Durante seu pronunciamento na Sessão Ordinária desta quarta-feira(27), o vereador Valdemir Dias(PT), chamou atenção dos colegas vereadores e da gestão municipal sobre as responsabilidades no trabalho de combate a dengue. Segundo ele a obrigação de combate e prevenção é do município. “O que justifica Conquista ter 11 mil casos de dengue registrados e Salvador só ter 4 mil? A prefeita quer responsabilizar o Estado. Ora Prefeita, saia do palanque” disse ele, sugerindo à prefeita Sheila que vá a Salvador para dialogar com o governador Jerônimo e com a Secretaria de Saúde do Estado.
“Deve ir, em vez de ficar jogando a responsabilidade que é do município para o Estado”. Valdemir lembrou que ao assumir a prefeitura, a prefeita deve governar para todos, e segundo ele, a prefeita está buscando fazer gestão sem descer do palanque, o que acaba prejudicando o município.
Sobre a superlotação na UPA, o vereador afirmou que o equipamento é de responsabilidade do Município, e que o governo do estado tem assumido a unidade de Vitória da Conquista porque o governo municipal se recusou a assumir. Ele citou diversas cidades, a exemplo de Feira de Santana e Salvador, onde as UPAs são gerenciadas pelos municípios e disse que a prefeita tenta “escorar” no governo do estado, enquanto a população perece por falta de atendimento médico.
Valdemir cobrou a realização de mutirões de limpeza na cidade, “cadê os mutirões de limpeza que a gente não vê” disse, e também questionou o número de agentes de endemias, que é pequeno tendo em vista a extensão do município e a situação atual de combate a dengue e voltou a repetir: “Vidas estão sendo ceifadas, então saia do palanque senhora prefeita”.
“Esta casa não é puxadinho da prefeitura”, finalizou, dizendo que desde 2021 a Câmara tem recebido o projeto de lei para votação em regime de urgência, sem dar a possibilidade de discussão, e que tal situação não pode mais ser aceita.