NADA MUDOU | Há três anos Herzem prometia novo terminal de ônibus

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Imagens de arquivo: janeiro de 2017/Secom

O prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão (MDB) voltou a prometer um novo terminal de ônibus urbano para o município pouco mais de três anos depois de assegurar a obra aos usuários. Desde então, nada mudou em relação ao projeto, que continua repousando nas gavetas da Secretaria de Obras.

Como fez neste final de semana, coincidentemente também numa sexta-feira, em 20 de janeiro de 2017, o prefeito mobilizou a imprensa para apresentar o projeto da reforma do terminal da Lauro de Freitas. Herzem afirmou que iria disparar a licitação e que ainda no primeiro semestre daquele ano a obra seria iniciada.

Coube à Secretaria de Comunicação propagar a notícia, três dias depois, com o título: “Recursos de mais de R$ 5 milhões estão assegurados; abertura de licitação já foi autorizada”. (Clique aqui e relembre)

O projeto, elaborado na gestão anterior (Guilherme Menezes, PT), com recursos assegurados de R$5 milhões pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), sofreu algumas modificações no governo Herzem.

VEJA VÍDEO DE COMO SERIA O TERMINAL EM 2017, SEGUNDO A PREFEITURA

Na nota emitida pela Secom à época, a Prefeitura alardeava que “um projeto de modernização do terminal de ônibus da Avenida Lauro de Freitas, no centro da cidade, foi apresentado ao prefeito Herzem Gusmão e à equipe de Governo na tarde da última sexta-feira, 20”.

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Ainda segundo a nota à época, “a ideia, que recebeu aprovação imediata, foi desenvolvida por arquitetos e engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana”.

RELEMBRE A NOTA DE 20 DE JANEIRO DE 2017

Entre as principais novidades, é possível adiantar que o novo terminal terá quatro vias para corredores de ônibus – uma a mais que as três hoje existentes. Para que isso seja possível, os pontos de parada de ônibus ficarão mais próximos das calçadas laterais, o que alargará o espaço central e permitirá a existência de duas vias ali – totalizando, portanto, as quatro que estão previstas.

Impacto bom – Para que a obra seja executada, recursos de mais de R$ 5 milhões, provenientes do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), já estão assegurados graças a um financiamento da Prefeitura junto à Caixa Econômica Federal. De acordo com o secretário municipal de Infraestrutura e Mobilidade Urbana, José Antônio Vieira, a obra, assim que concluída, trará benefícios tanto para os comerciantes do Centro quanto para o público em geral que circula por ali.

Em vez de a obra ter sido concluída no primeiro semestre de 2017, como pretendia o prefeito Herzem, o assunto voltou à tona a partir da estaca zero três anos depois, com agravante de a verba de R$5 milhões ter retornado aos cofres da Caixa Econômica Federal (CEF) em Brasília por falta de execução do projeto.

VEJA O NOVO VÍDEO ELABORADO PELA PREFEITURA (JANEIRO/2020)

Sem os recursos do PAC, que estavam assegurados, a Prefeitura diz que irá investir R$ 6.689.375,24 emprestados pela CEF por meio do Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa II).

Antes mesmo de sair do papel, como pretende a Prefeitura, o projeto tem sofrido críticas, a começar pelo “estrangulamento” da Avenida Lauro de Freitas, cujo terminal que fica prensado por imóveis nas laterias. O projeto sugere três raias (pistas), mas o espaço atual mal comporta dois ônibus lado-a-lado, sem contar o intenso fluxo de pessoas embarcando na raia central por falta de área de embarque.


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