CONTAGEM REGRESSIVA | Leitor fala sobre o drama do transporte coletivo por falta de planejamento do município



Por Carlos Costa* – 18/02/2020 – Terça-feira da Sexta Semana do Tempo Comum.

“Falta de tempo é desculpa daqueles que perderam tempo por falta de planejamento”.
Albert Einstein

Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.
– Albert Einstein

⌛💸O tempo conta a história: há  1.144 dias a administração municipal claudica e comete erros primários por falta de planejamento.

O prefeito de Conquista costuma de dizer que está preparando Conquista para o seu bicentenário; que a sua gestão é baseada no conceito de cidade para as pessoas.

Ocorre que são  apenas teorias, pois, o que temos visto, a prática inexiste,  por isso os problemas se avolumam na área da mobilidade.

Para adequar uma cidade como Conquista que nasceu sem nenhum planejamento,  inclusive, nos anos cinquenta, as pessoas diziam que a nossa cidade já  tinha nascido torta; basta ver uma fotografia do centro e bairros adjacentes para  notarmos o quanto é  difícil a missão de transformar esta cidade sem que haja  planejamento e um estudo profundo.

Herzem  quer transformar quase todo o centro comercial em alamedas, sem  vagas de estacionamentos e sem oferecer uma perspectiva capaz de manter o centro comercial atraente para os clientes e também para  quem possuem seus estabelecimentos na zona comercial.

Para que  tenhamos uma cidade voltada para as pessoas,  é  necessário, inicialmente, que o poder público ofereça condições para que as pessoas possam se locomoverem de forma ágil.

A intenção do prefeito é retirar a circulação de veículos do centro comercial, mas sem oferecer outras alternativas de transportes para as pessoas que trabalham e circulam por lá.

Para que tenhamos uma cidade moderna e voltada para as pessoas (pedestres) é  necessário  que tenhamos modais de transporte coletivo capazes de influenciar os conquistenses  a deixar seus veículos nas garagens de suas casas e irem trabalhar usando outras formas de meios de circulação.

O empresário só  se desloca para a sua empresa de carro porque não  existe um meio de transporte eficiente que possa substituir o carro.

Mas Herzem está  fazendo o contrário,  ele quer uma cidade para pessoas à pés, onde nós só teremos  como meio de transporte o caminhar,  pois, o único modal de transporte que temos, o ônibus, está  sendo totalmente destruído pela falta de capacidade gerencial do prefeito que já  levou a Viação Vitória à  falência e só  sossegará quando falir a Cidade Verde ou tirá-la de Conquista. 

Na sua campanha, ele prometeu legalizar o transporte alternativo, trazer uma terceira empresa de ônibus  além de VLTs e BRTs, que iriam transformar Conquista numa cidade com ótima mobilidade e exemplo para as demais cidades do Brasil que também tem problemas  de transporte público.

Além de não cumprir nenhuma das suas promessas,  Herzem acha que fechando ruas e retirando estacionamentos  conseguirá criar uma cidade voltada para as pessoas. 

As suas intervenções no centro comercial farão  com que, futuramente, as empresas migrem para os shoppings e outras zonas comerciais, e outras tantas simplesmente falirão.

Apesar  das consultorias caríssimas, a atual gestão não  possui planejamento capaz de  realmente transformar a nossa cidade num local onde possamos sobreviver sem as existências de carros e transporte coletivos. 

Herzem quer que Conquista regrida para a era anterior a descoberta da roda!

Faltam  só  317 dias para que o retrocesso seja  derrotado  e tenhamos de volta o direito de ir e vir!

Esta contagem é dedicada aos usuários do transporte coletivo, principalmente da Viação Rosa, que continuam sofrendo com  as quebras constantes dos ônibus. |* Conteúdo encaminhado ao Espaço do Leitor ([email protected])


COMPARTILHAR