HOMENAGEM | Câmara Municipal de Salvador concederá título de cidadão soteropolitano a José Maria Eymael, ex-deputado constituinte e presidente nacional do Democracia Cristã

O presidente nacional do Democracia Cristã, José Maria Eymael, ex-deputado constituinte, será homenageado pela Câmara Municipal com o titulo de Cidadão honorifico de Salvador, no próximo dia 18, às 18 horas. Eymael será recepcionado pelo vice presidente nacional do Democracia Cristã, Antônio Albino e pelo presidente estadual da sigla na Bahia, Igor Dominguez.

Além do prefeito de Salvador, Bruno Reis, diversas outras autoridades e lideranças politicas confirmaram presença ao ato solene. O Canal Az News do Sudoeste da Bahia estará  presente dando total cobertura à concessão da honraria.

O homenageado nasceu em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. É casado, tem dois filhos e cinco netos e uma bisneta.

A trajetória educacional de Eymael teve início no Grupo Escolar D. Pedro I, em Porto Alegre, e continuou com a concessão de uma bolsa de estudo, fornecida pela Prefeitura de Porto Alegre, possibilitando a conclusão do ensino Médio no Colégio Rosário, seguindo-se ao ingresso em duas faculdades na PUC – Rio Grande do Sul: Filosofia e Direito.

Ao formar-se em Direito, recebeu o Prêmio Paulo Brossard, por ter sido o primeiro colocado em sua turma, ao longo dos cinco anos do curso. Advogado, com especialização em Direito Tributário é também Empresário, atua há 46 anos, nas áreas de Marketing, Comunicação e Informática.

Profissional de Relações Públicas, é um dos primeiros registros no CONRERP – 2ª Região de São Paulo.

LUTA – O mais velho de sete filhos de João Eymael, um servidor público do Rio Grande do Sul, ele  começou a trabalhar muito cedo, aos doze anos de idade, como auxiliar de tipografia. Mais tarde seria um dos lideres da JOC – Juventude Operaria Católica, no Rio Grande do Sul.

No exercício dessas funções de direção, coordenou campanhas nacionais e regionais de grande alcance social, como a do Barateamento do Livro Didático. Em 1962, ingressou em Porto Alegre, no PDC – Partido Democrata Cristão, passando a atuar na Juventude Democrata Cristã.

Em Ata da Reunião do PDC – Diretório Municipal de Porto Alegre – RS, lavrada em 24 de janeiro de 1963, está contida sua frase que depois nortearia toda sua vida pública: “a necessidade de constituírem-se nossas idéias políticas, em verdadeiras bandeiras”.

Em 1985, já empresário e advogado em São Paulo – SP, como candidato pelo PDC – Partido Democrata Cristão, que então ressurgia no cenário político nacional, disputou a Prefeitura de São Paulo, construindo a base para o desenvolvimento partidário.

Foi nesta campanha, que introduziu na vida política do país, as cores da Democracia Cristã no Brasil, através das bandeiras do Partido, azuis e amarelas.

Foi também nas eleições municipais de 1985, em São Paulo,       que foi lançado o seu  “jingle” de campanha (Ey, Ey, Eymael, um Democrata Cristão), criado pelo também Democrata Cristão, José Raimundo de Castro.

Hoje, nacionalmente conhecido, este “jingle” tem acompanhado toda a sua trajetória política.

Em 1986, foi eleito Deputado Federal por São Paulo, votado em 563 dos 572 Municípios do Estado, alcançando mais de 72 mil votos, uma das maiores votações para Deputado Federal, na época.

Na Assembleia Nacional Constituinte, destacou-se como um dos 15 Constituintes com maior número de propostas aprovadas, tendo aprovado 145 propostas relevantes, estando a maior parte delas inserida na Constituição Brasileira.

Ainda na Constituinte, foi autor do histórico pronunciamento que defendeu a presença do nome de Deus na Constituição, opondo-se a proposta para retirá-lo.

Em 2006, concorreu à Presidência da Republica pela segunda vez, acompanhado por Lideranças do PSDC que disputaram o Governo do Estado em 25 unidades da Federação e o Senado, em 19 Estados, demonstrando ser o PSDC um Partido realmente nacional e independente.

Em 2008, como já o fizera em 2004, percorreu o país apoiando os candidatos da Social Democracia Cristã a Vereador, Prefeito e Vice-Prefeito. Ao final do processo eleitoral, comemorou com as Lideranças da Social Democracia Cristã os resultados alcançados: centenas de milhares de votos para os candidatos a prefeito do PSDC e mais de um milhão e trezentos mil votos para seus candidatos a vereador.


COMPARTILHAR