EDUCAÇÃO | Primeiro vereador com doutorado em Vitória da Conquista, Xandó defende tese na UESB

Na última segunda-feira (25), o professor da UNEB e vereador por Vitória da Conquista, Alexandre Xandó (PT), defendeu a tese de doutorado intitulada “Quando o racismo religioso dói no bolso: memórias das lutas do povo de santo pelo direito à imunidade tributária em Vitória da Conquista”.

A pesquisa dedicou-se a analisar as memórias coletivas do povo de santo no enfrentamento ao racismo religioso e institucional; resgatar a legislação que tratava candomblé, capoeira e samba como crimes; enfrentar o mito da “Suíça baiana” na décima cidade com mais quilombolas do Brasil; sistematizar as políticas de igualdade racial em Conquista; e buscar explicações do por que a Prefeitura não cobrava IPTU das igrejas, mas cobrava dos terreiros. Tal cobrança só cessou em 2022, após uma Ação Civil Pública impetrada pela Rede Caminhos dos Búzios. Segundo o pesquisador, existem aproximadamente 200 terreiros em Conquista, um dado pouco conhecido.

Sob a orientação do professor Cláudio Eduardo Félix dos Santos, no Programa de Pós-Graduação em Memória: Linguagem e Sociedade da UESB, chama atenção o fato de que a tese foi escrita ao longo do mandato. A apresentação do trabalho teve abertura ao som de atabaques e um delicioso acarajé. Entrou pra história: o primeiro vereador com título de doutor na Câmara conquistense. Que venham muitos outros.


COMPARTILHAR