“Com muito entusiasmo a OAB Conquista anuncia a aprovação do mestrado em Direito na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), campus de Vitória da Conquista”. O anúncio foi feito pela entidade, em suas redes sociais, na tarde dessa sexta-feira (27).
Em 2018, o então presidente da OAB Conquista, Ubirajara Ávila, firmou Protocolo de Intenções com a UESB através do seu reitor Luiz Otávio, e hoje o meio jurídico comemora a notícia da aprovação do curso pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação é uma agência de fomento e, como tal, concede várias modalidades de bolsas e auxílios. Sozinha, responde por 55% das bolsas de mestrado e doutorado no Brasil.
Segundo a postagem, o pró-reitor de Pesquisa é Pós-Graduação, Robério Rodrigues, “foi figura importante na aprovação do projeto, salientando a vitória para a região”.
Em sua fala, Ubirajara Ávila, atual corregedor-geral da OAB Bahia, ressaltou a importância do curso para aperfeiçoamento e titulação dos advogados da região sudoeste. A diretora tesoureira, Daniella Miranda, por seu turno, pontuou que o projeto atende a toda comunidade jurídica da região.
Já o presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) da subseção de Vitória da Conquista, Wendel Silveira, destacou a relevância da iniciativa também para os colegas que querem se dedicar à pesquisa.
Após a homologação do Conselho Nacional de Educação e da Portaria Ministerial, será lançado o Edital e as aulas devem se iniciar em março de 2025. “A OAB segue firme na busca por mais capacitação aos advogados e advogadas da nossa região”, finaliza a nota.