Tradicionalmente, a Amazon Brasil divulga a lista de livros mais vendidos ao longo do ano nas semanas que antecedem o Natal. Além de ser um dado de extrema relevância para o mercado editorial – como editoras, agentes literários, livrarias e especialistas da área –, é também uma lista bastante procurada por leitores para conhecer novos títulos e ter ideias de presentes. Em 2023, além de uma mistura de gêneros, como romances, autoajuda e não ficção, nenhum dos dez livros mais vendidos foi publicado no ano.
O grande destaque vai para a autora norte-americana Colleen Hoover, da série “É Assim que Acaba” – publicada entre 2018 e 2022 no Brasil – e de dezenas de outros romances, que registra três títulos na lista dos dez livros mais vendidos na plataforma. Além de Hoover, estão outros nomes da ficção como Matt Haig e a brasileira Carla Madeira, além de livros de autores de não ficção, como George. Clason, Dale Carnegie e Morgan Housel.
Os 10 livros mais vendidos na Amazon Brasil em 2023 |
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1. É assim que começa, por Colleen Hoover; 2. A Biblioteca da Meia-Noite, por Matt Haig; 3. É Assim que Acaba, por Colleen Hoover; 4. O homem mais rico da Babilônia, por George S. Clason; 5. Verity, por Colleen Hoover; 6. Todas as suas (im)perfeições, por Colleen Hoover; 7. Como fazer amigos e influenciar pessoas, por Dale Carnegie; 8. Tudo é rio, por Carla Madeira; 9. Os segredos da mente milionária: Aprenda a enriquecer mudando seus conceitos sobre o dinheiro e adotando os hábitos das pessoas bem-sucedidas, por T. Harv Eker; 10. A psicologia financeira: lições atemporais sobre fortuna, ganância e felicidade, por Morgan Housel. |
“O fato de que nenhum livro da lista de mais vendidos tenha sido publicado em 2023 reforça que a Amazon tem de fazer com que o livro tenha essa longevidade”, explica Ricardo Perez, gerente geral de livros da Amazon Brasil. “Temos uma característica natural de conseguir trabalhar muito bem o catálogo, e uma grande beleza da compra online é a disponibilidade de oferecer os títulos de todas as editoras que trabalham conosco”.
Para o executivo, há dois pontos que marcaram a trajetória do setor de livros da Amazon no Brasil: os eventos, criados e acompanhados pela plataforma para oferecer seu catálogo de livros, e as premiações criadas pela organização, por meio da ferramenta Kindle Direct Publishing.
Presença literária
Um exemplo é a chamada Book Friday, evento de promoção de livros no marketplace que acontece no primeiro semestre ano – período com poucos acontecimentos nas vendas desse tipo de produto. “Fizemos a maior Book Friday da história, acertamos no planejamento dela, reunindo influenciadores e também divulgando com antecedência”, conta Perez. “Fizemos o dobro de ofertas na comparação com o ano anterior, e conseguimos também contemplar todos os tipos de literatura, desde romances a autoajuda e infantis”.
Além da Book Friday, a Amazon também marcou sua presença em outros importantes acontecimentos do mercado editorial brasileiro, como a Black Friday e a 21ª edição da Bienal do Livro do Rio de Janeiro. Nela, a Amazon levou o ator e diretor Lázaro Ramos, responsável pela adaptação da obra “Um ano inesquecível” para uma série de filmes do Prime Video, assim como as autoras Paula Pimenta, Thalita Rebouças, Bruna Vieira e Babi Dewet.
Juntamente à estreia da série de filmes, a Amazon lançou o Prêmio Conto Inesquecível, que selecionou os cinco melhores contos de ficção voltados a leitores jovens publicados por meio do Kindle Direct Publishing. A ferramenta da Amazon permite que autores publiquem suas obras em formato de e-book com total controle sobre sua obra, como capa, edição e valor do produto. Os vencedores foram anunciados durante a Bienal, juntamente ao júri especial, formado pelo diretor e autoras da série “Um ano inesquecível”.
Publicações independentes
Em 2023, a unidade de negócios do Kindle Direct Publishing também lançou a primeira edição do Prêmio Kindle de Literatura Jovem. Trata-se de um concurso cultural realizado em apoio com a editora Harper Collins para premiar obras literárias para o público jovem publicadas por meio da ferramenta entre janeiro de 2022 e o dia 31 de janeiro de 2023. O autor vencedor terá sua obra publicada pela editora Harper Collins em um selo inédito voltado para o público jovem adulto em 2024, além de uma remuneração e adiantamento de royalties.
Além disso, foi realizada a 8ª edição do Prêmio Kindle de Literatura, em parceria com o Grupo Editorial Record e com a TAG Experiências Literárias, com o objetivo de reconhecer e publicar autores independentes no Brasil. Em uma dinâmica similar, os candidatos tiveram que publicar suas obras pelo Kindle Direct Publishing até o dia 31 de agosto de 2023. Além da publicação impressa pelo Grupo Editorial Record, o autor vencedor terá sua obra publicada em uma edição especial para assinantes do clube de assinatura de livros TAG Curadoria.
A Amazon não abre números sobre o desempenho do Kindle Direct Publishing, mas Ricardo salienta que já foram publicadas mais de 200 mil obras em português por meio da ferramenta. “A ferramenta de autopublicação acaba oferecendo a oportunidade de autores, em muitos casos desconhecidos, darem seus primeiros passos com obras de qualidade que não necessariamente vão ter espaço numa editora – uma vez que é complexo viabilizar uma publicação”, explica Ricardo Perez. “Acredito que o -ebook teve um avanço muito grande no ponto de vista das editoras, que entenderam que não é uma questão de canibalização de formato, mas de complementariedade. Quanto mais disponibilidade de formatos, mais aquela obra irá vender”.
Um olhar para o futuro
No dia 14 de dezembro, a Amazon anunciou o lançamento do e-book “Um Natal à brasileira: Delícias na Mesa para Celebrar com Sabor”, lançado também por meio do Kindle Direct Publishing. A obra conta com a participação de grandes nomes da gastronomia brasileira, como os chefs Helena Rizzo, Moacir Santana e Roberta Sudbrack, além dos criadores de conteúdo Ana e Zé do blog Do Pão ao Caviar, e os autores da plataforma José Miguel e Mirlla Muniz, que compartilharam receitas da época natalina.
As vendas do e-book serão revertidas para a Casa do Zezinho, organização sem fins lucrativos que realiza um trabalho voluntário em assistência a mais de mil crianças. “Este foi um ano de grande celebração para os livros no Brasil. E para nós, era muito importante marcar o final deste ano com a realização de um grande desejo em trazer algo que pudesse estar presente nos lares, nas mesas de nossos leitores, mas também que impactasse vidas, como as das crianças da Casa do Zezinho”, afirma Ricardo Perez. “Presentear com livros segue como uma tradição de muitos brasileiros. Com o papel que os livros têm na história da Amazon no Brasil, torna-se a realização de um sonho utilizarmos a ferramenta de KDP para trazer alegria à mesa dos brasileiros”.
O executivo ainda aponta que a Amazon segue focada em sua missão de oferecer todos os livros existentes para os leitores, no formato em que desejarem consumir – seja no livro físico, em e-book ou em audiolivro, que se tornou disponível no Brasil este ano por meio da solução Audible. Diante do resultado da pesquisa “Panorama do Consumo de Livros”, da Nielsen BookData encomendada pela Câmara Brasileira do Livro (CBL), de que apenas 16% da população brasileira adulta consumiu ao menos um livro nos últimos 12 meses, o desafio se mostra ainda maior.
“Vejo que temos 84% da população brasileira que podemos e temos o dever de impactar com soluções de leitura que a Amazon oferece”, conclui Perez. “Desde que a empresa desembarcou no Brasil, passou por várias realizações, mas temos que olhar para frente e entender que tem muita gente que ainda não tem acesso à leitura e que não faz disso um hábito. Ficamos ainda mais motivados a intensificar nossas ações e atingir o maior número de leitores possível”.