LANÇAMENTO | 1º lote da picape Ford Maverick chega ao Brasil e antecipa sua configuração

A Ford anunciou que o primeiro lote das picapes Maverick acabam de desembarcar no Porto de Vitória, no Espírito Santo. Mas, calma! Vindo do México, o modelo ainda não está à venda no Brasil. Esses veículos serão usados em ações que antecedem seu lançamento, marcado só para meados de 2022.

© Ford/Divulgação

As picapes chegaram apenas na versão de topo Lariat FX4, com características exclusivas para o mercado brasileiro. De acordo com a Ford, as especificações técnicas do veículo serão divulgadas mais próximo ao lançamento.

Como no México, a expectativa é que no Brasil não haja a opção de motorização híbrida, disponível de série nos Estados Unidos. O conjunto mecânico mais provável é o mesmo do Ford Bronco Sport: motor 2.0 Ecoboost, com 240cv de potência e 48kgfm de torque; câmbio automático de 8 marchas; e tração integral sob demanda.

© Ford/Divulgação

Construída em monobloco, a picape usa a mesma plataforma do Bronco Sport. Já a suspensão traseira deve trazer a sofisticada configuração multilink. Tudo muito bom, mas, mesmo fabricada no México (sem imposto de importação), não espere nenhuma barbada no preço.

© Ford/Divulgação

Para quem não estava acompanhando, a Maverick é uma picape de porte intermediário, segmento que já tem a Fiat Toro e a Renault Oroch, e ainda vai ganhar novos representantes, como a Volkswagen Tarok e a Hyundai Santa Cruz (menos provável).

© Ford/Divulgação

Porém, a nova picape da Ford é maior que a Toro, referência no segmento. As dimensões da Maverick são 5,07 metros de comprimento (13cm a mais que a futura rival brasileira), 1,84m de largura (mesma medida), 1,74m de altura (7cm a mais) e 3,07m de distância entre-eixos (8cm a mais). A título de comparação, a média Ranger tem 5,35m de comprimento e 3,22m de entre-eixos.

© Ford/Divulgação

Já as linhas da Maverick são semelhantes às demais picapes da marca, com o capô elevado, porte robusto, faróis em formato de “C” e o nome do modelo em baixo-relevo na tampa da caçamba. O compartimento de carga tem 943 litros de volume, com capacidade para transportar 680 quilos.

© Ford/Divulgação

O visual interno da picape é mais rústico, com algumas cabeças de parafuso aparentes. A tela da central multimídia é de 8 polegadas. O interior do Maverick traz o mesmo volante, quadro de instrumentos com tela configurável de 6,5 polegadas e botão giratório que comanda do câmbio do Bronco Sport.

O pacote de segurança básico tem sete airbags, controle de estabilidade e frenagem automática de emergência. Existe boa chance da versão montada para o Brasil trazer de série sistemas semiautônomos como assistente de permanência em faixa, controle de cruzeiro adaptativo e alerta de ponto cego.


COMPARTILHAR