Na próxima quarta-feira (13/11), inicia-se a segunda edição da Feira Literária de Vitória da Conquista (FliConquista). O evento, que terá cinco dias, será realizado no Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, de manhã à tarde
Com a temática “Literatura, o que é”, a FliConquista contará com mais de 40 horas de atividades em sua programação, todas gratuitas. Serão mesas literárias, oficinas, exposições, espetáculos e lançamentos de livros. Haverá ainda espaços para crianças, a FliConquistinha, e para os jovens, a Juventude em Fluxo.
A curadora do evento, Ester Figueiredo, explicou que a origem do tema deste ano parte do questionamento acerca da literatura e a relação com os diferentes públicos, tanto no perfil como na maneira de interação com o produto. “O enfoque para as juventudes centraliza gêneros literários e suas performances, as traduções para as linguagens do audiovisual, desenhos, slam, não abdicando do próprio ato de criação e protagonismo juvenil”, disse.
A abertura, na quarta-feira, ocorre a partir das 9h, com uma visita guiada à Expografia Ancestralidade em Transição, do artista Vando Oliveira. Às 19h, o escritor Manoel Herzog, atração recentemente confirmada, vai estar na primeira Conferência da FliConquista. Mediada por Elton Becker, Manoel dialogará sobre a literatura na criação de mundos no mundo.
Entre as atrações mais conhecidas do evento estão o escritor e roteirista Raphael Montes e a poeta Ryane Leão. Na quinta-feira (14/11), às 18h, Raphael participa de uma conversa, destacando o terror e o mistério na literatura, características de suas obras. Ele é autor de livros como “Jantar Secreto” e “Dias Perfeitos”.
Já Ryane, autora de “Tudo nela brilha e queima” e “Jamais peço desculpas por me derramar”, participa da FliConquista na sexta-feira (15/11). Ela integrará a mesa Literatura Afrocentrada, às 16h, ao lado da escritora Márcia Mendes e do professor e pesquisador, Marcos Cajé. No mesmo dia, às 18h, Ryane ainda integra o espaço para a juventude na companhia do escritor e influenciador Deco Lipe.
Os espetáculos também fazem parte do cronograma da FliConquista. Na quarta-feira, Jackson Costa, do projeto Sarau do Poeta, apresenta canções e poesias brasileiras. Na quinta, o poeta Allan Dias participa do espetáculo poético “Literatura para Celebrar o Presente”.
A FliConquista conta com apoio financeiro do Governo Federal e Estadual. Realizada pela primeira vez em 2023, a feira literária é aguardada pela segunda vez na cidade.