A concessionária Diamantina apresentou à imprensa, na tarde desta quinta-feira (25), o renovado Corolla Cross 2025. Já apresentada em mercados do exterior, a atualização confere ao SUV importantes novidades estéticas e, de quebra, recheia a lista de equipamentos com mais recursos de tecnologia e conforto. Os preços variam de R$ 164.990 a R$ 210.990.
No visual, o Corolla Cross 2025 ganha para-choque dianteiro totalmente redesenhado e agora com grade frontal integrada. A peça é composta por vários furos agrupados e promete entrada de ar otimizada para o compartimento do motor.
Novidade também para o conjunto óptico atualizado nas versões XRX Hybrid, GR-Sport e XRX, combinando farol alto e baixo em lente única, além de assinatura em LED e indicadores de direção sequencial tridimensional.
Nas laterais, as versões híbridas têm agora o emblema “HEV” gravado, reforçando a presença do conjunto mecânico híbrido. Destaque também para as novas rodas de liga leve de 18 polegadas a partir da versão XRE (e com design tridimensional nos modelos XRX e XRX Hybrid). Por fim, a traseira ganhou lanternas renovadas com arranjo interno modificado.
Por dentro, o Corolla Cross 2025 ganhou painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas de série a partir da XRE, incluindo três menus configuráveis. Além disso, todas as versões ganham freio de estacionamento eletrônico no lugar do criticado freio com acionamento por pedal. A partir da XRE, há também carregador de celular por indução e, nos modelos XRX, GR-SPORT e XRX Hybrid, sistema elétrico de abertura e fechamento do porta-malas.
Desde o Corolla Cross XRE, a Toyota passa a oferece iluminação ambiente e, a partir do XRX, há ar-condicionado digital automático com saída traseira e sistema de duas zonas. No geral, a marca diz ainda que otimizou o acabamento com a adoção de novo forro de teto em tecido, novas capas dos assentos e detalhes de combinação de cores e texturas de bancos, portas, console e painel.
No quesito segurança, todas as versões do Corolla Cross 2025 ganham controle de cruzeiro adaptativo (ACC) para todas as velocidades. Já nas configurações XRX Hybrid, GR-Sport e XRX há dois novos sensores dianteiros de estacionamento e suporte à frenagem de estacionamento (PKSB).
No mais, seguem de série recursos do pacote Toyota Safety Sense (TSS) como sistema de pré-colisão frontal (PCS), sistema de assistência de permanência de faixa (LTA), alerta de mudança de faixa (LDA), faróis altos automáticos (AHB) e o próprio controle de cruzeiro adaptativo (ACC).
Sob o capô, a Toyota praticamente não promoveu mudanças. Nas versões com conjunto híbrido-flex, segue em oferta o motor 1.8 VVT-i 16V de ciclo Atkinson (101/98 cv e 14,5 kgfm de torque) combinado com dois propulsores elétricos de 72 cv de potência e 16,6 kgfm de torque. Dados do INMETRO indicam consumo de 14,6 km/l na estrada e 17,7 km/l na cidade com gasolina, e 10,1 km/l na estrada e 12,5 km/l na cidade com etanol.
As versões convencionais seguem com motor 2.0 Dynamic Force flex VVT-iE 16V DOHC com até 175 cv de potência e torque de 20,8 kgfm. O câmbio CVT simula 10 marchas e, graças à uma engrenagem mecânica que atua na arrancada, oferece aceleração otimizada em primeira marcha. O consumo divulgado neste caso é de 11,6 km/l na cidade e 13,3 km/l na estrada com gasolina, além de 8,2 km/l na cidade e 9,3 km/l na estrada com etanol.
Dependendo da versão, a Toyota cobra de R$ 2.020 a R$ 2.330 pelas cores. A versão de entrada XR, vale lembrar, agora passa a ser oferecida para venda direta.
Tabela de preços Corolla Cross 2025:
VERSÃO | PREÇO |
Corolla Cross XR 2.0 flex | R$ 164.990 |
Corolla Cross XRE 2.0 flex | R$ 178.590 |
Corolla Cross XRX 2.0 flex | R$ 191.790 |
Corolla Cross GR-Sport 2.0 flex | R$ 197.790 |
Corolla Cross XRV Hybrid | R$ 202.690 |
Corolla Cross XRX Hybrid | R$ 210.990 |