada às disposições do Edital de Concurso Público. Isso, na prática, significa que a Administração está atrelada aos critérios estabelecidos no edital e não pode alterá-los posteriormente, eis que as regras do edital fazem lei entre as partes;
CONSIDERANDO que o item 8.3 do Edital no 001/2013 prevê que “participarão da segunda etapa (títulos e experiência) apenas os candidatos que obtiveram resultado correspondente a, no mínimo, 50% (cinquenta por cento) do total de pontos da primeira etapa (prova objetiva);
CONSIDERANDO a existência de candidatos convocados na situação do item anterior, mas cujo contrato já se encerrou pelo decurso do tempo;
CONSIDERANDO a ausência de interesse de agir em relação a eventual rompimento de vínculo irregular;
CONSIDERANDO que não restou devidamente comprovada nos autos a existência de atos configuradores de improbidade administrativa;
CONSIDERANDO que não havendo enriquecimento ilícito e nem dano ao erário, mas mero equívoco, sem que ocorra, o dolo e o prejuízo, para o Poder Público, doutrinariamente, não há que se falar em improbidade administrativa;
CONSIDERANDO o parecer exarado pelo Eminente Conselheiro Relator do Egrégio Conselho Superior do Ministério Público, Procurador de Justiça Dr. Paulo Marcelo Costa, que opinou pela não homologação do arquivamento do presente Inquérito Civil, no 644.0.46738/2013, com o retorno dos autos para esta 8a. Promotoria de Justiça, a fim de que o presentante ministerial atuante no feito adote medidas – seja pelo ajustamento de conduta, mediante RECOMENDAÇÃO e/ou qualquer outra que se afigure eficaz – que visem coibir a ocorrência de irregularidade nos processos seletivos instaurados pelo Município de Vitória da Conquista.
RESOLVE, nos termos do art. 6º, inciso XX, da Lei Complementar nº 75/93, recomendar e solicitar ao Excelentíssimo Senhor Prefeito HERZEM GUSMÃO PEREIRA, que:
I- Adote as providências que se afigurarem necessárias para promover a estrita observância das exigências constantes nos editais de seleção e concurso públicos realizados pelo Município de Vitória da Conquista, a fim de que sejam preservados os princípios constitucionais da administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência), bem como o teor dos considerados acima.
II- No prazo de 10 (dez) dias, a partir do recebimento desta, manifeste-se, querendo, acerca do acatamento da presente Recomendação, bem como envie, neste mesmo prazo, à 8a. Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista, por escrito, as informações sobre as providências tomadas, ressalvando-se, desde já, que embora o atendimento desta recomendação não seja obrigatório, sujeita-se o órgão público, por intermédio do seu representante legal, a correções de natureza jurisdicional.
III- Na hipótese de desatendimento à presente recomendação, de falta de resposta ou de resposta considerada inconsistente, este órgão do Ministério Público deverá adotar as medidas cabíveis à obtenção do resultado pretendido com esta Recomendação.
IV- Requisita-se ao destinatário desta Recomendação que se dê publicidade à mesma, de forma adequada e imediata, através do Diário Oficial do Município e Site Oficial, bem como a sua afixação no mural da Prefeitura ou em local de fácil acesso ao público no átrio da mesma, conforme disposto no art. 9o.da Resolução 164/2017 do CNMP.
Dê-se a devida publicidade à presente Recomendação, no mural deste ERMP/VC e no Diário Oficial do Poder Judiciário.
Notifiquem-se o Representante e demais interessados.
Junte-se cópia desta Recomendação no presente procedimento ministerial.
Cumpra-se.
LUCIMEIRE CARVALHO FARIAS
Promotora de Justiça
Titular da 8a. Promotoria de Justiça de Vitória da Conquista

ELEIÇÕES NA OAB | Ex-presidente da OAB Conquista rompe o silêncio e divulga carta aos advogados

Às vésperas das eleições na entidade, o ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção de Vitória da Conquista, Gutemberg Macedo (imagem acima), rompeu o silêncio, três anos após deixar o comando da instituição e lançou um manifesto intitulado “Carta aos advogados”.
A imagem pode conter: 5 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé e ternoMesmo sem citar nomes dos desafetos, no documento, ao qual o Sudoeste Digital teve acesso, Guto Macedo – como é mais conhecido – fala de “boicote à sua gestão” e do que considera “retrocesso” na OAB local após a sua saída da presidência.


Aos Jovens Advogados e Advogadas.
Aos Colegas decanos da Advocacia.

Mantive-me calado nos últimos três anos para não interferir no trabalho da atual gestão da OAB, apesar de dirigida por um Presidente que, para se eleger, passou o triênio anterior (2013/2015) boicotando o trabalho de nossa gestão, atacando a imagem da Diretoria e se auto-promovendo em eventos paralelos.
Dirijo-me especialmente a vocês jovens advogados que, em razão do pouco tempo de profissão, ignoram o passado e a história de nossa Subseção. Ignoram como chegamos ao atual patamar de eficiência administrativa e de serviços disponibilizados aos colegas, porquanto essa história, já conhecida dos mais velhos, não é contada.
Até 2006, quando exercia a presidência da OAB local o nosso estimado colega Ronaldo Soares (2004/2006), diga-se de passagem, eleito em chapa única, com o apoio de todos nós, em mais uma de nossas tentativas de unir a classe, tínhamos de estrutura e serviços uma sala emprestada no Fórum João Mangabeira, uma máquina fotocopiadora e um terreno abandonado, invadido e degradado, onde outrora fora o Clube da OAB. Além disso, tínhamos nossa primeira sede, conquistada na gestão do saudoso colega ALFREDO NOVA, onde hoje funciona o CONDECOM, mas que em razão da distância para o fórum, era pouquíssimo frequentada.
Em 2007 foi eleito democraticamente o colega FÁBIO MACEDO e, a partir daí, iniciamos uma verdadeira revolução de gestão da OAB local.
Legamos à nossa Subseção: a melhor sede do interior e o melhor auditório de toda a Bahia; instalamos 10 salas de apoio e deixamos adquiridos todos os equipamentos necessários à instalação da Sala Rinaldo Carvalho, na comarca de Encruzilhada; promovemos 6 representações e/ou reclamações correcionais contra juízes de Conquista e região; fomos ao CNJ defender as prerrogativas dos advogados contra Juiz Federal; implantamos na Subseção os serviços de treinamento de processos eletrônicos, massoterapia, transporte da Van entre os fóruns; implantamos cursos telepresenciais semanais e gratuitos em convênio com a AASP e ESAD, sob os mais diversos temas do Direito, projeto infelizmente extinto pela atual gestão da OAB Estadual; trouxemos grandes nomes para ministrar cursos presenciais necessários à atuação dos novos profissionais do Direito e à atualização dos mais experientes: Sabrina Dourado, Lula Vasconcelos, Eduardo Sabag, Gamil Föppel, Pedro Barroso, Ministra Eliana Calmon, entre outros; criamos a primeira Comissão de Jovens Advogados do Interior da Bahia; criamos o evento Jantar dos Advogados, para celebrar a data do 11 de agosto; a confraternização de natal; a Corrida anual da OAB; formamos a melhor equipe de funcionários que a OAB local já teve; fomos à rua e à imprensa estadual denunciar a Chacina do Alto da Conquista; enfrentamos duas greves de Polícia Militar, sempre com ameaças e riscos pessoais à nossa integridade física; fomos à imprensa e à justiça contra o Prefeito Municipal de então contra a terceirização do sistema de saúde e na defesa dos advogados públicos.


Saímos da OAB em 2015 com todas nossas comarcas dotadas de juízes titulares, sem nenhuma comarca extinta. Muito pelo contrário, conseguimos na luta conjunta com o MP, a Defensoria Pública e os Magistrados, trazer para Conquista a Vara da Infância e da Adolescência, a Vara de Família, a 2ª Vara Federal e a Vara de Violência Doméstica (instalada a pedido do CNJ), todas efetivamente implantadas.
Enfim, eis acima um pequeno resumo de nossas ações a partir de 2007, inclusive para demonstrarmos que nunca fugimos à luta e nunca flexibilizamos as defesas dos advogados ou a essência da OAB, de defesa do Estado Democrático de Direito.
Fizemos muitas outras coisas, especialmente em defesa de nossas prerrogativas e da valorização da categoria. Porém, infelizmente, tantas outras deixamos de fazer pela absoluta falta de condições, posto que realizamos todo esse trabalho com recursos próprios, sem o mínimo apoio da OAB estadual, que no triênio 2013/2015 resolveu boicotar Conquista em nome de um projeto político: acabar com a oposição ao grupo que está no poder e que, ao que nos parece, pretende perpetuar-se num projeto familiar: o candidato estadual é primo do atual presidente.
Lançamos aqui um desafio ao nosso querido Ronaldo Soares: venha a público, colega, e mostre para a comunidade jurídica qual foi seu legado à OAB Conquista nos 9 anos que exerceu cargos de gestão e durante o período em que foi Presidente.
São três anos sem uma única representação contra Magistrados (ao contrário, juízes representados a pedido dos colegas em nossa gestão foram prestigiados pelo atual gestor). São três anos sem qualquer ação concreta contra o Tribunal de Justiça para ver implantadas a 2ª Vara de Família, a 2ª Vara da Fazenda Pública e a Vara de Execuções Penais. São três anos de abandono da luta dos advogados públicos. 
São três anos sem uma ação concreta em defesa de nossas prerrogativas. São três anos de muita publicidade, de Notas de Preocupação, de encaminhamento de ofícios e de aparelhamento da OAB local para captação de apoio político entre os mais jovens. São três anos sem juízes titulares nas comarcas de Cândido Sales, Encruzilhada, Condeúba e Poções; sem juiz titular na 2ª Vara Cível; sem juiz titular na 1ª Vara Criminal (após a aposentadoria de Dra. Carmem) e sem qualquer ação da OAB para reverter tal quadro. São três anos de completo abandono das salas de apoio.
Chega de discursos vazios e de ações midiáticas. Chega de mentiras de que a OAB não estava aberta aos mais jovens, porque mais da metade de nossas comissões eram compostas por advogados com menos de 5 anos de inscrição.


Precisamos de uma OAB forte e respeitada, e não de uma OAB reconhecida pelo número de festas que promove, pela prática de nepotismo, pela prática de homofobia contra funcionários, pela implantação de privilégios.
Nunca nenhum presidente da OAB, antes de 2016, precisou comprar um veículo para ser transportado às expensas de nossa instituição. Tanto eu, quanto todos os outros que me antecederam, utilizaram-se de seus próprios meios de transporte. O “UBER” da OAB local é uma vergonha a ser esfregada na cara de todos nós, e não raras vezes é visto em supermercados e em frente a restaurantes e barzinhos à noite e em finais de semana.
Concluo dizendo: não se elege um representante da OAB pela simpatia ou pela amizade que se tem pelo candidato. É preciso e imprescindível comparar projetos e perfis.
São estas as razões pelas quais, em nome de nossos pares, venho pedir seu apoio para a Chapa local “Pra Unir e Renovar” – 3000, liderada pelos colegas Sandro Loureiro e Agnislara Castaldi, todos advogados militantes; e para a Chapa Estadual Renova OAB – 30, liderada pelos colegas Gamil Föppel e Larissa Camandaroba.
Ao meu lado, tenho a honra de dividir a candidatura ao Conselho da OAB com os valorosos colegas Marcelo Nova, Mariza Cardoso, Luciano Tourinho e Fred Silveira, que, tanto quanto eu, precisam de seu voto para implementar as mudanças necessárias à advocacia do Sudoeste e da Bahia.
Guto Macedo

FIM DE LINHA | Polícia encerra carreira de bandido ligado ao tráfico de drogas

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Um dos bandidos mais perigosos de Conquista e região, com passagens por homicídios, tentativas de homicídio, roubo de veículos e – principalmente – tráfico de drogas, morreu em confronto com a Rondesp, no Bairro Jardim Sudoeste.
Valdomiro de Jesus Meira Filho, o “Gatinha”, 27 anos, fazia parte do bando de finado Bruno Camila, o “Pezão”, cuja morte abriu espaço para a viúva, Jasiane Silva Teixeira, a “Dona Maria”. “Pezão” foi morto em 6 de junho de 2014, num confronto com a polícia, na cidade de Porto Seguro.

Depois da sua morte, os membros da facção mantiveram lealdade e permaneceram ao lado de “Dona Maria”, cometendo crimes a seu mando, sempre agindo nos bairros Jardim Sudoeste, Copacabana 1 e Jardim Valéria. Apesar de sucessivas prisões, “Gotinha” sempre ganhava liberdade, por meio dos seus advogados, como ocorreu em 2012 e 2014. A sensação de impunidade fez o bandido ampliar os limites da facção e passou a controlas pontos em outros bairros.

Em agosto de 2012, por exemplo, numa disputa por território da facão ele tentou matar Antônio Marcos Tavares Alves, com um tiro na cabeça, em via pública, no Bairro Jardim Sudoeste. Ele foi preso e encaminhado ao Presídio Nilton Gonçalves, onde aguardava julgamento do processo criminal pelo crime de homicídio tentado e porte ilegal de arma de fogo. Foi solto e continuou na vida criminosa. Sua carreira terminou nesta segunda-feira, 19.

SORTUDA | Moradora de Vitória da Conquista ganha R$2 mil na promoção Instalação Premiada

Para a lavradora Maria Lúcia Rodrigues, de 49 anos (à esquerda na imagem), e seu neto de oito anos, a melhor qualidade de som e imagem da sua TV já é realidade.

A moradora do Povoado de Oiteiro, em Vitória da Conquista, retirou seu kit gratuito, contendo antena digital e conversor com controle remoto, em junho. Um vizinho realizou a instalação dos equipamentos, e a mudança foi instantânea. “O sinal ficou maravilhoso. Agora a imagem está nítida, sem chuvisco, perfeita. Meu neto gostou tanto que não sai da frente da televisão para assistir seus desenhos favoritos”, disse.

A própria Maria Lúcia foi a responsável por anotar o código para se inscrever na promoção Instalação Premiada e, no dia 03 de outubro, ela foi a ganhadora do primeiro sorteio na região.  “Logo que a antena e o conversor foram instalados, eu anotei o código e fiquei na fé de ser sorteada. Deu certo!”, comemorou a lavradora. 
A Seja Digital, entidade responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico de televisão para o digital, está distribuindo kits gratuitos para as famílias que têm direito aos equipamentos. São mais de 57 mil kits disponíveis para as cidades de Vitória da Conquista e Barra do Choça, que terão o sinal analógico desligado em 05 de dezembro. Para incentivar a instalação imediata do equipamento, a Seja Digital criou a Promoção Instalação Premiada, que está sorteando prêmios de R$2 mil, em cartões pré-pagos, até a data do desligamento do sinal analógico de TV na região. 
Para concorrer à promoção, a população precisa instalar em casa seu kit gratuito, que vem com antena digital e conversor com controle remoto. No final do processo de instalação aparece um código na tela da TV. Após esta etapa, é necessário entrar no site sejadigital.com.br/concorra ou ligar no 147 (ligação gratuita) com o número do código gerado e se cadastrar para concorrer.
O próximo sorteio acontecerá no dia 21 de novembro, o premiado terá seu nome divulgado no site da Seja Digital e em sua página no Facebook.
Retire o kit gratuito, instale os equipamentos e participe!
Distribuição de kits gratuitos
Para saber se tem direito ao kit e agendar a retirada, a população deve ligar gratuitamente para o número 147 ou acessar o portal sejadigital.com.br/kitcom o NIS (Número de Identificação Social) em mãos.
Sobre a Seja Digital
A Seja Digital (EAD – Entidade Administradora da Digitalização de Canais TV e RTV) é uma instituição não governamental e sem fins lucrativos, responsável por operacionalizar a migração do sinal analógico para o sinal digital da televisão no Brasil. Criada por determinação da Anatel, tem como missão garantir que a população tenha acesso à TV Digital, oferecendo suporte didático, desenvolvendo campanhas de comunicação e mobilização social e distribuindo kits para TV digital para as famílias cadastradas em programas sociais do Governo Federal. Também tem como objetivos aferir a adoção do sinal de TV digital, remanejar os canais nas frequências e garantir a convivência sem interferência dos sinais da TV e 4G após o desligamento do sinal analógico. Esse processo teve início em abril de 2015 e, de acordo com cronograma definido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, mais de 1300 municípios terão o sinal analógico desligado até 2018. (Ascom/Seja Digital)

CONQUISTA | Cuidado com animais será tema de ação da UESB em praças públicas

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Em novembro e dezembro, o projeto de extensão “Ações educativas sobre o cuidado com animais domésticos e de rua para promoção da saúde única” promoverá uma série de atividades em praças públicas do município de Vitória da Conquista.
Voltado, principalmente, para animais, a ação atenderá quatro locais da cidade, seguindo um cronograma de atuação, sempre das 8 às 12 horas.

No dia 24 de novembro, será no Vila América, na Praça em frente à Escola Mozart Tanajura. Já no dia 1º de dezembro, a ação acontece na Praça Iracema, no bairro Nossa Senhora Aparecida. O bairro Guarani recebe o Mutirão no dia 8 de dezembro, na Praça Daniel Vieira, e o bairro Patagônia, no dia 15 de dezembro, na Praça ao lado da Escola Milton de Almeida Santos.

Durante o dia, serão realizadas ações educativas sobre zoonoses, esclarecimento de mitos e verdades relacionadas a doenças de animais, informações sobre cuidado com animais de rua, vacinação para raiva e vermifugação, distribuição de brindes etc. Um bazar de roupas também será realizado para arrecadar fundos que serão revertidos em benefício para os animais.

A ação será realizada pela equipe do projeto de extensão da Uesb, em parceria com a Faculdade de Tecnologia e Ciências. (Ascom/Uesb)