A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) será beneficiada com recursos para diversas áreas e contemplando os três campi- de Vitória da Conquista, Itapetinga e Jequié – oriundos de emendas parlamentares ao Orçamento da União. Os valores, que somam R$ 7 milhões e 900 mil, estão sendo destinados pelo deputado federal Waldenor Pereira (PT-BA), em parceria com o deputado estadual Zé Raimundo.
Na tarde dessa sexta-feira (11), Waldenor e a chefe de Gabinete Lia Santana se reuniram com o professor Luís Otávio, reitor da UESB; com Marcos Henrique Fernandes, vice-reitor; Elinaldo Santos, pró-reitor de Administração; Allen Figueiredo, assessor na Gestão de Projetos e Convênios Institucionais e Wesley Piau, chefe de Gabinete do reitor, para discutir o andamento das emendas que asseguram investimentos para aquisição de móveis, equipamentos, veículos, materiais para o funcionamento do CEUAS, equipamentos para o sinal digital da TV UESB, bolsas de auxílio para estudantes em condições vulneráveis e construção de salas de aula.
Na oportunidade do encontro, que aconteceu de forma virtual, o reitor Luís Otávio agradeceu a atuação dos deputados em atenção à universidade, da qual são professores fundadores.
“A ação de figuras públicas como Waldenor e Zé Raimundo, no sentido de disponibilizar para a Uesb recursos públicos que têm origem em suas atividades como parlamentares são essenciais para que a Uesb possa cumprir sua missão acadêmica e social”, afirma o professor.
Ele acrescenta que “a UESB oferece regularmente 80 cursos com entradas semestrais ou anuais – entre cursos de Bacharelado, Licenciatura, Mestrado e Doutorado- além de dezenas de outros cursos, de graduação e pós-graduação, de oferta especial. Desenvolve inúmeros programas especiais de ensino, pesquisa e extensão com forte impacto na vida social de todos os municípios da região Sudoeste da Bahia. Mas, infelizmente, os recursos orçamentários institucionais para manter esta estrutura têm se reduzido nos últimos anos. Por isso, o trabalho de Waldenor e Zé Raimundo tem se mostrado essencial para a universidade pública”.