FUTEBOL | Semifinal do Baianão 2024: Bahia enfrenta o Jequié e Vitória, o Barcelona de Ilhéus

O Esporte Clube Bahia entrou em campo neste domingo (03) pela última rodada do Campeonato Baiano para confirmar a liderança da primeira fase, e enfrentou um Jacuipense já sem pretensões na competição, sem chance de classificação ou de rebaixamento. Diante disso, o técnico Rogério Ceni aproveitou para poupar vários titulares, e o ‘mistão’ do Esquadrão confirmou o favoritismo e fez o dever de casa vencendo por 2 a 0 na Arena Fonte Nova. Os gols foram marcados por Rafael Ratão e Biel.

Com o triunfo, o Esquadrão chegou aos 19 pontos e encerrou a primeira fase como líder, levando a melhor no saldo de gols em relação ao vice-líder Vitória. O Barcelona de Ilhéus ficou em terceiro, com 16 pontos, enquanto o Jequié ficou com o 4º lugar, com 14 pontos.

Com isso, o Bahia enfrenta na semifinal do Jequié, com o primeiro jogo acontecendo no Waldomiro Borges e a partida de volta na Arena Fonte Nova. Já o Vitória pega o Barcelona de Ilhéus, jogando a primeira no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, e a segunda no Estádio Manoel Barradas.

No primeiro tempo, o Bahia foi muito superior e abriu o placar logos 5 minutos com Rafael Ratão, após cruzamento de Cicinho. Aos 38, Biel tabelou com Caio Alexandre, driblou o zagueiro e marcou o segundo. O camisa 11 ainda carimbou o travessão. Na etapa final, o tricolor permaneceu pressionando, mas não soube aproveitar as chances e ficou mesmo no placar de 2 a 0.

O Esquadrão de Aço volta suas atenções para a Copa do Nordeste, onde enfrenta o Ceará, na próxima quarta-feira (06), às 21h30, na Arena Castelão, pela 5ª rodada da Copa do Nordeste. O primeiro jogo da semifinal do Campeonato Baiano será no próximo final de semana, mas a data e horário ainda serão definidos.

Vitória volta à semifinal do Baiano após 6 anos e pega o Barcelona de Ilhéus

O Esporte Clube Vitória caiu na primeira fase do Campeonato Baiano nas últimas cinco edições, e não disputava um mata-mata desde 2018, ano em que chegou na decisão, mas perdeu o título para o Bahia.

O último título rubro-negro no estadual foi em 2017, em cima do arquirrival. Em 2024, a classificação para a semifinal do Baianão era tratada não apenas como uma obrigação, mas também como uma obsessão, e com o time vivendo um novo momento, conseguiu o objetivo sem sustos ou sobressaltos.

Diferente das últimas edições, quando chegou na última rodada dependendo de combinação de resultados, o Leão encaminhou a classificação de forma antecipada e neste domingo (03) entrou em campo apenas para sacramentar a vaga no G-4 e ainda sonhando com a liderança. Atuando no Estádio Mário Pessoa, o Rubro-Negro venceu o Itabuna, por 1 a 0, com gol marcado por Patric Calmon.

Com a vitória, o Leão chegou aos 19 pontos e terminou a primeira fase na vice-liderança, ficando atrás do Bahia apenas pelo critério do saldo de gols. O Barcelona de Ilhéus ficou em terceiro, com 16 pontos, enquanto o Jequié ficou com o 4º lugar, com 14 pontos.

Na semifinal, o Vitória vai enfrentar o Barcelona de Ilhéus, jogando a primeira no Estádio Mário Pessoa, em Ilhéus, e a segunda no Estádio Manoel Barradas. Já o Bahia enfrenta o Jequié, com o primeiro jogo acontecendo no Waldomiro Borges e a partida de volta na Arena Fonte Nova.

O Vitória mandou no primeiro tempo e abriu o placar aos 21 minutos com um chutaço de Patric Calmon, quase em ângulo, marcando um golaço. Um pouco depois Daniel Jr. finalizou da entrada da área e acertou a trave. No segundo tempo, o Leão seguiu dominante, e aos 18 minutos, Alerrandro recebeu passe de Osvaldo e girou para ampliar o placar.

O Esporte Clube Vitória volta a campo na quarta-feira (06), às 19h, para enfrentar o Itabaiana, no Estádio Manoel Barradas, pela 5ª rodada da primeira fase do Campeonato Baiano. O primeiro jogo da semifinal, fora de casa, será no próximo final de semana. A data e horário ainda serão divulgados pela FBF.

JOGOS DA 9ª RODADA DO BAIANÃO

Jacobina 0 x 0 Jequié (José Rocha)
Bahia de Feira 5 x 1 Juazeirense (Arena Cajueiro)
Bahia 2 x 0 Jacuipense (Fonte Nova)
Atlético de Alagoinhas 1 x 0 Barcelona de Ilhéus (Carneirão)
Itabuna 0 x 2 Vitória (Mário Pessoa)


COMPARTILHAR