CULTURA | Assembleia participa da 1ª Feira Literária de Vitória da Conquista

Representando a Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) na primeira edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista), o deputado Zé Raimundo Fontes (PT), vice-presidente da ALBA, anunciou, nesta quinta-feira (16), a doação de kits com sete obras literárias sobre a Independência da Bahia, editadas por intermédio do ALBA Cultural, para todos os colégios estaduais da região.

Segundo o parlamentar, as obras, já esgotadas, foram reeditadas pela ALBA, em parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB). Além disso, outras obras editadas pelo Parlamento estadual também foram distribuídas gratuitamente, perfazendo um total de 1.586 exemplares.

“O debate sobre os 200 anos da Independência da Bahia é muito importante, porque todos sabem que essa história tem várias leituras e interpretações, como a que envolve a participação popular. Os estudantes, professores e os pesquisadores vão encontrar nestas publicações conteúdo para a pesquisa”, afirmou o petista, que também exaltou os 183 anos de Vitória da Conquista.

Iniciada na quarta-feira (15), a FliConquista continua no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima até o dia 19 e tem como tema “Literatura e Liberdade”, oferecendo uma programação inteiramente gratuita. O elemento central da FliConquista parte do bicentenário da Independência do Brasil na Bahia, um momento histórico de luta que moldou a nação.

O roteiro da feira é marcado por muita diversidade, incluindo mesas literárias, apresentações musicais e lançamentos, envolvendo escritores, editoras, artistas de várias áreas, professores, alunos, acadêmicos e amantes da leitura. O objetivo é estabelecer uma conexão duradoura entre diferentes gerações e a literatura, promovendo a pluralidade artística em celebração ao livro e à palavra.

A FliConquista é organizada pelo Coletivo Barravento, composto por professores, produtores culturais, intelectuais e entusiastas da literatura, com o apoio do Studio Palma e o suporte da Fundação Pedro Calmon, Governo do Estado da Bahia e Governo Federal. Além disso, faz parte da rede de feiras literárias da Bahia, que visa incentivar a formação de leitores, inspirando debates e expandindo o cenário literário para fora da capital baiana.


COMPARTILHAR