HOMENAGEM | Influencer destaca os 131 anos de emancipação política de Canavieiras

A influenciadora Inês Arraes, atualmente radicada em Ilhéus, sul da Bahia, destacou em texto e vídeo os 131 anos de emancipação política do município de Canavieiras. Em conteúdo direcionado ao site Sudoeste Digital, ela relata os encantos do município, na visão de uma guia turística com olha diferenciado sobre todos os cantos da cidade.

Canavieiras é um paraíso de belas praias, ilhas e rios, localizado às margens do Rio Pardo em frente ao mar, com uma paisagem e a natureza maravilhosa. Hospedagens e na gastronomia, a tradicional hospitalidade baiana. Canavieiras é conhecida pela pescaria de (marlim azul) uma nobre pescaria esportiva conhecida no mundo inteiro, e também a pescaria esportiva de robalo.

Tem como principal comida típica a “cabeça de robalo”. Situada em um santuário ecológico de vida  saudável e descontraída, em toda a orla do município vislumbra-se um infinito coqueiral, mostra que a natureza é respeitada. Os manguezais representam um importante patrimônio natural preservados. O caranguejo suculento é outra marca da culinária de Canavieiras.

As atrações turísticas são muitas: O pôr-do-sol da Ponte do Lloyd; os rios Pardo, Patipe, Cipó e Salsa, bons para pesca e vários esportes náuticos. Nas fazendas de cacau vemos uma cultura que se expandiu por todo o sul da Bahia, como na Fazenda Cubículo, onde foi plantado o primeiro cacaueiro da região.

Em Canavieiras pode andar de bicicleta, cavalgar em uma trilha selvagem, tomar banho de mar ou de rio, e na Ilha de Atalaia, em certos trechos da mais concorrida Praia da Costa é possível cuidar da saúde com as areias monazíticas ou tomar um “banho” de lama medicinal na Ilha das Garças.

A Ilha é um verdadeiro santuário ecológico onde vivem vários tipos de garças e gaivotas. No antigo Cais do Porto, no Sítio Histórico (Governador Paulo Souto) com mais de 30 casarões centenários, área com calçadões, coreto, praça de eventos, bares, restaurantes, artesanatos e iluminação de época, sendo um local mais visitado pelos turistas.

Canavieiras pertenceu ao município de Ilhéus, com a denominação de Imperial Vila de Canavieiras. A sede, criada com o orago de São Boaventura do Poxim de Canavieiras, por Alvará Régio, de 11 de abril de 1718, foi elevada à categoria de cidade por Ato Estadual, de 25 de maio de 1891. Tempos antes, em 1746, a história econômica de toda a região sul da Bahia começou a ser mudada em Canavieiras, quando Antônio Dias Ribeiro plantou as primeiras sementes de cacau nas margens do rio Pardo, na Fazenda Cubículo.


COMPARTILHAR