O volume das atividades turísticas na Bahia, no primeiro trimestre deste ano, expandiu 15,5% em relação ao mesmo período do ano anterior, após avançar 35,7% em 2022, na mesma base de comparação. Esse resultado é a segunda maior variação já registrada na série histórica iniciada em 2011 para esse tipo de comparação e contribuiu positivamente para o índice nacional, que avançou 10,8%.
O fluxo de passageiros nos principais aeroportos da Bahia, como o de Salvador, Porto Seguro, Ilhéus e Vitória da Conquista, avançou 1,4% nos três primeiros meses deste ano, contra o mesmo período de 2022.
Em relação ao número de veículos que circularam nos pedágios das rodovias que cortam o estado da Bahia, houve um incremento de cerca de 1,5 milhão, o que representa uma ampliação de 8,6%, em relação aos três primeiros meses de 2022.
A Bahia arrecadou em Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços mais de R$ 916 milhões nas Atividades Características do Turismo no 1º trimestre de 2023, com expansão nominal de 31,8% em relação ao ano de 2022.
A taxa média de ocupação dos meios de hospedagem em Salvador foi de 68,3% no primeiro trimestre de 2023. Esse resultado é superior 5,6 pontos percentuais em relação ao do ano de 2022, um reflexo da melhora do desempenho da atividade hoteleira na capital baiana, mas inferior 3,1 pontos percentuais em relação ao ano de 2019.
O setor turístico incorporou 402 novos postos de trabalho com carteira assinada no primeiro trimestre de 2023, impulsionado, principalmente, pelas atividades de Locação de automóveis sem condutor e Transporte rodoviário de táxi. A Baía de Todos-os-Santos foi a Zona Turística que mais formalizou.
“Todos os dados apontam para um bom dinamismo no setor do turismo do estado. Aumentaram arrecadação das atividades, empregos formais, fluxo de passageiros e a receita nominal gerada pelo setor”, afirma Armando Castro, diretor de Indicadores e Estatística da Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia, autarquia da Secretaria do Planejamento.