Milhares de fiéis católicos se reuniram para fazer a tradicional procissão da Via Sacra em Conquista, no sudoeste da Bahia, nesta sexta-feira (7), quando é celebrada a Sexta-feira da Paixão pelos cristãos. A tradição se mantém viva desde 1909.
Por volta das 5h, os católicos se reuniram na Praça Sá Barreto, onde fizeram orações e seguiram para a Ladeira do Cruzeiro, onde é iniciada a procissão secular. Os fiéis fazem a caminhada de alusão a todas as 14 estações da Via Sacra, onde são relembrados os martírios de Jesus Cristo, durante a penitência:
- Jesus é condenado à morte;
- Ele carrega a cruz;
- Jesus cai pela primeira vez;
- Ele encontra a mãe;
- Jesus é ajudado por Simão;
- Verônica enxuga o rosto dele;
- Jesus cai pela segunda vez;
- Ele consola as mulheres piedosas que o estão acompanhando;
- Jesus cai pela terceira vez;
- As roupas dele são retiradas;
- Jesus é crucificado;
- Jesus é morre na cruz;
- Ele é descido da cruz e entregue à mãe, Maria;
- Jesus é sepultado. Em vários pontos da procissão os fiéis fazem paradas para ajoelhar e fazer orações, em sinal de reverência pelo sofrimento de Cristo. Cânticos e leituras também são feitos durante o caminho. A caminhada é marcada pela presença de idosos, mas conta com a presença de muitos jovens.
A caminhada da Via Sacra segue até o Cristo projetado por Mário Cravo. Os órgãos de Vitória da Conquista não sabem precisar quantas pessoas participam da procissão.